OMA Masterplans Airport City em Qatar

OMA Masterplans Airport City em Qatar
Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

Depois de vencer uma competição internacional, o OMA foi escalado para projetar o plano diretor do Airport City com 10 km² para uma população de 200.000 pessoas, ligando o novo Aeroporto Internacional Hamad com a cidade de Doha, Qatar. O projeto do OMA é composto por uma série de quatro distritos circulares ao longo de uma espinha paralela às pistas HIA, com a pretensão de criar uma forte identidade visual e distritos com características únicas A primeira fase do planejamento de 30 anos, que coordenará o desenvolvimento do espaço aéreo e do solo para negócios, logística, varejo, hotéis e residências, estará quase completo a tempo para a Copa do Mundo de 2022, que acontecerá no Qatar.

Rem Koolhaas comentou: "Estamos contentes e honrados por participar do excitante crescimento de Doha em um projeto que talvez seja o primeiro esforço real de qualquer cidade do mundo para integrar um aeroporto internacional e a cidade que este serve".

Mais sobre OMA's airport city após o intervalo...

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

O sócio responsável, Iyad Alsaka comentou: "O Airport City de Doha é uma adição importante para a realização do trabalho urbanístico do OMA e incorporará oportunidades para o planejamento do transporte sem precedentes; nós estamos ansiosos em colaborar com o HIA e cumprir as ambiciosas metas deste projeto."

Cada distrito de Airport City será único porém com a identidade global do planejamento. O Distrito Empresarial será centrado em um majoritário terminal de transportes com a grande Doha; o Campus de Aviação acomodará as sedes de escritórios e instalações educacionais para as autoridades de aviação; o Distrito de Logística irá fornecer carga e instalações de armazenamento; e o Bairro Residencial, ao lado do novo Doha Marina Bay, acomodará futuros colaboradores. A Coluna Verde liga os distritos, ecoando suas identidades individuais enquanto desenvolve-se de norte a sul. O esquema de paisagismo, desenvolvido por Michel Desvigne, é um novo espaço público para Doha que será utilizado por moradores e turistas. Uma rede de espaços públicos, jardins e praças se estenderá por todo o local, cercado por um "Parque Deserto".

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

A equipe de competição foi liderada pelos parceiros do OMA, Iyad Alsaka, Renier de Graaf, Rem Koolhaas e a associada ao OMA, Katrin Betschinger, em colaboração com os consultores de engenharia, WSP. O masterplan de Airport City e o desenvolvimento de seus elementos individuais está sendo liderado pelo parceiro responsável, Iyad Alsaka, pelo diretor de projeto, Slavis Poczebutas e pela associada, Katrin Betschinger. Antes da Copa do Mundo de 2022 a infraestrutura e os serviços da Airport City já estarão completos, assim como a Western Taxiway and Aircraft Parking System adjacentes à segunda pista HIA, ao edifício HIA Visa e ao planejamento do conceito visual do futuro terminal de transportes.

via OMA

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "OMA Masterplans Airport City em Qatar" [OMA Masterplans Airport City in Qatar] 21 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-104520/oma-masterplans-airport-city-em-qatar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.