Universidade EAN / Daniel Bonilla + Marcela Albornoz

Universidade EAN / Daniel Bonilla + Marcela Albornoz - Mais Imagens+ 15

  • Colaboradores: María Alejandra Echeverri, Maria Paula González, Elizabeth Añaños, Sebastián Chica, Alexander Roa, Guillermo Barahona, Alex Larin.
  • Cidade: Bogotá
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Rodrigo Dávila

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício de salas de aula da Universidade EAN Sede El Nogal foi resultado de um concurso fechado, onde planejamos configurar um Campus Universitário no qual as edificações fossem tão importantes como o espaço aberto comum. Um entorno onde os estudantes se encontram, dialogam, estudam, descansam. Uma segunda casa para se educar e desfrutar.

Planta 01

A estratégia foi gerar um grande espaço coletivo, um espaço central ascendente, tipo espiral, rodeado por um Edifício de Salas de Aula (Etapa 1) e um edifício administrativo e de bem-estar.

© Rodrigo Dávila

O edifício de salas de aula corresponde a um prisma de sete níveis. No primeiro pavimento encontram-se as áreas de entrada e a biblioteca central, e nos pisos superiores estão os salões, rematando uma cobertura de uso coletivo.

Corte

O prisma é afetado por uma série de "caixas aleatórias" que rompem com a monotonia do volume e permitem alojar usos especiais como cubículos de estudo e salas de reunião.

© Rodrigo Dávila

O envelope do edifício foi desenvolvido em conjunto com os fabricantes, um elemento tensionado micro-perfurado de tonalidades verdes que atua como um filtro da luz solar. Este elemento gera uma imagem particular ao edifício e destaca as "caixas aleatórias". 

© Rodrigo Dávila

Ao tirar proveito da orientação geográfica, filtrar a incidência solar no interior, aproveitar a ventilação cruzada natural e otimizar o consumo de energia e água, os aspectos bioclimáticos próprios para um edifício desta natureza localizado em Bogotá foram levados em conta .

© Rodrigo Dávila

Adicionalmente, o edifício existente sofreu uma intervenção moderada através de um processo simples de pintura cor chocolate. Foi criado um jardim perimetral abundante que é interrompido por duas praças de esquina que conformam o ingresso pedonal.

© Rodrigo Dávila

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bogotá, Bogota, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Universidade EAN / Daniel Bonilla + Marcela Albornoz" [Universidad EAN / Daniel Bonilla + Marcela Albornoz] 21 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871773/universidade-ean-daniel-bonilla-plus-marcela-albornoz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.