O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. “A Cidade Precisa de Praias” promove encontro em Recife

“A Cidade Precisa de Praias” promove encontro em Recife

  • 18:00 - 1 Maio, 2015
“A Cidade Precisa de Praias” promove encontro em Recife
“A Cidade Precisa de Praias” promove encontro em Recife

O projeto A Cidade Precisa de Praias é o intercâmbio entre os coletivos Praias do Capibaribe e A Cidade Precisa de Você, nas cidades de São Paulo e Recife, com dois diálogos abertos sobre estratégias de ocupação e duas intervenções urbanas feitas colaborativamente entre os coletivos. Além da apresentação de intervenção conjunta, que aconteceu no dia 24 de abril no Largo da Batata, em São Paulo, no dia 3 de maio será a vez da intervenção dos dois coletivos em Recife, na Vila Santa Luzia, bairro da Torre, das 15 às 20 horas. O objetivo é difundir práticas culturais em espaço público como estratégia de ocupação e transformação da cidade.

Como resultado serão produzidos um fanzine sobre o processo e resultados do projeto e um vídeo, viabilizados pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 11ª Edição do Ministério da Cultura. Ambos os coletivos fomentam o debate acerca do direito à cidade, ocupando artisticamente espaços da cidade que precisam ser apropriados por seus moradores e frequentadores para que haja entre eles vínculo afetivo e se transformem em espaços vivos. 

Todas as etapas e atividades do intercâmbio serão compartilhadas em plataforma digital, ampliando as conexões em cada cidade e iniciando a formação de uma rede de artistas com interesses convergentes. 

Início no Largo da Batata em São Paulo

O projeto paulista começou no ano passado, quando um grupo de pessoas passou a se reunir às sextas-feiras à noite, no Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, com o objetivo de ocupar o espaço público e chamar a atenção da sociedade civil para a situação do Largo, um lugar sem qualidade de vida, e estabelecendo o local como espaço de encontro. O movimento ganhou o nome de A Batata Precisa de Você e a ocupação promove semanalmente atividades culturais e artísticas, além de oficinas organizadas colaborativamente.

Da vontade de alguns participantes do A Batata Precisa de Você de ocupar outros espaços públicos tendo como base a tática da Batata, nasceu o coletivo A Cidade Precisa de Você. Já foram realizadas mais de 60 edições dos encontros do A Batata Precisa de Você e a cada semana as atividades são diferentes, entre as quais, jogos de rua, sessões de ioga, oficinas de bombas de sementes, de crochê, de leitura, karaokê, rodas de conversa sobre a cidade, cinema, apresentações musicais, performances de dança, oficinas de construção e prototipagem de mobiliário urbano, intervenções artísticas de artes visuais etc. 

Praias do Capibaribe

O Praias do Capibaribe surgiu de um desejo de um grupo de cidadãos em nadar no Capibaribe e, mais tarde, evoluiu para uma vontade de refletir sobre como melhorar a qualidade de vida do cidadão recifense, que vive cercado por um rio que reflete os problemas da cidade. Não demorou para a reflexão se tornar universal e abarcar também questões socioambientais do nosso planeta. 

Começou com a realização de praias fluviais à margem do rio, inspiradas no modelo tradicional de praia oceânica. Agora, a iniciativa amplia os olhares sobre o rio Capibaribe, as populações ribeirinhas e a apropriação coletiva da cidade e de seus espaços públicos e se expande para todos os espaços coletivos às margens de águas, através do coletivo Praias do Capibaribe.

O projeto nasceu da necessidade de promover vivências e resgatar o convívio da população pernambucana com o rio Capibaribe e suas margens, utilizando-se de ensinamentos de ecocidadania, de forma lúdica, por meio das artes. 

Desde 2011, diversas praias foram realizadas de forma voluntária por iniciativa do projeto “Eu quero nadar no Capibaribe. E você?”, juntamente com profissionais de vários segmentos, em parceria com algumas instituições e eventos, tais como o Museu Murillo La Greca, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o Ocupe Estelita, o Aurora Eco Fashion e a Fundaj. 

Ao todo, 21 praias foram realizadas até a presente data e contaram com participações de DJs e bandas, intervenções artísticas, projeções de filmes com temáticas ambientais e debates sobre o rio e a cidade através da Rádio-Praia.

A Cidade Precisa de Praias

  • Domingo, 3 de maio – Vila Santa Luzia, bairro da Torre, Recife-PE
  • 15-20h - Intervenção artística produzida pelos coletivos A Cidade Precisa de Você e Praias do Capibaribe.
  • 17h - Roda de Conversa do coletivo paulistano A Cidade Precisa de Você sobre tecnologias sociais do coletivo

Para mais informações acesse www.acidadeprecisadepraias.com.br.

  • Título

    “A Cidade Precisa de Praias” promove encontro em Recife
  • Website

  • De

    03 de Maio de 2015, 15:00
  • Até

    03 de Maio de 2015, 20:00
  • Onde

    Recife
  • Endereço

    Creche Sta Luzia - Rua Souza Bandeira, S/N - Torre, Recife - PE, 50711-050, Brasil
Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: "“A Cidade Precisa de Praias” promove encontro em Recife" 01 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766267/a-cidade-precisa-de-praias-promove-encontro-em-recife> ISSN 0719-8906