O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Espelhos gigantes refletem o sol de inverno em Rjukan, Noruega

Espelhos gigantes refletem o sol de inverno em Rjukan, Noruega

Espelhos gigantes refletem o sol de inverno em Rjukan, Noruega
Espelhos gigantes refletem o sol de inverno em Rjukan, Noruega, © Reuters/Tore Meek/NTB Scanpix
© Reuters/Tore Meek/NTB Scanpix

Os habitantes da pequena cidade norueguesa de Rjukan finalmente viram os raios de sol durante os meses de inverno. Localizada em meio a montanhas escarpadas, a cidade permanece nas sombras durante seis meses por ano; por este motivo seus habitantes têm que subir no topo das montanhas, através de um teleférico, para que seus organismos não fiquem com níveis muito baixos de vitamina D.

Recentemente, entretanto, os fracos raios de sol do inverno atingiram pela primeira vez a praça do mercado da cidade, graças a três enormes espelhos - helióstatos - instalados na montanha. O projeto foi liderado pela comunidade.

Mais informações a seguir.

© Reuters/Tore Meek/NTB Scanpix
© Reuters/Tore Meek/NTB Scanpix

"Antes, quando o clima estava bom, víamos que o céu estava azul e sabíamos que o sol brilhava. Porém, não o víamos. Era muito frustrante", disse Karin Roe da agencia de turismo local. "Agora, quando não temos tempo de ir até o topo da montanha durante a semana, podemos sair de nossas casas e sentir o calor do sol em nossas faces."

© Reuters/Tore Meek/NTB Scanpix
© Reuters/Tore Meek/NTB Scanpix

Os espelhos foram transportados através de um helicóptero e instalados a 450 metros da praça da cidade. Os espelhos/helióstatos são controlados por computador e são comumente usados para gerar energia nas quentes regiões do Oriente Médio.

Neste caso, a energia solar absorvida pelos helióstatos é utilizada pala fazer com que estes se movimentem seguindo a trajetória solar.

© Reuters/Tore Meek/NTB Scanpix
© Reuters/Tore Meek/NTB Scanpix

A ideia vinha sendo desenvolvida desde 2005 por Martin Andersen, um artista que mora na região e que ajudou a angariar fundos através de patrocinadores. A maioria do dinheiro foi doada pela Norsk Hydro, central hidroelétrica fundada por Sam Eyde, empresário norueguês que, há 100 anos, fundou a cidade para que seus funcionários pudessem morar próximo à sua empresa. Atualmente, a antiga fábrica está ocupada pelo Museu Industrial da Noruega

Via The Guardian

Cita: Franco, José Tomás. "Espelhos gigantes refletem o sol de inverno em Rjukan, Noruega" [Espejos gigantes reflejan el sol de invierno en la ciudad noruega de Rjukan] 03 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/150181/espelhos-gigantes-refletem-o-sol-de-inverno-em-rjukan-noruega> ISSN 0719-8906