O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Canadá
  5. Natalie Dionne Architecture
  6. 2013
  7. Casa T / Natalie Dionne Architecture

Casa T / Natalie Dionne Architecture

Casa T / Natalie Dionne Architecture
© Marc Cramer
© Marc Cramer
  • Arquitetos

  • Localização

    Sutton, Canadá
  • Arquiteto Responsável

    Natalie Dionne Architecture
  • Equipe de Projeto

    Natalie Dionne e Martin Laneuville
  • Área

    300.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Marc Cramer © Marc Cramer © Marc Cramer © Marc Cramer + 19

  • Colaboradores

    Claude Lafrance and Marie -Andrée Larivière
  • Engenheiro Estrutural

    Alain Mousseau -Calculatec consulting engineers Inc.
  • Horticultor da Paisagem

    Jocelyn Lussier Topia Garden Solutions
  • Consultor Green Building

    Jean -Philippe Beaulieu, engineer synAIRgis
  • Empreiteiro Geral

    Roger Elijah
© Marc Cramer
© Marc Cramer

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa T, um retiro rural nos arredores da região do Quebec Oriental foi projetado por NDA para uma família de Montreal muito urbana ocupada. É inspirado nos escritos de Plínio, o Jovem, cujas sensuais descrições de duas grandes vilas italianas que remontam à antiguidade estimulam a imaginação e obriga-nos a contemplar o seu lugar na paisagem circundante.

© Marc Cramer
© Marc Cramer

A casa foi colocada em uma clareira na floresta em um platô no alto de uma colina que oferece belas vistas a rolar por vales agrícolas e montanhas distantes. Após a chegada, dois volumes com escassas aberturas revelam-se como blocos suavemente depositados em um campo verde. O primeiro volume, de 2 andares e de u forma basicamente cúbica é revestido com madeira nas laterais. O segundo, um retângulo térreo de 24 m de comprimento, enterrado no chão em uma extremidade e em balanço sobre o morro do outro lado, está envolto em painéis de cimento composto. O centro da composição é um espaço vazio de transição entre esses dois volumes: ambiente transparente que se abre para um panorama espetacular de serras Apalaches com os picos do Monte Sutton no horizonte.

© Marc Cramer
© Marc Cramer

Tomando sugestões de seu ambiente bucólico, esta arquitetura é definida e modulada pelas vistas naturais, a luz solar e a topografia do local. A casa, os seus jardins, terraços e piscina, promoveram uma planta cruciforme orientada ao longo dos eixos Norte-Sul e Leste-Oeste. Em planta, a casa gira em torno de três partes distintas, dispostas na forma da letra 'T'. Uma parte acomoda a sala de estar, outra, os quartos de hóspedes e a terceira abriga a cozinha com o quarto principal no andar de cima.

© Marc Cramer
© Marc Cramer

A sala de jantar, o lugar da congregação que une estas partes todas, encontra-se no cruzamento de três vistas cardeais. A leste, a visão se abre para a paisagem de montanhas distantes e um deck de madeira, que aproveita o sol nascente. Ao sul, o espaço central estende-se para um pátio onde uma piscina mineral retilínea e esguia leva à floresta de madeira. Por fim, a oeste com vista para um jardim de água, vemos a entrada e o campo verde com as florestas que sobem no morro por trás dele. É deste lado que a sala de jantar, à noite é banhada pelos últimos raios do sol.

© Marc Cramer
© Marc Cramer

O ambiente em casa também é muito afetado pela presença da água. A piscina, o jardim da água, e o córrego adjacente que flui suavemente para a lagoa abaixo, fornecem um fundo com suave soar do farfalhar da água. A iluminação sutil destes meios aquosos somando-se a iluminação da casa torna o lugar lindo durante a noite.

© Marc Cramer
© Marc Cramer

Detalhes do acabamento, interior e exterior, são a alma da casa. Móveis fixos e embutidos foram concebidos com atenção aos detalhes e executados com precisão, seja onde está a lareira, estantes na sala de estar, portas de borboleta para os quartos de hóspedes, móveis de cozinha (com sua ilha flutuante), armários e nichos do banheiro ou as persianas de madeira e a cama do quarto principal. O mesmo cuidado se aplica aos acabamentos de paredes exteriores de madeira queimada, placa de cimento, aço corten e brancos painéis de carvalho que penetram no interior. Da mesma forma, a continuidade das superfícies horizontais em concreto, calcário e ardósia também ajudam a diluir as fronteiras entre os lados de dentro e de fora.

© Marc Cramer
© Marc Cramer

A Casa T, foi concebida como uma obra prima em termos das especificações técnicas e é certificada pela Novoclimat. Um sistema de climatização geotérmica reduziu a dependência de recursos energéticos em um ambiente rural. As aberturas foram aplicadas como uma função do clima e a orientação assegura o conforto de cada espaço no Inverno, bem como no verão. Janelas vis-à-vis (correspondentes) operáveis ​​proporcionam ventilação cruzada natural.

© Marc Cramer
© Marc Cramer

Ao norte, a casa tem poucas aberturas. Ao sul, o teto do espaço central se projeta para o pátio apenas o suficiente para proteger o lobby do superaquecimento no verão, permitindo que os raios de inverno penetrem e tragam ganho solar. Concreto e piso de pedra natural, preservam o frescor no verão, exposto à luz solar direta e equipado com um sistema de aquecimento a água quente, que proporciona conforto ideal durante as estações frias.

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Cita: "Casa T / Natalie Dionne Architecture" [T House / Natalie Dionne Architecture] 02 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/173702/casa-t-slash-natalie-dionne-architecture> ISSN 0719-8906