O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Nova tecnologia promete dobrar a altura de arranha-céus

Nova tecnologia promete dobrar a altura de arranha-céus

Nova tecnologia promete dobrar a altura de arranha-céus
Nova tecnologia promete dobrar a altura de arranha-céus, Skyline de Dubai; Flickr User rickz; via Creative Commons
Skyline de Dubai; Flickr User rickz; via Creative Commons

A fabricante de elevadores finlandesa KONE revelou uma nova tecnologia de içamento que permitirá aos elevadores se deslocar o dobro da distância máxima atual. Este novo desenvolvimento significa, por exemplo, que o Burj Khalifa não continuará sendo o edifício mais alto do mundo por muito mais tempo. O Burj, que se eleva a uma altura de 828 metros, apresenta uma distância máxima percorrida por seus elevadores de 504 metros. A KONE promete dobrar este número.

Saiba mais na sequência.

O elevador mais rápido do mundo, fornecido pela Toshiba e instalado no Taipei 101, trafega a uma velocidade de aproximadamente 54 km/h e transporta seus passageiros do térreo à cobertura em 30 segundos. Os elevadores do Burj Khalifa, produzidos pela empresa Otis, viajam a meros 35 km/h, terceiro na lista dos mais velozes. Com 828 metros de altura, o Burj Khalifa está ainda 300 abaixo do da distância percorrida pelos elevadores desta nova tecnologia. Tornando o transporte vertical mais acessível, edifícios cada vez mais altos se tornam mais factíveis. 

Caixa de Elevador que usa a tecnologia KONE UltraRope
Caixa de Elevador que usa a tecnologia KONE UltraRope

A nova tecnologia de içamento desenvolvida pela KONE, chamada UltraRope substitui o tradicional cabo de aço por um cujo núcleo é em fibra de carbono e revestimento de alta fricção. Este cabo é extremamente leve, reduzindo o consumo de energia do edifício, já que o peso total dos componentes de içamento também são reduzidos. Em um edifício de 800 metros de altura, a carga total dos elementos KONE UltraRope é uma fração da carga dos elementos convencionais que fazem uso de cabos de aço.

Máquina de içamento da KONE UltraRope
Máquina de içamento da KONE UltraRope

O cabo em fibra de carbono apresenta diversas outras vantagens. A KONE diz que "já que a fibra de carbono reverbera em uma frequência completamente diferente do aço e da maioria dos componentes de um edifício" o período de inatividade dos elevadores causado pela oscilação do edifício será reduzido. Além disso, o cabo possui o dobro do tempo de vida útil de um cabo de aço convencional, requer menos manutenção e, portanto, reduz o desperdício de material e o impacto ambiental.

Este é um grande avanço em tecnologia de elevadores, já que um dos maiores limitantes na distância percorrida pelos elevadores é que, a uma altura de aproximadamente 500 metros, o peso do cabo de aço responsável pelo içamento se torna insuportável. Dê uma olhada neste site para mais informações a respeito desta nova tecnologia.

Sobre este autor
Cita: Vinnitskaya, Irina. "Nova tecnologia promete dobrar a altura de arranha-céus" [New Technology May Double the Height of Skyscrapers] 03 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/124600/nova-tecnologia-promete-dobrar-a-altura-de-arranha-ceus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.