O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Podem árvores fluorescentes substituir a iluminação urbana?

Podem árvores fluorescentes substituir a iluminação urbana?

Podem árvores fluorescentes substituir a iluminação urbana?
Podem árvores fluorescentes substituir a iluminação urbana?, Courtesia de Wikivisual
Courtesia de Wikivisual

"Não vivemos mais na natureza - colocamos caixas ao redor dela. Mas agora podemos projetar a natureza para atender às nossas necessidades. Tudo que temos de fazer é projetar o código e ela se desenvolve por conta própria. Se pudermos encapsular nossas visões em uma semente elas crescerão e se realizarão". - Andrew Hessel em uma recente entrevista ao Archdaily.

"Projetar a natureza para atender às nossas necessidades" é exatamente o que o Glowing Plant Project pretende fazer. O biólogo Omri Amirav-Drory, cientista botânico Kyle Taylor e o líder do projeto Antony Evans estão trabalhando para elaborar uma "planta bioluminescente usando técnicas de biologia sintéticas que poderiam substituir a iluminação urbana tradicional" - e talvez mesmo criar árvores que pudessem suplantar os postes comuns.

Como isso é possível? A resposta a seguir.

Podem árvores fluorescentes substituir a iluminação urbana?, Courtesia de Wikivisual
Courtesia de Wikivisual

Bioluminescência - a produção e emissão de luz por um organismo vivo - é o conceito norteador do Glowing Plant Project, cujos integrantes estão essencialmente injetando genes de bioluminescência em plantas de floração. A aproximação é dividida basicamente em três etapas: projetar, imprimir e transformar. A fase de projeto consiste na criação da sequência de DNA da primeira planta fluorescente usando um software chamado Genome Compiler. A impressão é a impressão do DNA com o Cambrian Genomics, o primeiro sistema/hardware capaz de imprimir DNA usando laser. Por fim, é feita a transformação do DNA personalizado  na planta desejada no Glowing Plant Lab na Califórnia.  A equipe espera então enviar sementes àqueles que apoiaram sua causa, possibilitando uma experiência mais próxima com a nova tecnologia e sua reprodução massiva.

"As plantas fluorescente são um símbolo do futuro, um símbolo de sustentabilidade e um símbolo de inspiração para que outros tenham criações novas, vivas", diz o líder do projeto Antony Evans. Inspirado pelos vagalumes e animais bioluminescentes aquáticos, Evans diz que esses métodos são básicos e não são novidade no âmbito da biologia; os fins aos quais esses meios estão sendo utilizados, no entanto, podem ser revolucionários.

Tentativas anteriores de criar plantas autossustentáveis com considerável emissão de luz  não tiveram sucesso, mas com o financiamento necessário, o Glowing Plant acredita que eventualmente será possível criar um produto que vai para sempre mudar o conceito de iluminação. Ao invés de consumir grandes quantidades de energia e produzir tanto dióxido de carbono quanto os carros, a tecnologia produz sua própria energia e oxigênio, produzindo um impacto positivo. Não mais inorgânica e ineficientes, a luz pode um dia ser tão viva quanto nós somos, dissolvendo ainda mais os limites entre natureza e tecnologia em uma nova e excitante maneira.

Para ler mais sobre o Glowing Plant Project e para contribuir, clique aqui

Referências: KickstarterTIME

Cita: Porada, Barbara. "Podem árvores fluorescentes substituir a iluminação urbana?" [Can Glowing Trees One Day Replace Electric Streetlights?] 12 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/119342/podem-arvores-fluorescentes-substituir-a-iluminacao-urbana> ISSN 0719-8906