BIG apresenta projeto de ilha experimental autossuficiente para marca de roupas canadense

O escritório BIG fez uma parceria com a marca de roupas Vollebak para criar uma proposta de ilha autossuficiente desconectada das redes de abastecimento de energia e água no Canadá. A Ilha Vollebak abrigará vários pavilhões construídos com materiais naturais e inovadores, como algas marinhas, concreto de cânhamo e concreto impresso em 3D, abastecidos por energia neutra em carbono. A ilha, localizada no porto de Jeddore, na Nova Escócia, será leiloada no Sotheby's Concierge a partir de 8 de junho. Os interessados disputarão a chance de serem donos da ilha e obterem direitos exclusivos sobre o projeto, incluindo a permissão de construí-los.

BIG apresenta projeto de ilha experimental autossuficiente para marca de roupas canadense - Imagem 2 de 9BIG apresenta projeto de ilha experimental autossuficiente para marca de roupas canadense - Imagem 3 de 9BIG apresenta projeto de ilha experimental autossuficiente para marca de roupas canadense - Imagem 4 de 9BIG apresenta projeto de ilha experimental autossuficiente para marca de roupas canadense - Imagem 5 de 9BIG apresenta projeto de ilha experimental autossuficiente para marca de roupas canadense - Mais Imagens+ 4

BIG apresenta projeto de ilha experimental autossuficiente para marca de roupas canadense - Imagem 2 de 9
© Vollebak

A Ilha Vollebak incluirá a Earth House, uma estrutura de 597 metros quadrados composta por nove edifícios interconectados, e a Wood House, uma estrutura de 88 metros quadrados com uma suíte independente na costa da ilha. Uma combinação de energia eólica, geotérmica e solar offshore abastecerá as estruturas da ilha, e o excedente de energia será armazenado em equipamentos da Tesla. Isso garantirá que todas as necessidades energéticas da ilha possam ser atendidas de maneira neutra em carbono.

BIG apresenta projeto de ilha experimental autossuficiente para marca de roupas canadense - Imagem 7 de 9
© Vollebak

A Earth House é concebida como um aglomerado de edifícios semelhantes a uma aldeia erguendo-se suavemente do solo no meio da ilha. O layout permeável foi concebido para incentivar a socialização e permitir que a natureza se mescle à arquitetura. Cada edifício representa um fragmento diferente da natureza refletido no material dominante utilizado. As áreas de estar e jantar, os principais espaços de convívio para comer e relaxar na ilha, são feitas de junco, resistente às intempéries e isolantes. Os quatro quartos são criados com hempcrete retardante de fogo, concreto impresso em 3D e pedras naturais. Uma série de instalações adicionais completam o programa da Earth House, incluindo uma sala de observação de estrelas e espaços de meditação.

Uma estufa feita de tijolos de vidro será uma fonte local de alimentos na ilha, ao passo que a casa-barco se inspira na tradição local de usar algas marinhas como material de isolamento. Complementando a Earth House, a Wood House será feita inteiramente de madeira da ilha. Sua fachada monolítica se abrirá para o mar através de uma janela triangular de oito metros.

BIG apresenta projeto de ilha experimental autossuficiente para marca de roupas canadense - Imagem 5 de 9
© Vollebak
BIG apresenta projeto de ilha experimental autossuficiente para marca de roupas canadense - Imagem 8 de 9
© Vollebak

A Vollebak está usando tecnologia e inovação de materiais para criar roupas que são tão sustentáveis e resistentes quanto bonitas. Em outras palavras, o equivalente na moda à filosofia arquitetônica de sustentabilidade hedonista do BIG. Para a Ilha Vollebak, imaginamos os espaços como uma montagem de volumes independentes saindo do solo. Cada espaço da vila é feito de um material – algas, terra compactada, cânhamo, tijolo de vidro ou pedra de origem local – adaptado para o uso específico e a experiência daquele espaço em particular. — Bjarke Ingels, fundador e diretor criativo do BIG

BIG apresenta projeto de ilha experimental autossuficiente para marca de roupas canadense - Imagem 4 de 9
© Vollebak

Recentemente, o BIG anunciou uma colaboração com a ICON, o escritório pioneiro em impressão 3D em larga escala, para projetar um hotel experimental impresso em 3D em Marfa, Texas. O BIG também foi selecionado como um dos cinco finalistas para o projeto do novo Museu da Marinha dos Estados Unidos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "BIG apresenta projeto de ilha experimental autossuficiente para marca de roupas canadense" [BIG Reveals Concept for a Self-Sufficient Off-Grid Island for Experimental Clothing Brand in Nova Scotia, Canada] 01 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001709/big-apresenta-projeto-de-ilha-experimental-autossuficiente-para-marca-de-roupas-canadense> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.