O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Quais são as capitais brasileiras que já contam com sistemas de aluguel de bicicletas?

Quais são as capitais brasileiras que já contam com sistemas de aluguel de bicicletas?

Quais são as capitais brasileiras que já contam com sistemas de aluguel de bicicletas?
Quais são as capitais brasileiras que já contam com sistemas de aluguel de bicicletas?, © Bruno Alencastro
© Bruno Alencastro

O sistema de aluguel de bicicletas urbanas já está consolidado em diversas cidades ao redor do mundo. Copenhague, Paris, Amsterdam e Nova Iorque são alguns dos lugares onde o sistema funciona há algum tempo e contam com uma infraestrutura de escala adequada, tanto em número de bicicletas, quanto de estações.

No Brasil algumas capitais e cidades menores já contam também com sistemas semelhantes: Bike Rio, Bike Sampa e Bike PoA, são alguns destes exemplos. O site TheCityFix Brasil fez um levantamento das capitais estaduais onde o sistema de aluguel de bicicletas já foi implantado. Confira a seguir:

Bike PoA

Na capital do Rio Grande do Sul são 40 estações e 400 bikes, distribuídas pelas principais áreas da cidade. Com pouco mais de um ano de sistema, foram contabilizadas mais de 185 mil viagens.

Bike Rio

Atualmente, a Cidade Maravilhosa tem 60 estações e 600 bikes. Desde outubro de 2011, foram mais de 1,8 milhão de viagens sobre duas rodas. Em junho deste ano, foi publicado o edital de licitação que determina a expansão do sistema em 200 novas estações, quadruplicando o número de bicicletas disponíveis.

Bike Sampa

Atualmente, o sistema de aluguel de bikes dos paulistanos conta com 128 estações – são 1280 bikes disponíveis. Até o final de 2014, o projeto prevê 300 novas estações e três mil bicicletas a mais distribuídas por todas as regiões da cidade.

Bike PE

Em Recife, Olinda e Jabotão dos Guararapos, o Bike PE conta com 42 estações em operação e 28 em implantação, totalizando 70 estações e 700 bikes que eram a meta para o final de 2013. Veja a localização das estações nos três municípios.

Bike Salvador

A capital baiana foi a última a receber o sistema. As primeiras cinco estações da cidade foram inauguradas no dia 21 de setembro, na Praça Castro Alves, Praça da Piedade, Campo Grande, Porto da Barra e Jardim Apipema. Até o fim do ano, 35 novas estações devem se somar a elas, totalizando 400 bikes disponíveis.

Além dessas capitais, o mesmo sistema de aluguel de bicicletas também está em Araucária, Caruaru, Guarulhos, Lavras, Pelotas, Petrolina, São José dos Campos, Santos, Sorocaba e Taubaté.


Ver a galeria completa

Cita: Romullo Baratto. "Quais são as capitais brasileiras que já contam com sistemas de aluguel de bicicletas?" 10 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/145912/quais-sao-as-capitais-brasileiras-que-ja-contam-com-sistemas-de-aluguel-de-bicicletas> ISSN 0719-8906