O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Outdoor em Lima coleta água potável do ar

Outdoor em Lima coleta água potável do ar

Outdoor em Lima coleta água potável do ar
Outdoor em Lima coleta água potável do ar, No outdoor se lê:  "Um painel que produz água potável do ar é inteligência em ação." Cortesia de UTEC.
No outdoor se lê: "Um painel que produz água potável do ar é inteligência em ação." Cortesia de UTEC.

De acordo com a ONU, cerca de 60% da população mundial viverá em cidades dentro dos próximos 8 anos - uma migração humana que pesa cada vez mais para as infraestruturas urbanas. Um destes muitos centros urbanos é Lima, Peru, a segunda maior cidade desértica do mundo, que recebe anualmente menos de 50mm de chuva. Apesar de seu índice pluviométrico quase nulo, o Peru apresenta um dos mais elevados índices de umidade relativa do ar do mundo, cerca de 98%.

A Universidade e Engenharia e Tecnologia do Peru (UTEC) e a agência de publicidade Mayo DraftFCBand viram um grande potencial nesta fonte de água invisível e criaram um outdoor que captura a umidade do ar e a transforma em água potável para os habitantes próximos.

Saiba mais como isto foi feito...

Através de osmose inversa e processos de purificação das gotículas, o outdoor armazena a água em reservatórios de 20 litros. Esta é distribuída na base da estrutura entre os habitantes das redondezas, que já puderam coletar 9,45 litros de água potável deste único outdoor em apenas 3 meses. No futuro, estes habitantes não dependerão mais de água contaminada, nem precisarão se preocupar em procurar uma fonte de água potável.

"Poderão instalar estes outdoors em lugares diferentes, se possível em cada vila, em cada cidade... a água que nos dá a vida", disse Francisco Quilca, uma habitante que coleta água no outdoor.

O Vice-Secretário Geralda ONU, Jan Eliasson, afirma que melhorar o acesso à água pode reduzir problemas de saúde, mortalidade infantil e melhorar o estado de pobreza como um todo. Com a implementação de mais outdoors como este, Lima não estará apenas seu problema de escassez de água, mas muitos outros problemas que o acompanham.

Referência: Huffington Post, UTEC

Sobre este autor
Barbara Porada
Autor
Cita: Porada, Barbara. "Outdoor em Lima coleta água potável do ar" [Billboard in Lima Harvests Drinking Water Out of Thin Air ] 25 Set 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/141579/outdoor-em-lima-coleta-agua-potavel-do-ar> ISSN 0719-8906