O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. “Mapa de Empréstimo de Bicicletas”: 89 sistemas georreferenciados

“Mapa de Empréstimo de Bicicletas”: 89 sistemas georreferenciados

“Mapa de Empréstimo de Bicicletas”: 89 sistemas georreferenciados
“Mapa de Empréstimo de Bicicletas”: 89 sistemas georreferenciados, "Mapa de Empréstimo de Bicicletas" - Paris
"Mapa de Empréstimo de Bicicletas" - Paris

O Centro de Análise Espacial Avançada (CASA), da Escola Universitária de Londres (UCL), se dedica a georreferenciar elementos que são parte do planejamento urbano de diversas cidades do mundo. Um de seus últimos trabalhos, realizado pelo pesquisador  Oliver O’Brien, consistiu em identificar 89 sistemas de empréstimo de bicicletas existentes em distintas cidades ao redor do mundo.

Com os dados públicos dos mesmos sistemas de cada cidade foi criado o “Mapa de Empréstimo de Bicicletas”, que revela a localização exata de cada estação de bicicletas, a quantidade delas disponível e o número total existente em cada ponto, acompanhado de um gráfico mostrando o uso que se deu em cada estação nas últimas 24 horas.

Mais informações a seguir...

"Mapa de Empréstimo de Bicicletas" - Cidade do México
"Mapa de Empréstimo de Bicicletas" - Cidade do México

Para que a informação seja útil a quem planeja um passeio de bicicleta pela cidade, todos os dados são atualizados em um intervalo de tempo de 2 a 20 minutos. No caso dos sistemas chineses nem todos aparecem, pelo fato de muitos deles não estarem disponíveis ao público, terem sido eliminados ou simplesmente nunca terem existido.

O mapa de cada uma das cidades com seu próprio sistema pode ser visto em oito modalidades que mostram o status das estações. Por exemplo, em um mapa podem ser vistas estações em azul e vermelho, incluindo um ponto intermediário representado pelo roxo. Assim, o primeiro significa que uma estação não tem bicicletas disponíveis, o segundo que a estação está cheia e, portanto, todas as bicicletas estão disponíveis. Por fim, no caso do roxo, é exibida uma proporção similar entre as bicicletas que podem ser retiradas e as que estão em uso.

"Mapa de Empréstimo de Bicicletas" - Taipei
"Mapa de Empréstimo de Bicicletas" - Taipei

O’Brien diz que a partir do número de bicicletas existentes em uma estação é possível notar o desequilíbrio do sistema na cidade. Dessa forma, os pontos de empréstimo localizados no centro tem mais bicicletas que as estações longe de lá. Nesse sentido é possível afirmar que os sistemas são feitos para que ciclistas possam cobrir distâncias curtas em áreas muito densas e evitar assim uma sobrecarga de carros nas ruas.

Como o mapa contém dados de maio de 2011, atualizados anualmente, O’Brien elaborou um ranking mostrando o aumento da quantidade de bicicletas existentes nas estações de 21 cidades. Neste, o único dado que não foi atualizado corresponde a “Citi Bike”, em Nova York, que recentemente incluiu 330 estações em Manhattan e Brooklyn.

No topo do ranking aparece o sistema público de bicicletas de Paris, que em maio deste ano tinha 18 380 bicicletas. A diferença do para o segundo lugar é notória, com 8 128 bicicletas em Londres. Em terceiro lugar se encontra Nova York, sem os dados de Citi Bike e, na quarta posição Barcelona com 4 303 bicicletas. Como se vê na imagem abaixo, a quantidade de bicicletas na cidade espanhola diminuiu em comparação  a maio de 2011. Esta situação é explicada pelo pesquisador pelo fato de algumas terem sido eliminadas do sistema para manutenção.

Cortesia de  oliverobrien.co.uk
Cortesia de oliverobrien.co.uk

A partir dos mapas de O’Brien, o artista e urbanista Neil Freeman criou uma ilustração para cada cidade que mostra a localização dos pontos com bicicletas públicas. Como os desenhos são menores que os mapas, é mais fácil determinar uma tendência de distribuição das estações e a topografia do lugar. Assim, o mapa do Rio de Janeiro mostra a existência de poucas estações distantes entre si, em contraste com o que acontece em Paris, com muitas estações que não se limitam apenas ao centro da cidade.

Por Constanza Martínez Gaete, via Plataforma Urbana. Tradução Archdaily Brasil.


Ver a galeria completa

Cita: Romullo Baratto. "“Mapa de Empréstimo de Bicicletas”: 89 sistemas georreferenciados" 27 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/123555/mapa-de-emprestimo-de-bicicletas-89-sistemas-georreferenciados> ISSN 0719-8906