Praça do Mercado Gramalote / Niro Arquitectura + OAU | Oficina de Arquitectura & Urbanismo

Praça do Mercado Gramalote / Niro Arquitectura + OAU | Oficina de Arquitectura & Urbanismo

© Sergio Gómez© Sergio Gómez© Sergio Gómez© Sergio Gómez+ 15

Gramalote, Colômbia
  • Arquitetos Responsáveis:Jheny Nieto Ropero, Rodrigo Chain
  • Equipe De Projeto:Fabrizzio Milano
  • Clientes:Fondo de Adaptación
  • Construtora:Arquitectura y Concreto
  • Diretor Construção:José Herrera
  • Técnico:Rodrigo Montaño
  • Consultores:Proyectar Ingeniería
  • Cidade:Gramalote
  • País:Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Sergio Gómez
© Sergio Gómez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Gramalote está localizado ao norte de Santander. Em 17 de dezembro de 2010, devido às fortes chuvas de inverno causadas pelo fenômeno “La Niña”, um deslizamento de terra varreu a cidade de Gramalote, forçando seus 2.800 habitantes a se mudarem para os municípios próximos. Sendo um dos primeiros deslocamentos causados pelas mudanças climáticas na Colômbia, o governo nacional, juntamente com o Fundo de Adaptação, reconstruiu o município, incluindo o novo mercado, que se tornou um local emblemático para os Gramaloteros.

© Sergio Gómez
© Sergio Gómez
Planta
Planta
© Sergio Gómez
© Sergio Gómez

A cobertura foi concebida para ser uma referência arquitetônica e ponto de encontro para os habitantes. Ela é constituída por um módulo estrutural de concreto, definido por dobras invertidas e um mecanismo de captação de água da chuva através de sua cobertura e colunas. Ao ser organizado em 8 módulos de três, é consolidado um elemento que demonstra a unidade no conjunto arquitetônico.

© Sergio Gómez
© Sergio Gómez

O projeto é implementado em uma topografia com 25% e 30% de inclinação, o que força a criação de um “caminho” em ziguezague contínuo entre o alto e o baixo acesso à praça do mercado. Esse passeio também funciona como um elemento articulador do projeto. Seu desenho é resolvido em uma rampa com declives e patamares adequados para facilitar a circulação de um carrinho de mercado ou para os usuários com mobilidade reduzida. Da mesma forma, para evitar escavações e movimentação de terra, foram propostas plataformas que respeitam a topografia do local, adaptando-se a ele para obter vistas diferentes ao longo do percurso.

© Sergio Gómez
© Sergio Gómez

Na parte inferior, existe uma plataforma flexível conectada ao acesso principal, no qual uma praça de alimentação usada também para bazares, eventos musicais, etc. pode operar. Graças à sua localização, é consolidada como um ponto de vista para a paisagem e para o desfiladeiro de Los Apios. Módulos comerciais de dois tipos foram criados dependendo dos produtos a serem comercializados. No total, 70 bancas comerciais foram geradas para o mercado. Independente do módulo de cobertura, o mercado consolida o lugar onde está situado. O revestimento de argila é recuado na parte superior para criar uma ante-sala para o projeto, enquanto ao lado cria um espaço público generoso com o pedestre. A fachada do projeto é desenhada de maneira permeável, de modo a gerar comércio permanente para o exterior da Praça do Mercado.

© Sergio Gómez
© Sergio Gómez
Corte
Corte
Corte
Corte
© Sergio Gómez
© Sergio Gómez

As texturas das fachadas são obtidas através de blocos de argila da indústria nativa da região. Essas peças permitem visualizar o interior da praça mas, por sua vez, delimitam o perímetro do projeto. Essa construção recebeu o primeiro lugar na categoria de espaço coletivo Cemex Colômbia 2019 e o segundo lugar no Prêmio Cemex Works.

© Sergio Gómez
© Sergio Gómez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gramalote, Norte de Santander, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Praça do Mercado Gramalote / Niro Arquitectura + OAU | Oficina de Arquitectura & Urbanismo" [Plaza de Mercado Gramalote / Niro Arquitectura + OAU | Oficina de Arquitectura & Urbanismo] 30 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938219/praca-do-mercado-gramalote-niro-arquitectura-plus-oau-oficina-de-arquitectura-and-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.