O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Serpentine Pavilion / Sou Fujimoto

Serpentine Pavilion / Sou Fujimoto

Serpentine Pavilion / Sou Fujimoto
Serpentine Pavilion / Sou Fujimoto, © Daniel Portilla
© Daniel Portilla

Nesta quinta feira a inauguração oficial do Serpentine Pavilion, de Sou Fujimoto, aconteceu no Hyde Park, Londres. Foi a primeira vez que o público pôde interagir com a estrutura.

O pavilhão, que já recebeu o apelido de "nuvem" por sua forma e leveza, é constituído por uma grelha de aço tridimensional de módulos de cerca de 40 centímetros. A estrutura é interrompida para permitir acesso ao público, bem como para gerar usos diferentes ao redor, abaixo e acima dela.

Mais imagens e a declaração do arquiteto a seguir.

© Daniel Portilla © Daniel Portilla © Daniel Portilla © Daniel Portilla + 37

© Daniel Portilla
© Daniel Portilla

"Para o Pavilhão Serpentine 2013, criei uma arquitetura translúcida, um terreno que encoraja as pessoas a explorarem o local de diversas maneiras novas. No contexto bucólico de Kensington Gardens, a vegetação viva ao redor da área se mistura com a geometria construída do Pavilhão. Um novo tipo de ambiente foi criado, onde o natural e o artificial se unem. A inspiração para o projeto do Pavilhão foi o conceito de que geometria e formas construídas poderiam se fundir ao natural e ao humano. A grelha fina e frágil cria um sistema estrutural forte que pode se expandir e se tornar uma grande forma parecida com uma nuvem, combinando rigidez e suavidade. Um cubo simples, na escala do corpo humano, é repetido para construir uma forma que existe entre o orgânico e o abstrato, criando uma estrutura ambígua e de extremidades suaves que dilui os limites entre interior e exterior.

© Daniel Portilla
© Daniel Portilla

O Pavilhão Serpentine 2013 é uma estrutura treliçada, delicada e tridimensional, onde cada unidade é composta por finas barras de aço. Ela configura uma forma irregular e semitransparente, que simultaneamente protege os visitantes das condições atmosféricas e permite que permaneçam como parte da paisagem. A profundidade da grelha em localizações diferentes cria paredes mais grossas ou seções finas e transparentes. A área do edifício é de 357 metros quadrados e a área interna bruta é de 142 metros quadrados. O Pavilhão tem duas entradas, com uma série de terraços escalonados para fornecer assentos integrados. O relevo da grelha é um espaço social multiuso flexível, onde paredes, bancos e cobertura são feitos dos mesmos cubos de aço. Dessa forma, a estrutura orgânica geral do pavilhão cria um terreno adaptável, incentivando visitantes a criarem sua própria experiencia do edifício. 

© Daniel Portilla
© Daniel Portilla

Quer seja participando de um evento ou simplesmente relaxando no parque, cada pessoa é convidada a encontrar um espaço singular favorito dentro e ao redor do Pavilhão. Durante o dia, funcionará como um espaço aberto a todos os visitantes, com um café. As maiores áreas de terraço podem ser usadas como espaços para eventos, enquanto outros terraços fornecem outros espaços para que os visitantes habitem e explorem. De certos pontos de vista, a nuvem frágil do Pavilhão parece se misturar com a estrutura clássica da Serpentine Gallery, com seus visitantes suspensos no espaço entre arquitetura e natureza."

Sou Fujimoto, Maio de 2013 

© Daniel Portilla
© Daniel Portilla

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Daniel Portilla
Autor
Cita: Portilla, Daniel. "Serpentine Pavilion / Sou Fujimoto" [Serpentine Pavilion / Sou Fujimoto] 10 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/118923/serpentine-pavilion-slash-sou-fujimoto> ISSN 0719-8906