7 Estratégias bioclimáticas aplicadas nas fachadas da arquitetura tropical

Quando se fala a palavra “trópico”, a imagem que comumente vem à mente é a de um lugar exótico, sempre quente e úmido, sujeito a chuvas pesadas e constantes que lavam o solo e fazem com que a vegetação cresça descontroladamente. Alimentado por uma idealização, no decorrer da história, esse clima tropical já foi sinônimo de paraíso ao mesmo tempo em que era acusado de formar povos débeis por ser clemente demais.

Felizmente, esses julgamentos e associações foram deixados no passado, dando lugar a projetos teóricos e práticos que listam os ônus e bônus de se viver em uma região de clima tropical, reconhecendo as diferentes estratégias aplicadas para favorecer a adaptabilidade humana em meio a essas características climáticas tão peculiares.

7 Estratégias bioclimáticas aplicadas nas fachadas da arquitetura tropical  - Imagem 2 de 207 Estratégias bioclimáticas aplicadas nas fachadas da arquitetura tropical  - Imagem 3 de 207 Estratégias bioclimáticas aplicadas nas fachadas da arquitetura tropical  - Imagem 4 de 207 Estratégias bioclimáticas aplicadas nas fachadas da arquitetura tropical  - Imagem 5 de 207 Estratégias bioclimáticas aplicadas nas fachadas da arquitetura tropical  - Mais Imagens+ 15

Definitivamente, o clima é o componente mais importante do ambiente natural, pois é ele que afeta todos os processos geomorfológicos, desde a formação do solo ao desenvolvimento das plantas – e é justamente por este nível de interdependência que as mudanças climáticas são tão aterrorizantes. Nesse sentido, assim como ambiente natural responde ao clima, a arquitetura também deve respondê-lo.


Artigo Relacionado

Diretrizes de projeto para uma arquitetura tropical contemporânea

Enquanto em um clima temperado, a casa precisa se manter “fechada” para proteger seus ocupantes do tempo rigoroso, retendo o máximo de calor possível, em um clima tropical, ao contrário, é preciso “abrir” a casa para permitir que o calor e umidade se dissipem, protegendo-a do sol e das chuvas abundantes. Essa volúpia do clima e da vegetação tropical oferece tanto que a vida ao ar livre, ou com maior contato com a natureza, é constantemente induzida, sendo os maiores desafios da arquitetura tropical gerar proteção contra a chuva e radiação solar direta, focando em táticas para mitigar as temperaturas internas.

7 Estratégias bioclimáticas aplicadas nas fachadas da arquitetura tropical  - Imagem 18 de 20
Casa dos Tijolos Brancos / BLOCO Arquitetos © Joana França

Para isso, as estratégias bioclimáticas são crucias, fazendo com que as edificações respondam ao clima local, promovam a eficiência energética e aumentem o conforto dos ocupantes. Elas se referem aos princípios e técnicas de projeto que utilizam os elementos naturais para criar arquiteturas que sejam sustentáveis em diferentes aspectos, minimizando o impacto ambiental das edificações, ao mesmo tempo que maximizam o bem-estar dos ocupantes.

Como muito delas são aplicadas na interface entre o interior e exterior das edificações, separamos a seguir 7 estratégias bioclimáticas e suas aplicações nas fachadas de projetos residenciais inseridos no clima tropical.

Elementos de sombreamento

A incorporação de dispositivos de sombreamento, como saliências, venezianas, beirais, brises, cobogós ou qualquer outro tramado vazado nas fachadas pode bloquear efetivamente a luz solar direta, permitindo ao mesmo tempo luz difusa e ventilação natural. Esses elementos ajudam a reduzir o ganho de calor solar, minimizar o brilho e manter temperaturas internas confortáveis.

Casa Kenz / Srijit Srinivas Architects

7 Estratégias bioclimáticas aplicadas nas fachadas da arquitetura tropical  - Imagem 14 de 20
Casa Kenz / Srijit Srinivas Architects. © Justin Sebastian

Casa Delta / Bernardes Arquitetura

7 Estratégias bioclimáticas aplicadas nas fachadas da arquitetura tropical  - Imagem 19 de 20
Casa Delta / Bernardes Arquitetura. © Ruy Teixeira

Vegetação

A introdução de vegetação nas fachadas, por meio de jardins verticais, paredes vivas ou floreiras, pode fornecer isolamento natural, reduzir a absorção de calor e melhorar a qualidade do ar. As plantas também contribuem para o sombreamento e o resfriamento evaporativo por meio da transpiração, aumentando ainda mais o conforto térmico e reforçando a imagem do cenário tropical dentro da arquitetura.

Galpão Tropical / Laurent Troost Architectures

7 Estratégias bioclimáticas aplicadas nas fachadas da arquitetura tropical  - Imagem 6 de 20
Galpão Tropical / Laurent Troost Architectures © Joana França

Residência entre jardins / VTN Architects

7 Estratégias bioclimáticas aplicadas nas fachadas da arquitetura tropical  - Imagem 15 de 20
Residência entre jardins / VTN Architects © Hiroyuki Oki

Estratégias de ventilação

As fachadas das arquiteturas tropicais geralmente apresentam janelas operáveis ou outras aberturas estrategicamente posicionadas para facilitar a ventilação cruzada e promover o fluxo de ar natural. Isso ajuda a reduzir os níveis de umidade e melhorar a qualidade do ar interno.

Expansão do Vale / Studio Heya

7 Estratégias bioclimáticas aplicadas nas fachadas da arquitetura tropical  - Imagem 3 de 20
Expansão do Vale / Studio Heya © Camila Cossio

Casa OF / Studio Otto Felix

7 Estratégias bioclimáticas aplicadas nas fachadas da arquitetura tropical  - Imagem 4 de 20
Casa OF / Studio Otto Felix © Denilson Machado - MCA estudio

Orientação solar

A orientação solar adequada das edificações pode otimizar a entrada da luz natural e minimizar o ganho de calor solar. Em climas tropicais, projetar edificações com orientação norte-sul reduz a exposição à luz solar direta, especialmente durante os períodos mais quentes do dia.

A Casa do Silêncio / Natura Futura Arquitectura

7 Estratégias bioclimáticas aplicadas nas fachadas da arquitetura tropical  - Imagem 20 de 20
A Casa do Silêncio / Natura Futura Arquitectura © Lorena Darquea

Casa de campo em Puente Iglesias / Oficina de Arquitectura y Paisaje OAP + MDE estudio

7 Estratégias bioclimáticas aplicadas nas fachadas da arquitetura tropical  - Imagem 11 de 20
Casa de campo em Puente Iglesias / Oficina de Arquitectura y Paisaje OAP + MDE estudio © Mauricio Carvajal

Massa térmica

Incorporar materiais com alta massa térmica, como concreto, pedra ou adobe, na construção das fachadas ajuda a absorver e armazenar calor durante o dia e liberá-lo gradativamente à noite. Isto ajuda a estabilizar as temperaturas internas e a reduzir a dependência de sistemas de refrigeração mecânica.

Casa Discreta / Jirau Arquitetura

7 Estratégias bioclimáticas aplicadas nas fachadas da arquitetura tropical  - Imagem 5 de 20
Casa Discreta / Jirau Arquitetura © Walter Dias

Earth Farmhouse / Studio Verge

7 Estratégias bioclimáticas aplicadas nas fachadas da arquitetura tropical  - Imagem 8 de 20
Earth Farmhouse / Studio Verge © Akila Venkat & Chakkaravarthy

Superfícies reflexivas

Materiais de cores claras ou reflexivos usados em fachadas podem minimizar a absorção de calor ao refletir a radiação solar, reduzindo assim a necessidade de resfriamento e atenuando o efeito de ilha de calor urbano.

Nagato House / RASA Architektura

7 Estratégias bioclimáticas aplicadas nas fachadas da arquitetura tropical  - Imagem 16 de 20
Nagato House / RASA Architektura © Fernando Gomulya

House COVE(R) / TOUCH Architect

7 Estratégias bioclimáticas aplicadas nas fachadas da arquitetura tropical  - Imagem 9 de 20
House COVE(R) / TOUCH Architect © Anan Naruphantawat

Adaptabilidade

A integração de sistemas de fachada responsivos, como persianas ajustáveis ou elementos de sombreamento dinâmico controlados por sensores, automação ou mesmo manualmente, permite a adaptação em tempo real às mudanças nas condições ambientais, otimizando o desempenho energético e o conforto dos ocupantes.

Casa Pátio / Caio Persighini Arquitetura

7 Estratégias bioclimáticas aplicadas nas fachadas da arquitetura tropical  - Imagem 2 de 20
Casa Patio / Caio Persighini Arquitetura © Favaro Jr.

Casa ABK / Bernardes Arquitetura

7 Estratégias bioclimáticas aplicadas nas fachadas da arquitetura tropical  - Imagem 17 de 20
Casa ABK / Bernardes Arquitetura © Leonardo Finotti

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Camilla Ghisleni. "7 Estratégias bioclimáticas aplicadas nas fachadas da arquitetura tropical " 09 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015324/7-estrategias-bioclimaticas-aplicadas-nas-fachadas-da-arquitetura-tropical> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.