8 espaços educativos para crianças na Colômbia

Os espaços educativos para a primeira infância têm se transformado em infraestruturas pedagógicas inovadoras e racionais. A importância dos ambientes destinados a fortalecer a estimulação precoce representam a responsabilidade estética e projetual que abarca a composição destes espaços, sendo a escala o fator determinante na formulação arquitetônica. 

Os seguintes projetos nos apresentam uma reflexão sobre o valor da escala e o encontro sutil dos espaços privados com o vazio aglutinante, resultando em um conjunto pedagógico que realça a importância da formação educativa e a recreação como parte essencial do crescimento. 

Os processos projetuais tomados como modelo de trabalho geram, em diferentes maneiras, múltiplas dinâmicas educativas integradas ao formal como atores fundamentais para a formação acadêmica e o desenvolvimento das capacidades cidadãs na primeira infância. 

8 espaços educativos para crianças na Colômbia - Mais Imagens+ 36

Jardim de Infância Pajarito La Aurora / Ctrl G + Plan:b arquitectos
Medellín

Jardim de Infância Pajarito La Aurora / Ctrl G + Plan:b arquitectos. Imagem © Plan:b + Ctrl G

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Descrição dos arquitetos: Nós procuramos construir um fragmento de cidade na ladeira oeste do vale de Aburrá. Para isso, contamos com um terreno desenhado com rigor geométrico em meio a uma montanha que parece abrigar uma planta parcial. Como enfrentar uma paisagem natural tão importante sabendo que rapidamente desaparecerá?

Gostamos de trabalhar com a paisagem natural e tratamos de entendê-la em sua complexidade. Quando um arquiteto possui estes interesses, acaba por assemelhar-se a um jardineiro. Por isso, consideramos este encargo de projetar um edifício para abrigar um jardim de infância mais como um requerimento que se dá a um jardineiro e não a um que se daria ao arquiteto. 

Jardim de Infância El Porvenir / Giancarlo Mazzanti
Bogotá

Pré-Escola para Primeira Infância / Giancarlo Mazzanti. Imagem © Jorge Gamboa

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Descrição dos arquitetos: o projeto busca a construção de um modelo que esteja baseado na combinação de unidades reconhecíveis (a fila, módulos rotacionados - sala de aula [crianças], módulos de uso público [adultos]), que possibilitem a produção de um sistema de peças únicas capaz de desenvolver uma estrutura organizativa mais complexa e adaptativa que a somatória das partes (adaptar-se).

Jardim de Infância Caracol / Demos Arquitectos
Bogotá

Jardín Infantil El Caracol / Demos Arquitectos. Image Cortesía de Demos Arquitectos

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Descrição dos arquitetos: a proposta para o jardim de infância recria como ideia central a vida urbana no interior do projeto. Entende-se o edifício como o primeiro contato entre a criança e a sociedade na qual iniciará seu processo de desenvolvimento e formação. Desde esta perspectiva, a proposta reproduz um pequeno bairro utilizando elementos primários que compõem a cidade: a casa, a rua, a praça e o parque, como temas de composição do esquema arquitetônico. 

A cidade, as construções como arquétipo e o papel da sociedade na formação da população infantil adquirem grande importância como ideias para o desenvolvimento do projeto. A vida urbana se concretiza na rua interior, na praça ou no parque enquanto a sala de aula substitui o espaço de moradia, lugar onde a criança compartilha afetos, sentimentos ou pensamentos com outras crianças. O pátio posterior é tido como lugar para recreação em sociedade onde se sintetizam no projeto arquitetônico os elementos constitutivos.

Jardim de Infância Moravia / Alejandro Restrepo Montoya + Javier Castañeda Acero
Medellín

Jardim de Infância Moravia / Alejandro Restrepo Montoya + Javier Castañeda Acero. Imagem © Sergio Gómez

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Descrição dos arquitetos: em um terreno com inclinações que excedem a marca dos 90%, cercado por construções informais ao norte e ao sul - que evidenciam a história da constituição informal do bairro, está localizado o Jardim de Infância Moravia e o Centro Familiar, um espaço para o encontro familiar, um lar para as crianças do bairro de zero à cinco anos de idade. O projeto está na Carrera 57 (a rodovia que conecta o Jardim de Infância com o Centro Cultural de Moravia) através do Pátio das Árvores, um espaço público com acesso controlado, que integra o entorno com o projeto. É um espaço urbano para reuniões sociais e familiares em meio à crescente densidade não planejada do bairro, o que permite a geração de espaços coletivos e familiares em intervenções estatais destinadas à infância.

O jardim de infância, proposto pelo Gabinete do Secretário de Municipal de Obras Públicas da Prefeitura de Medellín e coordenado pelo Programa Buen Comienzo, é a primeira experiência deste tipo em edifícios públicos, o que serviu para aprovar 21 novas pré-escolas na cidade. Três delas foram realizadas através de concurso público nacional e mais de 18 foram desenvolvidos pela Empresa de Desenvolvimento Urbano de Medellín, EDU.

Pré-escola para a Primeira Infância / Giancarlo Mazzanti
Bogotá

Jardim de Infância El Porvenir / Giancarlo Mazzanti. Imagem © Rodrigo Dávila

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Descrição dos arquitetos: o desafio como arquitetos, em um contexto como o colombiano, é desenvolver projetos que sejam capazes de gerar inclusão social, o problema não radica somente em implantar e fazer edifícios em áreas deterioradas, mas também em como os projetamos para que sejam capazes de ativar novas formas de uso, apropriação e orgulho por parte das comunidades. 

Esse interesse não leva a buscar arquiteturas abertas, mutáveis e adaptáveis aos novos desafios sociais e culturais, nos interessam os sistemas de organização compostos por partes ou módulos como mecanismos de organização inteligentes os quais não estão nem fechados, nem acabados. Sua capacidade adaptativa lhes permite crescer ou adaptar-se a mais diversas situações, desenvolvendo diferentes modelos baseados nas mesmas regras de organização que podem se repetir em lugares diversos da cidade tornando nossos projetos mais econômicos e sustentáveis. 

Jardim de Infância El Pinal / Felipe Bernal Henao + Javier Castañeda Acero + Alejandro Restrepo Montoya
Medellín

Jardim de Infância El Pinal / Felipe Bernal Henao + Javier Castañeda Acero + Alejandro Restrepo Montoya. Imagem © Juan Felipe Gómez Tobón

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Descrição dos arquitetos:  o jardim de infância é, em essência, um espaço para iniciar processos de educação e socialização. Um lugar para compartilhar e aprender através do jogo, o lúdico e o encontro, aberto às famílias como componente essencial da comunidade.

O projeto está localizado na parte superior de uma colina, com vistas para a cidade. O acesso do edifício se dá através de um caminho para pedestres,  frente à uma pequena praça que gera um espaço urbano externo.

As salas de ensino e interação são volumes independentes integrados pela cobertura que se separam entre si para gerar perspectivas do pátio de brincadeiras em direção a cidade. Depois de cruzar este pátio, atrás das salas de aula, uma grande varanda serve como mirante para a cidade.

Jardim de Infância San Antonio de Prado / Ctrl G + Plan:b arquitectos
Medellín

Jardim de Infância San Antonio de Prado / Ctrl G + Plan:b arquitectos. Image © Alfonso Posada

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Descrição dos arquitetos: tratamos nosso terreno como se fosse um pedaço da paisagem na qual temos que recriar um pequeno jardim, composto por elementos diversos que se unem entre si, onde as peças possuem uma importância recíproca entre elas, e na qual se cria um lugar realmente importante graças à colaboração mútua das partes do todo.

O programa é o elemento organizador do nosso jardim. Neste, misturado com as variantes que nos proporciona a paisagem, por meio de estratégias e ações nos permite criar uma disposição e relação das partes com respeito ao todo.

A Leroteca / Lacaja Arquitectos
Cajicá

A Leroteca / Lacaja Arquitectos. Imagem © Rodrigo Dávila

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Descrição dos arquitetos: o projeto explora a forma essencial da cabana buscando expressar apenas um espaço no qual a realidade são duas completamente diferentes em forma, textura e espacialidade. O primeiro pavimento é ortogonal, branco e neutro, é um ateliê de pintura, cerâmica e música onde o protagonista do trabalho é a criança. O segundo é um espaço no qual a forma da cobertura inclinada e assimétrica conforma as paredes interiores que estão revestidas em madeira e permitem um acolhimento especial para a leitura e o trabalho com o corpo. No segundo pavimento, uma janela de correr emoldura a linha da montanha e as duas frentes transparentes da fachada buscam integrar a natureza e torná-la parte do espaço interior.

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Sobre este autor
Cita: Gerald, Richard . "8 espaços educativos para crianças na Colômbia" [8 espacios educativos para niños en Colombia] 30 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868156/8-espacos-educativos-para-criancas-na-colombia> ISSN 0719-8906

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