Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

 Rodrigo Dávila

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Casa Amangiri / Juan Pablo Ortiz Arquitectos

© Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila + 19

Subachoque, Colômbia

Colégio Distrital Porfirio Barba Jacob / Leonardo Álvarez Yepes arquitectos

© Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila + 17

Escolas  · 
Bogotá, Colômbia

Auditeria / taller de arquitectura de bogotá

© Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila + 11

Ampliação  · 
Bogotá, Colômbia

Centro de Artes / taller de arquitectura de bogotá

© Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila © Sergio Gómez © Rodrigo Dávila + 11

Ampliação  · 
Bogotá, Colômbia

Parque Ciudadela 29 de Julio / El Equipo Mazzanti + AEV Arquitectos

©  Rodrigo Dávila
©  Rodrigo Dávila

© Andrés Valbuena ©  Rodrigo Dávila © Andrés Valbuena ©  Rodrigo Dávila + 25

Parque  · 
Santa Marta, Colômbia

Parque Educativo de Marinilla / El Equipo de Mazzanti

©  Rodrigo Dávila © Sergio Gomez ©  Rodrigo Dávila ©  Rodrigo Dávila + 62

Marinilla, Colômbia

Giancarlo Mazzanti: "Brincar é a capacidade de sair do cotidiano e voltar a ser sociável"

POdemos garantir que Giancarlo Mazzanti é um arquiteto midiático. Sua repercussão no âmbito da arquitetura é quase tão forte quanto o interesse que sua obra e sua postura geram para vários setores da sociedade colombiana.

O podcast The Frye Show faz parte do grupo de interessados no polêmico arquiteto e em seus hábitos criativos, os quais são colocados em cena através de duas conversas realizadas no final do ano passado, que expõem a complexidade da obra de Mazzanti.

Universidade EAN / Daniel Bonilla + Marcela Albornoz

©  Rodrigo Dávila ©  Rodrigo Dávila ©  Rodrigo Dávila ©  Rodrigo Dávila + 20

Universidade  · 
Bogotá, Colômbia

8 casas experimentais nas paisagens da Colômbia

O domínio do lar é talvez o âmbito mais íntimo que atende a arquitetura. Os espaços domésticos figuram como uma extensão multidimensional da cultura em relação ao privado, no sentido que facilitam a expressão individual dos usuários e se aproximam em maior grau da experiência cotidiana que qualquer outra tipologia.

A arquitetura doméstica na Colômbia conseguiu um amplo território de experimentação nas áreas rurais, se livrando das limitações do espaço urbano consolidado e incorporando variáveis naturais e geográficas em múltiplos resultados formais e diferentes graus de relacionamento com a dimensão paisagística.

A seguinte seleção de arquitetura doméstica é centrada na apreciação da paisagem como recurso utilitário da prática projetual, atingindo uma fusão controlada do meio natural e o espaço habitado. Os volumes resultantes são permeados pelo entorno através de pátios ou grandes aberturas sem desconhecer a atenção ao domínio doméstico.

Casa 40 / Sergio Reyes Rodríguez. Image © Santiago Pinyol Casa Galería / GM Arquitectos. Image © Luis Fernando Ramos Casa El Carajo / Obranegra Arquitectos. Image ©  Isaac Ramírez Casa no Lago / De La Carrera Cavanzo. Image © Luis Alberto Mariño + 41

10 colégios que integram os conceitos de comunidade e pedagogia na Colômbia

Os equipamentos educativos na Colômbia deixaram de desempenhar um papel específico na atualidade do país, e passaram a um modelo multifuncional com maior capacidade de compreensão das dinâmicas e tensões sociais emergentes em seus arredores. Os colégios se transformaram em condensadores sociais, afirmando a capacidade inerente à arquitetura de transformar o comportamento social rompendo a singularidade programática a favor de um espaço inclusivo e equitativo. 

A seguir apresentamos 10 colégios que conseguiram integrar dinâmicas de seus contextos imediatos às práticas pedagógicas, gerando, assim, modelos educacionais ativos na construção da cidade como elementos flexíveis e ajustáveis que podem receber espaços cívicos e educativos.

Escola Antonio Derka / Obranegra Arquitectos. Imagem © Alejandro Arango Colégio Lusitania Paz de Colombia / Camilo Avellaneda. Imagem © Carlos Alfonso Avellaneda Instituição Educativa Embera Atrato Medio / Plan:b arquitectos. Imagem © Alejandro Arango Parque Educativo Zenufaná / FP arquitectura. Imagem © Alejandro Arango + 51

Faculdade de Enfermagem na Universidade Nacional da Colômbia / Leonardo Álvarez Yepes

© Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila + 39

Universidade  · 
Bogotá, Colômbia

8 espaços educativos para crianças na Colômbia

Os espaços educativos para a primeira infância têm se transformado em infraestruturas pedagógicas inovadoras e racionais. A importância dos ambientes destinados a fortalecer a estimulação precoce representam a responsabilidade estética e projetual que abarca a composição destes espaços, sendo a escala o fator determinante na formulação arquitetônica. 

Os seguintes projetos nos apresentam uma reflexão sobre o valor da escala e o encontro sutil dos espaços privados com o vazio aglutinante, resultando em um conjunto pedagógico que realça a importância da formação educativa e a recreação como parte essencial do crescimento. 

Os processos projetuais tomados como modelo de trabalho geram, em diferentes maneiras, múltiplas dinâmicas educativas integradas ao formal como atores fundamentais para a formação acadêmica e o desenvolvimento das capacidades cidadãs na primeira infância. 

A Leroteca / Lacaja Arquitectos. Imagem © Rodrigo Dávila Jardim de Infância El Porvenir / Giancarlo Mazzanti. Imagem © Rodrigo Dávila Pré-Escola para Primeira Infância / Giancarlo Mazzanti. Imagem © Jorge Gamboa A Leroteca / Lacaja Arquitectos. Imagem © Rodrigo Dávila + 41

8 Projetos que estão transformando a arquitetura universitária na Colômbia

A arquitetura universitária caracterizou-se por definições estéticas, como resultado de construções históricas, sociais e acadêmicas em um espaço temporal específico. O espaço universitário compreendido conceitualmente como uma unidade morfológica, ou uma tipologia generalizada, definiria o traçado urbano do campus e a identidade de suas construções até o fim da modernidade.

A seguir apresentamos 8 projetos de arquitetura universitária que transformaram a concepção do espaço acadêmico na Colômbia de maneira objetiva, técnica e propositiva, gerando espaços e modelos pedagógicos adaptados a uma realidade onde o academicismo encontra-se em um estado de experimentação e constante mudança.

Faculdade de Artes Pontifícia Universidade Javeriana / La Rotta Arquitectos. Imagem © Jairo Llano Escola Internacional de Desenho e Comércio Lasalle College / MRV arquitectos + NOAH arquitectura. Imagem © Jairo Llano EDIFÍCIO TX / MGP Arquitectura y Urbanismo. Imagem © Rodrigo Dávila Universidade EAN / Daniel Bonilla + Marcela Albornoz. Imagem © Rodrigo Dávila + 41

Guia de arquitetura de Bogotá: 21 lugares que todo arquiteto deveria conhecer

Uma colcha de retalhos costurada anacronicamente no tempo. Assim é Bogotá, uma metrópole que celebra o encontro de diferentes arquiteturas como resultado de um sentimento guiado pela modernidade e pela organicidade. Diversa e multicultural, a cidade tem feito diversos esforços para manter vivo os vestígios de sua história, porém, sem deixar de caminhar em direção a novos modelos formais de pensamento sobre a cidade e a arquitetura. 

Através de 21 lugares, apresentamos um breve guia para percorrer Bogotá, seus espaços cívicos e arquitetura pública, conhecendo um pouco da identidade da cidade. 

Torres del Parque / Rogelio Salmona. Imagem © Alejandro Ojeda Archivo de Bogotá / Juan Pablo Ortiz. Imagem © Portal Bogotá [Flickr], licença  CC BY-SA 2.0 Biblioteca Luis Angel Arango / Germán Samper Gnecco. Imagem © Dan Gamboa Bohorquez Nuevo Aeropuerto El Dorado / OPAIN. Imagem © PoluxTroy1983 [Wikipedia], licença  CC BY-SA 4.0 + 22

AIA nomeia 8 arquitetos internacionais como membros honorários do "College of Fellows"

One Airport Square / Mario Cucinella Architects. Image © Fernando Guerra | FG+SG
One Airport Square / Mario Cucinella Architects. Image © Fernando Guerra | FG+SG

O American Institute of Architects (AIA) nomeou 178 membros ao College of Fellows, uma honra concedida a membros que fizeram "uma contribuição significativa à arquitetura e à sociedade e que alcançaram um padrão de excelência na profissão."

Compensar Sede Suba / Daniel Bonilla + Marcela Albornoz

©  Rodrigo Dávila ©  Rodrigo Dávila ©  Rodrigo Dávila ©  Rodrigo Dávila + 17

 · 
Bogotá, Colômbia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 18192.0 m2

Casa MR / H+H ARQUITECTOS

© Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila + 35

Casas  · 
Bogotá, Colômbia
  • Arquitetos: H+H ARQUITECTOS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 714.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2015

Edifício "Primaria" do Colégio Anglo Colombiano / Daniel Bonilla Arquitectos

© Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila + 14

Escolas  · 
Bogotá, Colômbia