O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Apple patenteia o projeto do cilindro de vidro de sua loja em Xangai

Apple patenteia o projeto do cilindro de vidro de sua loja em Xangai

Apple patenteia o projeto do cilindro de vidro de sua loja em Xangai
Apple patenteia o projeto do cilindro de vidro de sua loja em Xangai, Cortesia de Apple
Cortesia de Apple

Apple garantiu a patente do cilindro de vidro que conforma a entrada de sua loja em Xangai. Após registrar o projeto e layout de suas lojas em janeiro deste ano, esta é mais uma vitória da Apple para garantir os direitos autorais de sua imagem.

Mais sobre o projeto patenteado a seguir.

O vidro sempre desempenhou um importante papel no projeto das lojas da Apple, mas o estabelecimento de Xangai celebra este material como nenhuma outra loja, através de um gigantesco cilindro de vidro em torno do qual passa uma escada espiral (também de vidro) que leva os visitantes até o espaço comercial. A patente não cobre apenas o vidro, mas todo o projeto e seu método construtivo. 

O cilindro é composto por painéis curvos de vidro projetados para formar um círculo quando colocados em sequência. Este painéis se conectam através de um processo especial de laminação que garante estabilidade para que as pessoas caminhem pela escada ao seu redor. Além disso, vigas de vidro reforçam o interior e vigotes do mesmo material apoiam a cobertura circular. A nova patente da empresa inclui a forma e a localização de cada um destes elementos.

Embora o cilindro seja encontrado apenas na loja de Xangai, a Apple diz que seu projeto pode ser adaptado para se adequar a futuros edifícios em todo o mundo. 

Isso nos leva novamente à questão levantada na página do ArchDaily ano passado: até que ponto pode-se patentear a arquitetura? Teria a empresa americana passado dos limites, ou tem o direito de obter a propriedade de suas formas e processos arquitetônicos? Deixe sua opinião na seção de comentários.

Referências: Archdaily, Mashable 

Sobre este autor
Barbara Porada
Autor
Cita: Porada, Barbara. "Apple patenteia o projeto do cilindro de vidro de sua loja em Xangai" [Apple Patents Glass Cylinder Design] 15 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/152938/apple-patenteia-o-projeto-do-cilindro-de-vidro-de-sua-loja-em-xangai> ISSN 0719-8906