Marc Cramer

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Montreal moderna: capital canadense da arquitetura

Poucas cidades no mundo contam com uma cena cultural e patrimônio arquitetônico tão vibrantes como Montreal. Com a segunda maior cidade do país, a Cidade dos Santos—como tornou-se conhecida—se firmou como um dos principais centros de design e arquitetura do mundo todo, abrigando algumas das principais feiras e eventos internacionais dedicados à comunidade criativa. Demonstrando um profundo respeito à seu contexto natural, Montreal foi nomeada assim em homenagem a montanha de três picos que fica bem no coração da cidade: o Mount Royal. Montreal, que sempre esteve na vanguarda da arquitetura e do design, continua provando que é um dos mais importantes centros para o desenvolvimento da arquitetura contemporânea no mundo todo.

© David Boyer© Steve MonpetitCortesia de Ædifica© Stephane Brugger+ 11

Terreno da Expo 67 será reurbanizado em Montreal

O projeto de reurbanização do Parc Jean-Drapeau em Montreal é um sinal de que a capital da província de Quebec está comprometida em resgatar e revalorizar seus mais importantes marcos urbanos. Depois de décadas de omissão por parte da administração local, um dos principais parques urbanos de Montreal - onde encontra-se edificada a icônica cúpula geodésica projetada por Buckminster Fuller em 1967 e uma escultura em escala urbana criada por Alexander Calder - será reurbanizado e devolvido à população como um novo e importante espaço de encontro e socialização para a comunidade local.

O tecido urbano da cidade de Montreal, talvez mais do que qualquer outra cidade canadense, foi profundamente alterado e transformado durante a segunda metade do século XX. A Exposição Internacional de 1967, popularmente conhecida como Expo 67, fez com que a cidade de Montreal ficasse mundialmente famosa, recebendo um número recorde de visitantes. A Expo 67 foi a feira mundial de maior sucesso do século 20 e provocou um boom na construção civil que se estendeu até o final da década de 1970.

© Lemay© Marc Cramer© Marc Cramer© Lemay+ 18

Concurso Internacional Place des Montréalaises - Montreal, Canadá

A Prefeitura Municipal de Montreal promove o Concurso Internacional multidisciplinar de Arquitetura de Paisagem para a nova Place des Montréalaises, um novo espaço público de alta qualidade projetado junto à estação de metrô Champ-de-Mars, na cidade de Montreal (Québec, Canadá). O objetivo do concurso inclui a requalificação das áreas anexas à Via expressa Ville-Marie, e inclui uma passagem para pedestres reconectando o tecido urbano do centro histórico e suas áreas anteriormente periféricas, os chamados faubourgs, potencializando a rede de espaços públicos de qualidade entre Praça Victoria e Praça Viger, num orçamento total de $34,080,000.

Casa T / Natalie Dionne Architecture

© Marc Cramer
© Marc Cramer
Sutton, Canadá

© Marc Cramer© Marc Cramer© Marc Cramer© Marc Cramer+ 19

Casa Bord-du-Lac / Henri Cleinge

© Marc Cramer© Marc Cramer© Marc Cramer© Marc Cramer+ 16

Dorval, Canadá
  • Arquitetos: Henri Cleinge
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9900 ft²
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012

Irène / KANVA

© Jimmy Hamelin
© Jimmy Hamelin
  • Arquitetos: KANVA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012

© Marc Cramer© Marc Cramer© Marc Cramer© Marc Cramer+ 16