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Sergio Gómez

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O que as escolas mais inovadoras do século XXI têm? 8 exemplos que você precisa conhecer

Se pensarmos como era o sistema educativo antigamente, percebemos que tanto a pedagogia aplicada nas escolas, como as infraestruturas escolares, eram muito diferentes do sistema atual. O modelo educativo do século XX poderia ser definido como similar ao 'modelo espacial das prisões, sem interesse nenhum em estimular uma formação integral, flexível e versátil', como já foi exposto há algum tempo aqui no ArchDaily.

Entretanto, agora, nos encontramos em uma época em que as transformações sociais, econômicas e os avanços na tecnologia têm criado uma sociedade mais global na qual a informação e a aprendizagem são cada vez mais acessíveis. Esta mudança radical tem transformado a sociedade em que vivemos, tornando obsoleto o modelo educativo atual baseado em um ensino rígido e unidirecional.

Desta maneira, existem escolas que não somente romperam com o modelo de ensino tradicional, mas também, traçaram novas referências educativas internacionais, explorando novos paradigmas e abrindo novas possibilidade dentro do desenho dos espaços educacionais. Posto que a arquitetura como os modelos educativos costumam refletir a ideologia de uma sociedade, como se define a escola do século XXI?

Vittra Telefonplan / Rosan Bosch. Image Hakusui Nursery School / Yamazaki Kentaro Design Workshop. Image Cortesía de Yamazaki Kentaro Design Workshop Kwel Ka Baung School / A.gor.a Architect. Image Cortesía de Agora Architects Jardim de Infância de Cultivo / Vo Trong Nghia Architects. Imagem © Hiroyuki Oki + 31

Projetos de escolas e creches para diferentes climas

Crianças europeias passam aproximadamente 200 dias por ano nas suas escolas primárias. Ainda que grande parte do mundo não tenha toda essa carga letiva, depois da própria casa, geralmente o local em que as crianças e adolescentes passam mais tempos são nas instituições educacionais. Podem ser locais de aprendizado, brincadeiras e convívio. E, por mais triste que possa ser, também podem ser os locais seguros, de oportunidades e mesmo de alimentação para crianças que vivem em ambientes de abandono, fome e violência. Através de uma pesquisa ampla no Reino Unido, concluiu-se que as diferenças nas características físicas das salas de aula explicavam 16% da variação no progresso da aprendizagem ao longo de um ano. Ou seja, quanto mais bem projetada a sala de aula, mais bem as crianças se dão academicamente. Ainda segundo o estudo, os fatores que mais influenciam são a luz solar, a qualidade do ar interno, o ambiente acústico, a temperatura, o projeto da própria sala de aula e a estimulação dentro dela.

Telhados verdes: quais são as camadas e como impermeabilizá-los usando membranas líquidas

Os telhados verdes são compostos por uma série de camadas que permitem que a vegetação cresça corretamente, evitando infiltrações que podem causar danos à estrutura do edifício. Embora haja uma grande variedade de opções para construí-las, hoje apresentamos um sistema composto de uma base de argamassa, uma camada de emulsão asfáltica, duas membranas asfálticas impermeáveis, uma camada de drenagem e o substrato que permitirá o crescimento das espécies vegetais.

Para impermeabilizar as áreas de sumidouros, parapeitos e outros pontos críticos, também inclui uma membrana líquida de poliuretano, que permite vedar todo o sistema. Verifique, abaixo, algumas teclas de aplicação dos diferentes componentes de um telhado verde e os benefícios desta última camada impermeável a líquidos.

Cortesía de Sika Planta de Energía de Biomasa Hotchkiss / Centerbrook Architects and Planners. Image © David Sundberg/Esto Cortesía de Sika Cortesía de Sika + 11

Vidros: glossário de termos técnicos para arquitetos

Colegio Lusitania Paz de Colombia / Camilo Avellaneda. Image © Carlos Alfonso Avellaneda
Colegio Lusitania Paz de Colombia / Camilo Avellaneda. Image © Carlos Alfonso Avellaneda

Nosso parceiro Vidrio Andino compartilhou conosco informações valiosas relacionadas ao mundo do vidro, o que pode nos ajudar a entender melhor como o material funciona e nos orienta na escolha do vidro certo para o nosso projeto de arquitetura.

De A a Z, verifique abaixo por que devemos evitar o choque térmico, o que é o fator solar ou exatamente o que queremos dizer quando falamos de vidro temperado.

Parroquia San Norberto / Carlos Campuzano Castelló. Image © Jorge Gamboa Hotel Click Clack / Plan:b arquitectos. Image © Andrés Valbuena Parque Biblioteca España / Giancarlo Mazzanti. Image © Diana Moreno Pabellón Desconectado / Plan:b arquitectos. Image © Sergio Gómez + 23

Centro de Artes / taller de arquitectura de bogotá

© Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila © Sergio Gómez © Rodrigo Dávila + 11

Bogotá, Colômbia

NOVA - Núcleo de Operações de Visão Avançada / Raíz Arquitectura, OPUS

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Casa Dos Maderos / Jaime Rendon Arquitectos

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Villeta, Colômbia

Casa Balmoral / Jaime Rendon Arquitectos

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Medellín, Colômbia

Chalé do Lago / artek

© Juan Fernando Valencia © Sergio Gomez © Sergio Gomez © Sergio Gomez + 18

El Peñol, Colômbia
  • Arquitetos: artek
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 100.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2016

Parque Educativo para a Reconciliação / Jaime Cabal Mejía + Jorge Buitrago Gutiérrez

© Sergio Gómez © Sergio Gómez © Sergio Gómez © Sergio Gómez + 20

San Pedro de Urabá, Colômbia

Parque Educativo de Marinilla / El Equipo de Mazzanti

©  Rodrigo Dávila © Sergio Gomez ©  Rodrigo Dávila ©  Rodrigo Dávila + 62

10 colégios que integram os conceitos de comunidade e pedagogia na Colômbia

Os equipamentos educativos na Colômbia deixaram de desempenhar um papel específico na atualidade do país, e passaram a um modelo multifuncional com maior capacidade de compreensão das dinâmicas e tensões sociais emergentes em seus arredores. Os colégios se transformaram em condensadores sociais, afirmando a capacidade inerente à arquitetura de transformar o comportamento social rompendo a singularidade programática a favor de um espaço inclusivo e equitativo. 

A seguir apresentamos 10 colégios que conseguiram integrar dinâmicas de seus contextos imediatos às práticas pedagógicas, gerando, assim, modelos educacionais ativos na construção da cidade como elementos flexíveis e ajustáveis que podem receber espaços cívicos e educativos.

Escola Antonio Derka / Obranegra Arquitectos. Imagem © Alejandro Arango Colégio Lusitania Paz de Colombia / Camilo Avellaneda. Imagem © Carlos Alfonso Avellaneda Instituição Educativa Embera Atrato Medio / Plan:b arquitectos. Imagem © Alejandro Arango Parque Educativo Zenufaná / FP arquitectura. Imagem © Alejandro Arango + 51

8 espaços educativos para crianças na Colômbia

Os espaços educativos para a primeira infância têm se transformado em infraestruturas pedagógicas inovadoras e racionais. A importância dos ambientes destinados a fortalecer a estimulação precoce representam a responsabilidade estética e projetual que abarca a composição destes espaços, sendo a escala o fator determinante na formulação arquitetônica. 

Os seguintes projetos nos apresentam uma reflexão sobre o valor da escala e o encontro sutil dos espaços privados com o vazio aglutinante, resultando em um conjunto pedagógico que realça a importância da formação educativa e a recreação como parte essencial do crescimento. 

Os processos projetuais tomados como modelo de trabalho geram, em diferentes maneiras, múltiplas dinâmicas educativas integradas ao formal como atores fundamentais para a formação acadêmica e o desenvolvimento das capacidades cidadãs na primeira infância. 

A Leroteca / Lacaja Arquitectos. Imagem © Rodrigo Dávila Jardim de Infância El Porvenir / Giancarlo Mazzanti. Imagem © Rodrigo Dávila Pré-Escola para Primeira Infância / Giancarlo Mazzanti. Imagem © Jorge Gamboa A Leroteca / Lacaja Arquitectos. Imagem © Rodrigo Dávila + 41

Detalhes construtivos de arquitetura em pedra

No decorrer da história, o uso da pedra constituiu um componente indiscutível na construção do habitat e na produção de símbolos, devido a sua capacidade de ser transformada e de perdurar no tempo.

A considerável variedade de tipos e formas de distribuir as pedras nos permitiu selecionar 6 projetos que evidenciam o potencial uso desse material.

Veja uma compilação de 6 detalhes construtivos de projetos que se destacam pelo uso da pedra.

40 detalhes construtivos de concreto

A utilização histórica do concreto, devido a sua capacidade de se modelar e gerar diferentes formas, o torna uns dos materiais mais utilizados na hora de construir um projeto. O conhecido êxito do material aplicado a diferentes tipos de construções apresenta uma diversidade de detalhes que merecem uma atenção especial.

Veja uma seleção de 40 detalhes construtivos de projetos que se destacam pelo uso do concreto.

Casa de Ar & Vidro / López Montoya Arquitectos

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Medellín, Colômbia

Medellín recebe prêmio internacional por sua transformação urbana

No dia 16 de março, em Singapura, foi concedido à cidade de Medellín (Colômbia) o Lee Kuan Yew World City Prize, prêmio internacional mais importante de urbanismo e desenvolvimento do mundo, cujas edições anteriores premiaram cidades como Bilbao (Espanha, 2010), Nova Iorque (Estados Unidos, 2012) e Suzhou (China, 2014), ano em que Medellín recebeu uma menção especial.

Neste ano, Medellín competiu com outras 38 cidades, das quais receberam menção honrosa Auckland (Nova Zelândia), Toronto (Canadá), Viena (Áustria) e Sidney (Austrália).

O Lee Kuan Yew World City Prize bienal internacional recebe seu nome do primeiro ministro de Singapura que nos anos 1960 contribuiu notavelmente para transformação da cidade, que passou rapidamente de uma colônia subdesenvolvida a uma cidade de nível mundial.

UVA El Paraíso / EDU - Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín. Imagem © Alejandro Arango Biblioteca Parque Espanha / Giancarlo Mazzanti. Imagem © Sergio Gómez CAI Periférico Medellín / EDU. Imagem Cortesia de EDU Museu Casa da Memória / Juan David Botero. Imagem © Isaac Ramírez Marín + 5

Auditório do Colégio La Enseñanza / OPUS + MEJÍA

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Medellín, Colômbia
  • Arquitetos: MEJÍA, OPUS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 2600.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2013