O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. “Kutsuplus”: Um novo tipo de transporte público na Finlândia

“Kutsuplus”: Um novo tipo de transporte público na Finlândia

“Kutsuplus”: Um novo tipo de transporte público na Finlândia
“Kutsuplus”: Um novo tipo de transporte público na Finlândia , Cortesia de  kutsuplus.fi
Cortesia de kutsuplus.fi

Helsinki, a capital da Finlândia, acaba de implantar um novo sistema de transporte público mais personalizado, chamado Kutsuplus, que apesar de ser mais caro que andar de ônibus, é mais barato do que pegar um táxi, e contribui com a diminuição da quantidade de carros nas ruas.

Este sistema, criado pela Autoridade de Transporte Regional de Helsinki (HSL) transporta até nove passageiros em um ônibus de tamanho reduzido em comparação aos convencionais. Cada pessoa pode solicitar uma viagem a partir de um aplicativo para celulares de Kutsuplus e escolher o ponto onde embarcar, dentro de alguns locais preestabelecidos.

Mais informação na continuação.

Como viajam apenas nove passageiros no ônibus, o sistema foi criado para que minutos antes de buscar as pessoas, se crie uma rota para aqueles que têm destinos próximos, o que também permite deslocar-se em horários diferentes aos que estão estabelecidos para os ônibus convencionais. Além disso, para que um ônibus deste novo sistema não tenha que esperar uma pessoa por mais tempo, cada passageiro estabelece um horário para que o ônibus passe para pegá-lo.

Uma vez que uma pessoa pede um ônibus de Kutsuplus através do aplicativo, recebe um ticket pela viagem que é descontado em uma conta de banco associada, que se deve fornecer quando se inscreve no sistema. Além disso, cada passageiro recebe duas rotas, a primeira explica como chegar a pé no ponto de origem, e a segunda, como chegar ao destino.

Cortesia de  kutsuplus.fi
Cortesia de kutsuplus.fi

Durante o translado, uma tela do ônibus mostra o tempo de viagem entre cada uma das paradas de ônibus seguintes.

Quanto ao custo do serviço, os três primeiros quilômetros tem um custo de €3,50, e por cada quilômetro extra, soma-se €0.45. Por isso, a viagem é mais cara que o ônibus convencional, que tem um custo entre €2 e €4, mas continua mais barato que um táxi.

Kutsuplus já está em funcionamento através de um plano piloto, dez destes ônibus já estão rodando nos horários entre 7:30 e 18:30. Em uma segunda etapa, a Autoridade de Transporte Regional de Helsinki espera agregar outros 35 destes ônibus, que contam com espaços para carrinhos de bebê e wi-fi.

Até o momento, as pessoas que utilizaram o sistema puderam avaliá-lo através de e-mails que recebem minutos depois de terminar a primeira viagem, onde também está inclusa a taxa pelo serviço.

E você, o que acha deste sistema? Deixe suas opiniões e sugestões na seção de comentários abaixo.

Por Constanza Martínez Gaete, via Plataforma Urbana. Tradução Gabriel Pedrotti, ArchDaily Brasil.


Ver a galeria completa

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "“Kutsuplus”: Um novo tipo de transporte público na Finlândia " 06 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/158276/kutsuplus-um-novo-tipo-de-transporte-publico-na-finlandia> ISSN 0719-8906