Montreal moderna: capital canadense da arquitetura

Poucas cidades no mundo contam com uma cena cultural e patrimônio arquitetônico tão vibrantes como Montreal. Com a segunda maior cidade do país, a Cidade dos Santos—como tornou-se conhecida—se firmou como um dos principais centros de design e arquitetura do mundo todo, abrigando algumas das principais feiras e eventos internacionais dedicados à comunidade criativa. Demonstrando um profundo respeito à seu contexto natural, Montreal foi nomeada assim em homenagem a montanha de três picos que fica bem no coração da cidade: o Mount Royal. Montreal, que sempre esteve na vanguarda da arquitetura e do design, continua provando que é um dos mais importantes centros para o desenvolvimento da arquitetura contemporânea no mundo todo.

Montreal moderna: capital canadense da arquitetura  - Imagem 2 de 11Montreal moderna: capital canadense da arquitetura  - Imagem 3 de 11Montreal moderna: capital canadense da arquitetura  - Imagem 4 de 11Montreal moderna: capital canadense da arquitetura  - Imagem 5 de 11Montreal moderna: capital canadense da arquitetura  - Mais Imagens+ 6

Montreal moderna: capital canadense da arquitetura  - Imagem 10 de 11
Revival of the Casino of Montréal. Imagem © Stéphane Groleau

Tendo sido reconhecida pela UNESCO como a Capital Canadense da Arquitetura, Montreal combina um vasto patrimônio histórico industrial, como usinas e refinarias, com projetos arquitetônicos experimentais como a Biosfera Geodésica de Montreal, projetada por Buckminster Fuller e o famoso projeto residencial Habitat 67 de Moshe Safdie. Contando com uma ampla programação cultural de primeira linha, Montreal abriga algumas das principais instituições dedicadas à arquitetura e o design no país como a McGill University e o Canadian Centre for Architecture. Isso significa que, Montreal é uma cidade que busca promover a educação e engajamento cívico através de iniciativas públicas. Esta predisposição se torna evidente na quantidade de festivais de música e cinema realizados na cidade todos os anos, assim como na quantidade de edifícios inovadores que encontramos em suas principais ruas e avenidas. Abrigando programas públicos e acessíveis, os projetos que apresentaremos à seguir revelam ainda soluções construtivas inovadoras e formas atraentes.

Centro Cultural de Notre-Dame-de-Grâce / Atelier Big City, FSA Architecture e L’OEUF Architects

Montreal moderna: capital canadense da arquitetura  - Imagem 3 de 11
© Steve Monpetit

O Centro Cultural de Notre-Dame-de-Grâce, CCNDG, é o último projeto na Benny Farm, um complexo habitacional para veteranos da Segunda Guerra Mundial remodelado no distrito de Notre-Dame-de-Grâce - NDG. O CCNDG é a peça final inserida em uma história de décadas de ativismo social, memória e um processo de design colaborativo que sempre rejeitou a oportunidade de uma comunidade inclusiva em expansão.

Bibliothèque du Boisé / Consortium Labonté Marcil, Cardinal Hardy, Eric Pelletier Architects

Montreal moderna: capital canadense da arquitetura  - Imagem 7 de 11
© Yien Chao

A Bibliothèque du Boisé de Montreal foi concebida para fomentar a sensação de identidade e pertencimento ao mesmo tempo que instiga a curiosidade. Implantada entre o Bulevar Thimens e o Parque Marcel-Laurin, a Biblioteca ocupa uma área de aproximadamente 5.000 m² e encontra-se profundamente integrada à seu contexto específico.

Novo Pavilhão das Artes e Sala de Concertos de Quebec / Provencher Roy + Associés Architects

Montreal moderna: capital canadense da arquitetura  - Imagem 9 de 11
© Marc Cramer

O Pavilhão e Sala de Concertos Claire e Marc Bourgie é um projeto de ampliação do Museu de Belas Artes de Montreal (MMFA). Proporcionando um incremento de 20% na área total do museu, o novo Pavilhão foi concebido com o principal intuito de ampliar as áreas expositivas dedicadas à apresentação das coleções de arte histórica e contemporânea do Museu de Arte Canadense do Québec.

Quartier Des Spectacles / Ædifica

Montreal moderna: capital canadense da arquitetura  - Imagem 4 de 11
Cortesia de Ædifica

O novo edifício do Quartier des Spectacles foi projetado pela Ædifica em parceira com a Gilles Huot Architects. Projetado para atender rigorosos padrões de sustentabilidade (LEED-NC), este edifício de seis pavimentos está localizado na interseção entre a Rua St. Catherine com o Bulevar Laurent em pleno coação do projeto de revitalização da região central de Montreal.

Parcours Gouin Parc Pavilion / Birtz Bastien Beaudoin Laforest architects + Provencher Roy

Montreal moderna: capital canadense da arquitetura  - Imagem 2 de 11
© David Boyer

O Pavilhão Parcours Gouin está localizado no Parque Basile-Routhier em Montreal, no bairro Ahuntsic-Cartierville, próximo ao parque linear à beira-rio Rivière des Prairies. O projeto foi encomendado pelas autoridades municipais como um edifício “net-zero” e que servisse como um símbolo para promover o futuro desenvolvimento sustentável na região.

Espace C2 / Sid Lee Architecture

Montreal moderna: capital canadense da arquitetura  - Imagem 6 de 11
© Adrien Williams

O Espace C2 é o centro de conferências que coroa o hotelFairmont The Queen Elizabeth em Montreal, a peça central do campus de negócios do hotel e um marco da cidade. Na cobertura de tal edifício, o Espace C2 é uma estrutura icônica que presta homenagem à criatividade e ao potencial da cidade.

Maison des Étudiants de l'ÉTS / Menkès Shooner Letourneaux Architectes

Montreal moderna: capital canadense da arquitetura  - Imagem 5 de 11
© Stephane Brugger

Após quatro longos anos de muito trabalho, a Maison des étudiants de l'École de technologie supérieure (ÉTS) foi finalmente inaugurada no ano de 2016, promovendo a requalificação de todo o bairro no distrito de Griffintown. Inspirado na arquitetura da antiga casa de gelo que um dia ocupou este terreno, o volume da Maison des étudiants se revela cristalino e leve, aberto e arejado.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Montreal moderna: capital canadense da arquitetura " [Modern Montréal: Canada's City of Design] 03 Dez 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952513/montreal-moderna-capital-canadense-da-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.