
-
Arquitetos: NEBR Arquitetura
- Área: 70 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: Alcoa, Cerâmica Bom Jesus, GRUPO PAMESA CERAMICA, TAU Ceramica, Prissmacer, Ecoceramic, Geotiles, Navarti, Norcola, Norvidro


Um cidade com uma história tão rica como Recife não poderia deixar seu passado ser tragado pelo descaso e negligência em relação aos seu patrimônio edificado. No entanto, é precisamente isso que mostra esta reportagem realizada pela Folha de Pernambuco sobre os casarões históricos de uma das cidades mais antigas do Brasil.
Imóveis imponentes construídos no século XIX que abrigavam hospitais, escolas e lares de importantes famílias da época, mostram hoje a marca impiedosa do tempo e da indiferença, reduzidos a ruínas que apenas remotamente lembram a época áurea em que foram construídos.

No próximo dia 03 de junho, será inaugurada na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (Iphan-PE) a exposição ReUso na Holanda: Reciclagem de Patrimônio Histórico, que pretende lançar um olhar sobre como os Países Baixos intervêm no patrimônio cultural edificado.
Realizada em parceria com a Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil, a mostra apresenta, por meio de painéis, experiências holandesas bem sucedidas quanto à restauração e reutilização de edificações antigas e degradadas.

Os servidores públicos do estado de Pernambuco receberão um crédito para comprar bicicletas parceladas em até 72 meses. A ação faz parte do programa "Pedala PE" e foi lançada no final de outubro no Recife. Como incentivo à adesão do programa, os servidores que forem trabalhar o mês inteiro de bicicleta vão ganhar um dia de folga no mês seguinte.
Além das bicicletas, o crédito no limite de até 8% do salário do servidor poderá ser usado na compra de assessórios para o uso das bicicletas, além de equipamentos de segurança, como capacetes, por exemplo. O secretário de Esportes, Turismo e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, informou que o monitoramento do uso das bicicletas por parte dos servidores será feito por cada órgão responsável e pela chefia direta. Os órgãos devem contar ainda com bicicletários para guardar a bicicleta durante o expediente.

O projeto A Cidade Precisa de Praias é o intercâmbio entre os coletivos Praias do Capibaribe e A Cidade Precisa de Você, nas cidades de São Paulo e Recife, com dois diálogos abertos sobre estratégias de ocupação e duas intervenções urbanas feitas colaborativamente entre os coletivos. Além da apresentação de intervenção conjunta, que aconteceu no dia 24 de abril no Largo da Batata, em São Paulo, no dia 3 de maio será a vez da intervenção dos dois coletivos em Recife, na Vila Santa Luzia, bairro da Torre, das 15 às 20 horas. O objetivo é difundir práticas culturais em espaço público como estratégia de ocupação e transformação da cidade.
Como resultado serão produzidos um fanzine sobre o processo e resultados do projeto e um vídeo, viabilizados pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 11ª Edição do Ministério da Cultura. Ambos os coletivos fomentam o debate acerca do direito à cidade, ocupando artisticamente espaços da cidade que precisam ser apropriados por seus moradores e frequentadores para que haja entre eles vínculo afetivo e se transformem em espaços vivos.
Todas as etapas e atividades do intercâmbio serão compartilhadas em plataforma digital, ampliando as conexões em cada cidade e iniciando a formação de uma rede de artistas com interesses convergentes.

O arqDEBATES, evento gratuito organizado em Recife-PE há quatro anos por um grupo formado por estudantes e arquitetos recém-formados, possui o intuito de criar uma agenda local de debates sobre a arquitetura e o urbanismo.
Assim, são realizados eventos (palestras, exibições de filmes, visitas guiadas, etc.) sempre seguidos por um debate com o público presente, que geralmente é heterogêneo, não ficando restrito apenas a arquitetos e urbanistas. Desta forma, pretende-se comentar uma cultura de discussão arquitetônica-urbanística na população em geral.
Tendo em vista a atual repercussão do Projeto Novo Recife e o grande interesse da sociedade civil no terreno situado na Bacia do Pina, o arqDEBATES apresenta desta vez o evento “CAIS JOSÉ ESTELITA: Um Panorama Histórico”, que tem como objetivo a apresentação e esclarecimento dos aspectos históricos do local, além da discussão sobre estudos e projetos realizados ao longo do tempo para a área.
O Movimento Ocupe Estelita compartilhou conosco o vídeo “Recife, cidade roubada”, um documentário que coloca em xeque o empreendimento imobiliário Novo Recife, que prevê a construção de 12 torres residenciais e comerciais de cerca de quarenta pavimentos no Cais José Estelita, um grande terreno de frente para a orla arrematado da União por um consórcio formado por quatro grandes construtoras.
O projeto causou intensa movimentação contrária por parte de arquitetos, urbanistas, e população do entorno, que não vê no empreendimento um lugar para si nem qualquer relação com o local.

Nesta quinta-feira, 20 de novembro, acontece a terceira edição do Provocações Urbanas - Ciclo de Diálogos do Parque Capibaribe, que traz ao Brasil, com apoio da Embaixada Holandesa, o urbanista holandês Evert Verhagen, para discutir ideias inovadoras sobre a gestão de espaços públicos. O evento conta também com a participação do presidente da Emlurb, o sociólogo Antônio Barbosa. A mediação será do arquiteto e urbanista do projeto Luiz Carvalho.
O público poderá dar sua opinião sobre os temas, pensando a gestão das cidades e a utilização efetiva e democrática dos espaços urbanos.

A Universidade Federal de Pernambuco recebe, no dia 17 de novembro, o geógrafo britânico David Harvey para a palestra “Economia Política da Urbanização: acumulação do capital e direito à cidade”. A conferência de Harvey acontece juntamente com o lançamento de mais um de seus livros: “Para entender O Capital: Livros II e III”, publicado pela Editora Boitempo.
David Harvey é um importante geógrafo britânico, de base marxista, que dedicou sua longa carreira a estudos sobre a compreensão da dinâmica do capital em nível mundial, com ênfase nas questões territoriais. O autor prioriza, em suas análises, a relação entre espaço e economia.

Com o tema “Parque Capibaribe”, a Aliança Francesa Recife promove mais uma edição do projeto Questões Urbanas, que acontece amanhã, 16 de outubro, e tem entrada gratuita.
Participarão do encontro a Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura da Cidade do Recife, Cida Pedrosa; a Coordenadora do projeto Parque Capibaribe e Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, Circe Monteiro; o Secretário Executivo de Unidades Protegidas da Prefeitura, Romero Pereira; o professor representante da Universidade de Toulouse na UFPE, Pierre Fernandez; além do arquiteto e fundador do Praias do Capibaribe, Julien Ineichen.

O InCiti/UFPE promove nesta sexta-feira a segunda edição do Provocações Urbanas - Ciclo de Diálogos do Parque Capibaribe com o tema: Inovações para a Mobilidade
Para o segundo diálogo, que aborda inovações para a mobilidade urbana, o evento conta com a presença de Marcos de Souza, diretor de jornalismo do portal Mobilize, e o professor Raul da Mota Silveira Neto, do programa de pós graduação em economia da UFPE.

A Faculdade Damas realiza nos dias 17 e 18 de setembro o "IV Seminário Arquitetura em Foco: Patrimônio Cultural – Desafios e Perspectivas", cujo objetivo é conscientizar os participantes sobre o cenário atual do patrimônio cultural nacional.
No Brasil, a temática trouxe para o debate contemporâneo a necessidade de se refletir sobre os desafios e perspectivas das políticas de preservação e sua interface com os processos de patrimonialização de bens e práticas culturais.
O seminário se propõe a apresentar experiências que contribuam para se pensar ações permanentes, a fim de sensibilizar e conscientizar os profissionais e estudantes sobre o seu papel em relação ao patrimônio cultural.
O vídeo acima, realizado por Marcelo Pedroso e Pedro Severien, é uma reflexão sobre o tema da habitação social, com foco na cidade de Recife, narrada a partir do trajeto feito pelo trem do forró que parte das proximidades das torres gêmeas, passa pelo Cais José Estelita e cruza a ocupação da Vila Sul.
Tema sempre em pauta, a habitação entrou na discussão sobre o destino de um terreno de 100 mil m² na orla da cidade – o Cais José Estelita – para o qual há a proposta de um megaempreendimento imobiliário de 12 torres residenciais e comerciais que, como era de se esperar, não atenderá a parcela da população que mais necessita e que, inclusive, está estabelecida nos arredores da área.

Uma grande mobilização da sociedade civil no Recife, contra um megaempreendimento imobiliário a ser construído em terreno que pertenceu à Rede Ferroviária Federal (RFFSA), merece atenção porque tem a ver com processos em curso em várias cidades brasileiras hoje.
Em tempos de crescimento desenfreado do preço dos imóveis, especialmente em nossas metrópoles, e “expulsão” de moradores de menor renda para as periferias, a discussão sobre o destino de terras públicas é fundamental. Essas terras são praticamente a única oportunidade que temos de desenvolver projetos públicos, não lucrativos, em área bem localizada.

A Universidade Católica de Pernambuco promove de 07 a 12 de abril, o I Workshop de Desenho Paramétrico, onde será abordada a teoria e prática do desenho paramétrico para a produção de arquitetura, com foco no uso dos programas Rhino e Grasshopper para definir diretrizes de projeto.

O grupo arqDEBATES foi criado com o desejo de colocar na agenda cotidiana da cidade discussões relacionadas à arquitetura e ao urbanismo. Para viabilizar tal ideia são organizados eventos mensais como palestras, exibições de filmes ou visitas guiadas, sempre seguidas de um debate com o público presente.

Realizado mensalmente há três anos, o arqDEBATES é um evento gratuito organizado por um grupo de estudantes e arquitetos recém-formados interessados em criar uma agenda local de debates sobre a arquitetura e o urbanismo na cidade de Recife. Com isso em mente, são organizadas palestras, exibições de filmes, visitas guiadas, dentre outras atividades, sempre seguidas por um debate com o público presente, que é, em geral, heterogêneo, não restrito a arquitetos e urbanistas. O objetivo maior desta iniciativa é criar uma cultura arquitetônica e urbanística na população em geral.