O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação Coletiva
  4. Canadá
  5. KANVA
  6. 2012
  7. Irène / KANVA

Irène / KANVA

Irène / KANVA
© Jimmy Hamelin
© Jimmy Hamelin

© Marc Cramer © Marc Cramer © Marc Cramer © Marc Cramer + 16

© Marc Cramer
© Marc Cramer

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de uma residência urbana, Irène, localizado na vila de St-Henri, em Montreal, exemplifica a inovação como uma valiosa ferramenta de projeto para individualizar uma edificação na cidade. Painéis de alumínio perfurados foram customizados em um novo envelope exterior que envolve o acréscimo dos três andares superiores acima de um edifício industrial existente. Construindo uma analogia com uma cortina teatral, a pele metálica atua igualmente de esconder e revelar a atividade interna, servindo uma função performativa que adiciona um toque de espetáculo para a vizinhança.

Cortesia de KANVA
Cortesia de KANVA

O processo de projeto foi proeminentemente incorporado através do edifício; as medidas tomadas durante o projeto conceitual e as fases de pesquisa e desenvolvimento conduziram à decisão de fazer uma característica arquitetônica a personalidade icônica do projeto. Irène substancia a incorporação de um conceito poético em conjunção com um desafio técnico de inovação para dar origem a um projeto funcional, viável e estético.

© Jimmy Hamelin
© Jimmy Hamelin

O terreno apresentou a oportunidade de renovar e restabelecer uma edificação industrial de dois pavimentos datada de 1938. Um esforço considerável foi feito para estudar e entender tanto a edificação residual e o contexto circundante, atualmente passando por uma importante revitalização urbana. Para a adição de três pavimentos, a ideia era de criar a impressão de uma luz e um volume flutuante acima da existente base sólida - uma superestrutura contrastante que, em virtude de sua diferença, dá origem a um diálogo entre o velho e o novo, tradição e contemporaneidade, o edifício e seus arredores.

© Marc Cramer
© Marc Cramer

Uma brincadeira entre transparência e opacidade definiu um padrão de perfuração que fez uso de três diferentes furos e espaçamentos. Estes painéis modulares criaram uma imagem geral replicando a analogia da cortina. Como uma pele, este elemento na fachada sul permite que a edificação respire, enquanto serve como um elemento de sombreamento. Seu sistema de painéis operados pelos usuários permite que os ocupantes possam ter controle de variáveis como ventilação, iluminação e privacidade.

Cortesia de KANVA
Cortesia de KANVA

Traduzindo a imagem conceitual em um produto tangível foi um procedimento complexo o que implica uma extensa pesquisa e design, modelagem, teste e resolução de problemas no local. Este tipo de solução nunca havia sido utilizada no clima severo do Norte. Os componentes operáveis ​​pelos usuários precisavam ser projetados para suportar os desafios climáticos, tais como ciclos de congelamento / descongelamento interferências de neve / gelo e rajadas de vento.

© Marc Cramer
© Marc Cramer

Um modelo do sistema de painéis em escala real  foi erguido para estudar questões de operacionalidade, estética, viabilidade, durabilidade, impermeabilização, padrões de vento, triagem solar (tamanho da perfuração ideal), transparência / opacidade de luz e privacidade. Isto permitiu um aperfeiçoamento do sistema de fachada antes das validações in loco.

Fachada e Modelo
Fachada e Modelo

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
KANVA
Escritório
Cita: "Irène / KANVA" [Irène / KANVA] 26 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/99574/irene-slash-kanva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.