Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Luc Roymans

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Esquadrias minimalistas com perfis de aço de alta rigidez: máxima transparência e desenho sutil

Após séculos utilizando a madeira para o desenvolvimento de carpintaria de janelas e portas, o racionalismo do século XX começou a adotar um novo material para esses fins: o aço. Impulsionado pela produção industrial e promovido por arquitetos como Adolf Loos, Mies van der Rohe e Le Corbusier, o aço evoluiu para gerar estruturas cada vez mais finas e resistentes. No entanto, materiais eficientes e de baixo custo, como alumínio e PVC, começaram gradualmente a substituir seu uso maciço, aumentando a dimensão dos marcos e removendo a "limpeza" de uma arquitetura que começou a integrar grandes painéis de vidro em suas fachadas. .

Atualmente, as novas tecnologias aprimoram seus processos de produção, desenvolvendo perfis mínimos de alta rigidez e precisão, que aproveitam ao máximo a transparência do vidro e oferecem novos recursos de conforto e segurança. Conversamos com os especialistas da empresa Jansen para aprofundar sua aplicação na arquitetura contemporânea.

LocHal Library / CIVIC architects + Braaksma & Roos architectenbureau + Inside Outside + Mecanoo. Image © Stijn Bollaert Museo Bauhaus Dessau / Addenda Architects. Image © Thomas Meyer Cortesía de Jansen Futurium Berlin / Richter Musikowski. Image © Schnepp Renou + 30

Como especificar o vidro correto em um projeto de arquitetura

Atualmente, a tecnologia dos vidro evoluiu para fornecer soluções específicas e eficazes para cada projeto arquitetônico. Há tantas opções disponíveis que é necessário estudar as propriedades dos diferentes produtos, bem como as condições particulares que influenciarão as janelas e portas envidraçadas que estamos projetando.

Quais variáveis devemos considerar e priorizar ao escolher os vidros de nossos projetos? Como equilibrar estética com funcionalidade e eficiência? Conversamos com os especialistas técnicos da Cristales Dialum para mergulhar no complexo mundo do vidro e, assim, entender melhor o caminho que devemos seguir para especificar corretamente e garantir a qualidade de vida das pessoas que habitarão nossos projetos.

Piscinas cobertas: Trazendo a tranquilidade da água para os espaços internos

Dentro da arquitetura, a água evoca sentimentos de calma e bem-estar. O elemento influenciou os projetos através de sua natureza dinâmica e fluida. Com os recentes avanços tecnológicos, os arquitetos criaram algumas das intersecções mais inesperadas e inovadoras entre os projetos e a água.

Abaixo, fornecemos um conjunto de piscinas internas que destacam a aplicação da água em diferentes espaços, mostrando sua relação com a materialidade e o uso.

Esta coleção é um dos muitos agrupamentos interessantes de conteúdo feitos por nossos usuários registrados. Lembre-se que você pode salvar e gerenciar o que te inspira no My ArchDaily. Crie sua conta aqui.

© Mariela Apollonio © Yoshihiro Koitani + Aby Helfon y Ramón Helfon © Héctor Fernández Santos-Díez © Vinicius Nunes + 30

Casa Corten / DMOA Architecten

© Luc Roymans © Luc Roymans © Luc Roymans © Luc Roymans + 21

Casas  · 
Kontich, Bélgica
  • Arquitetos: DMOA Architecten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 540.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2013

Pivotante, deslizante, camarão e paredes cortina: diferentes tipos de janelas em 11 edifícios

Embora todas as janelas tenham funções em comum, como permitir a passagem da luz, fornecer ventilação e focar as diferentes visões, esses objetivos podem ser aprimorados por meio de uma série de opções úteis. Dependendo da orientação do edifício, condições climáticas, direção do vento e ponto de vista arquitetônico, cada modelo de janela específico pode fazer a diferença dentro de um projeto, melhorando a usabilidade e a qualidade espacial e ambiental de cada espaço.

Abaixo, apresentamos tipos de janelas que podem ser encontradas nas residências atuais, especificamente em 11 projetos previamente publicados em nosso site.

Headquarters 'Le Duff Group' / Ateliers 2/3/4/ | ArchDaily. Image © Juan Sepulveda Villa RR / Reitsema and Partners Architects. Image © Ronald Tilleman Villa X / Barcode Architects. Image © Christian van der Kooy PIVEXIN Technology HQ / MUS Architects. Image © Tomasz Zakrzewski + 36

Casa Passiva SMETVANDERVEKEN / denc!-studio

© Luc Roymans © Luc Roymans © Luc Roymans © Luc Roymans + 25

Casas  · 
Grimbergen, Bélgica
  • Arquitetos: denc!-studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 234.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2015

Pátios, salas de espera e recepções: 43 exemplos de arquitetura hospitalar

© Tiago Casanova © Andrés Valbuena © Neave Bozorgi © JUNGLIM Architecture + 44

Hospitais e projetos relacionados à saúde devem seguir diretrizes específicas baseadas nas normas e legislação de cada país. Essas diretrizes facilitam o processo de projeto de espaços de alta complexidade, como áreas de cirurgia, hospitalização, diagnósticos, laboratórios e circulações.

Existem alguns espaços, no entanto, que permitem maior grau de liberdade projetual: salas de espera, áreas de recepção e espaços ao ar livre. Estes são espaços que têm potencial de expressar o caráter do hospital e criar atmosferas desejáveis. Para inspirar você em seus próximos projetos, selecionamos 43 exemplos que mostram como a criatividade e a qualidade de um espaço andam junto com a funcionalidade.

12 Exemplos de como incorporar uma piscina no interior de uma casa

© Benjamin Benschneider © Pieters Kers & Patrick Voigt © Nathan Rader © Fernando Guerra – FG+SG + 13

Esta semana, apresentamos uma seleção de fotografias de casas com piscinas em seus interiores. São 12 projetos que apresentam diferentes ideias e soluções de como incorporar a água no espaço cotidiano de uma residência, resolvendo os problemas de carga, umidade e infiltrações. Veja, a seguir, imagens feitas por fotógrafos como Mariela Apollonio, Kent Soh e Marcello Mariana.

11 Casas com os melhores espaços de pé-direito duplo

© Koji Fujii / Nacasa & Partners
© Koji Fujii / Nacasa & Partners

© Hiroyuki Oki © Rena Lorenz Cortesía de Seets + Spectacle © Ikuya Sasaki + 13

Espaços de pé-direito duplo são recursos projetuais interessantes que permitem conectar verticalmente os ambientes de uma casa, além de melhorar as qualidades funcionais e estéticas dos cômodos. Vistos com mais frequência em salas e cozinhas, estes espaços potencializam os encontros visuais e físicos no projeto. Veja, a seguir, uma seleção de casas com pé-direito duplo fotografadas por nomes como Kim Zwarts, Rena Lorenz e Shigeo Ogawa.

Fotos da Semana: 15 casas e seus habitantes

Cortesía de Atelier Vens Vanbelle
Cortesía de Atelier Vens Vanbelle

Estamos acostumados a ver fotografias em que a arquitetura é registrada isoladamente, sem pessoas, ou, em alguns casos, com modelos cuja função é oferecer uma noção da escala. Nessa edição de Fotos da Semana, compilamos fotografias de casas com seus moradores, deslocando o foco da arquitetura enquanto objeto, e reforçando a ideia de arquitetura enquanto lugar habitado. Veja, a seguir, nossa seleção que conta com imagens de Luc Roymans, Adrien Williams, Fernando Schapochnik, entre outros.

© Toby Scott © Fernando Guerra © Sasha Juliard © Isaac Ramírez Marín + 16

Fotos da Semana: 20 imagens de arquitetura e animais

Para os amantes dos animais, realizamos uma seleção especial de fotografias de arquitetura em que estão presentes nossos companheiros quadrúpedes. Embora pouco recorrentes nas imagens de obras arquitetônicas, a presença de animais faze parte de composições de alguns expoentes da fotografia como BoysPlayNice, Jesus Granada e Rafael Gamo. A seguir, selecionamos 20 imagens criativas onde encontramos cavalos, ovelhas, vacas, cabras, cachorros, gatos e até elefantes.

A Tela / DMOA architects

© Luc Roymans © Luc Roymans © Luc Roymans © Luc Roymans + 36

Casas  · 
Bierbeek, Bélgica
  • Arquitetos: DMOA architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 440.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2015

Fotos da Semana: arquiteturas de tijolo

É inegável que arquitetos amam tijolos; não apenas pela atmosfera aconchegante que ajudam a criar, mas também pela diversidade de expressões que podem ser alcançadas quando são empregados de forma criativa. Dependendo da disposição dos blocos ou fiadas, é possível chegar a resultados originais e atraentes. Esta expressividade é o que fotógrafos como Hiroyuki Oki, Gustavo Sosa Pinilla e François Brix têm tentado registrar em suas imagens. Nelas, a luz é o elemento essencial da composição, permitindo controlar a intensidade de cor, contrastar os cheios e vazios e potencializar as impressionantes texturas dos tijolos.

© Courtesy of Atelier Alter © Photographix © Trieu Chien © Su Shengliang + 11

Casa na Antuérpia / Sculp[IT]

© Luc Roymans © Luc Roymans © Luc Roymans © Luc Roymans + 33

Ampliação  · 
Antuérpia, Bélgica
  • Arquitetos: Sculp[IT]
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2015

Dia Mundial da Fotografia 2015: As 10 imagens mais marcadas no Meu ArchDaily

"Toda imagem conta uma estória" - ao menos segundo o cantor Rod Stewart. Mas que estórias são essas? No ArchDaily Brasil, sabemos que as vezes a habilidade necessária para registrar um edifício bem pode ser tão importante quanto a própria qualidade do edifício, então, para celebrar o Dia Mundial da Fotografia, decidimos investigar um pouco as imagens mais populares de nossa página. Selecionamos as fotografias mais marcadas do Meu ArchDaily e entramos em contato com os fotógrafos para saber mais sobre as imagens. Veja a seguir as dez fotos mais populares e conheça as estórias por trás de seis delas.

Casa BRZ / P8 architecten

© Luc Roymans © Luc Roymans © Luc Roymans © Luc Roymans + 28

Casas  · 
Antuérpia, Bélgica
  • Arquitetos: P8 architecten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 69.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2012

Casa K / GRAUX & BAEYENS Architecten

© Luc Roymans © Luc Roymans © Luc Roymans © Luc Roymans + 28

Casas  · 
Buggenhout, Bélgica