O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Universidade
  4. Colômbia
  5. Leonardo Álvarez Yepes
  6. 2016
  7. Faculdade de Enfermagem na Universidade Nacional da Colômbia / Leonardo Álvarez Yepes

Faculdade de Enfermagem na Universidade Nacional da Colômbia / Leonardo Álvarez Yepes

  • 21:00 - 11 Abril, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Faculdade de Enfermagem na Universidade Nacional da Colômbia / Leonardo Álvarez Yepes
Faculdade de Enfermagem na Universidade Nacional da Colômbia / Leonardo Álvarez Yepes, © Rodrigo Dávila
© Rodrigo Dávila

© Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila © Rodrigo Dávila + 39

  • Coordenador de Projeto

    Edwin Alexander Alfonso
  • Colaboradores

    Néstor Iván Gualteros, Diana Martínez García, Mónica Viviana Delgado, Fabián Vargas, Camilo Mora Triana.
  • Desenho de Mobiliário

    D.I. Jorge Arrieta
  • Projeto Bioclimático

    Jorge Ramírez
  • Projeto Acústico

    Daniel Duplat
  • Orçamento e Administração da Obra

    Álvaro León Rodríguez
  • Estrutura

    Jaime Buitrago Nova
  • Revestimento de Piso

    Germán Tapia
  • Sistemas Hidráulicos

    Jorge Granados Robayo
  • Sistemas Elétricos

    Juan Antonio Díaz
  • Iluminação e Automação

    Pablo David Ariza Martínez, Luis Eduardo Mancera
  • Voz e Dados

    Oficina de Tecnologías UNAL Sede Bogotá, Esteban Junco Acevedo
  • Segurança e Controle

    División de Vigilancia y Seguridad UNAL Sede Bogotá, Wilson López
  • Mais informações Menos informações
© Rodrigo Dávila
© Rodrigo Dávila

História

O projeto da faculdade de Enfermagem da Universidade Nacional foi gestionado durante mais de 20 anos. Em 1995, o arquiteto Rogelio Salmona desenvolveu um ante-projeto. Em 2003, foi feito um concurso e em 2008, sob as normas do Plano de Regulamentação e Gestão (PRM) da universidade, o projeto foi retomado. Finalmente, em 2014 iniciou-se a construção. 

Planta de Situação
Planta de Situação

Patrimônio e Localização

O projeto está localizado no Campus da Universidade Nacional seguindo o traçado do plano diretor de Leopoldo Rother, dentro de um entorno de alto valor histórico com a presença próxima de três edifícios de máximo nível de conservação: o edifício da Faculdade de Direito e Ciência Políticas, a Faculdade de Ciências Sociais e o conjunto de edifícios de Medicina Veterinária.

O edifício se localiza de maneira perpendicular ao bloco central do edifício da Faculdade de Direito e Ciência Políticas, organizando e delimitando as áreas exteriores a partir de um recinto definido pelos edifícios circundantes mantendo a relação visual, enquanto a face longitudinal conecta-se com a calçada pedonal que, por sua vez, interliga duas avenidas principais de Bogotá, Av. El Dorado e Av. NQS, com o centro do campus universitário. 

© Rodrigo Dávila
© Rodrigo Dávila

Paisagem e Percurso

A decisão de levantar o projeto da superfície do solo e dispor a menor quantidade de elementos estruturais permite um máximo de relações visuais e atende às conexões urbanas com as diferentes áreas livres do campus. Esta condição se acentua ao inclinar a laje do segundo pavimento, desconectando o edifício da relação horizontal do solo e evitando a sobreposição visual com o edifício da Faculdade de Direito e Ciência Políticas quando se faz o percurso processional disposto por Leopoldo Rother. 

Planta baixa - térreo
Planta baixa - térreo

Ao aproximar-se do projeto, o plano inclinado permite comprimir o espaço de acesso e abrir a vista para a paisagem, ao ascender pelas escadas se inicia um percurso longitudinal tensionando as vistas à paisagem próxima e afastada. Na cobertura, os três pátios abertos constituem um ambiente austero e passivo animado pela presença das montanhas ao leste da cidade. 

© Rodrigo Dávila
© Rodrigo Dávila

A experiência de transitar pelo projeto é enfatizada pela condição lumínica em cada pavimento que varia em cada planta e permite transições por meio de claros e escuros. A reflexão da luz sobre o concreto ocre cria uma atmosfera que transmite calidez e estabilidade em um projeto acadêmico. 

Croqui
Croqui
Croqui
Croqui

Materialidade e Técnica

A disposição de um sistema de ventilação constante nas salas de aula permite, de maneira passiva, controlar os fluxos de ar utilizando um duto longitudinal na parede central que possibilita renovar o ar das salas e expulsá-lo na parte superior do edifício. A mesma solução foi utilizada para os escritórios onde o hall central é o sistema de extração regulado pela ventilação da fachada. 

© Rodrigo Dávila
© Rodrigo Dávila

As marcas da fôrma deixam impressas as texturas da madeira no concreto ocre das paredes e tetos rasos, mantendo vigentes as técnicas tradicionais de construção, além de produzir uma máxima duração e qualidade. 

© Rodrigo Dávila
© Rodrigo Dávila

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Faculdade de Enfermagem na Universidade Nacional da Colômbia / Leonardo Álvarez Yepes" [Nursing Faculty of the Universidad Nacional de Colombia / Leonardo Álvarez Yepes] 11 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868876/faculdade-de-enfermagem-na-universidade-nacional-da-colombia-leonardo-alvarez-yepes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.