Jorge Taboada

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Arquitetura no México: projetos para entender o território de Quintana Roo

OCEANA / rdlp arquitectos. Imagem © Jorge TaboadaSabor a Miel / reyesrios+larraín arquitectos + Gabriel Konzevik. Imagem © Onnis LuqueCasa de veraneio Azul Nomeolvides / Samantha Calzada. Imagem © Bernardo Buendía BoschCasa Entre Árvores / AS Arquitectura. Imagem © David Cervera+ 14

Quintana Roo é um estado localizado na região sudeste do México, faz fronteira geográfica com Belize e os estados de Yucatan e Campeche, e tem frente para o Golfo do México e o Mar do Caribe. Tem 50 212 km² e é o nono estado menos populoso do país. Sua capital é Chetumal e sua cidade mais populosa é Cancún. Há várias razões pelas quais Quintana Roo é um estado com uma importante riqueza cultural, uma delas é seu turismo de classe mundial, que o levou a ter um dos oito aeroportos internacionais do país, além de ser reconhecido pela Organização Mundial do Turismo.

Arquitetura no México: projetos para entender o território do Estado do México

Casa Palmas / DOSA STUDIO. Imagem © Onnis LuqueLas Torres / Hierve-Diseñeria. Imagem © Rafael GamoEstação San José / FRPO Rodriguez & Oriol. Imagem © LGM StudioCasa Martínez Mondragón / AVM Arquitectura. Imagem © Álvaro Morera+ 34

O Estado do México é um estado localizado na região centro-sul do país, que faz fronteira com os estados de Querétaro, Hidalgo, Tlaxcala, Puebla, Morelos e Cidade do México. Tem 22.357 km² de área e é o sétimo estado menos extenso do país. Sua capital mais populosa é Toluca, e sua cidade mais populosa é Ecatepec.

Igreja e Salão Multiuso Fuego Nuevo / WRKSHP arquitectura | urbanismo

© Pentaprisma© Pentaprisma© Pentaprisma© Pentaprisma+ 24

Monterrey, México
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  1265
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2021
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Adobe, AutoDesk, Cemex

Arquitetura no México: projetos para entender o território de Veracruz

CANCHA / Rozana Montiel | Estudio de Arquitectura. Image © Sandra PereznietoEstação de Bombeiros BOCA / Taller DIEZ 05. Image © Luis GordoaForo Boca / Rojkind Arquitectos. Image © Jaime NavarroCasa Ivanna / OBRA BLANCA. Image © Adrián Llaguno / Documentación Arquitectónica+ 27

Veracruz é um estado localizado na região leste do México, limitado geograficamente pelos estados de Tamaulipas, Tabasco, Chiapas, Oaxaca, Puebla, Hidalgo e San Luis Potosí, fazendo frente com o Golfo do México. Conta com 71 820 km² de superfície e é o terceiro estado mais populoso do país.

Arquitetura mexicana: projetos para entender o território de Puebla

Quinta Gaby / Taller Tlaiye. Image © Yoshihiro KoitaniEdificio Amani / Archetonic. Image © Yoshihiro KoitaniMuseo Internacional del Barroco / Toyo Ito. Image © Patrick López JaimesMIRA / Dionne Arquitectos + Metarquitectura + JAR Jaspeado Arquitectos + Adaptable. Image Cortesía de Dionne Arquitectos+ 41

O estado de Puebla localiza-se na região do planalto central mexicano, fazendo fronteira com os estados vizinhos de Tlaxcala, Hidalgo, Veracruz, Oaxaca, Guerrero, Morelos e Estado do México. Com mais de 34 mil km² de superfície, Puebla é um dos estados mais densamente povoados do país. A capital, que empresta o seu nome ao estado, é uma das cidades não litorâneas mais visitadas em todo território nacional, atraindo milhares de turistas todos os anos.

Archigram e a distopia da habitação em pequena escala

"Paraísos Siniestros". Image © Jorge TaboadaUn Cuarto Más / ANTNA. Image © Jaime NavarroUna pequeña casa australiana / CABN. Image Cortesía de CABN© Deutsches Architekturmuseum+ 8

Até os dias de hoje, não se sabe bem ao certo às origens do movimento “tiny” na arquitetura. Entretanto, se formos olhar mais à fundo a história da arquitetura e como nossos modos de vida foram se transformando ao longo do tempo, é possível encontrar algumas pistas sobre as bases e os princípios deste movimento, o qual vem ganhado força dia após dia, questionando os nossos excessos e promovendo um estilo de vida mais flexível e minimalista.

Antipadrões da habitação social na América Latina

Continuando a série de artigos desenvolvidos por Nikos A. Salingaros, David Brain, Andrés M. Duany, Michael W. Mehaffy e Ernesto Philibert-Petit, as reflexões sobre a habitação social na América Latina são agora abordadas do ponto de vista antagônico de crenças desatualizadas. Nestas, noções e erros cometidos - em alguns casos simplesmente por inércia - são discutidos no contexto latino-americano, e as soluções adaptáveis focam no longo prazo e nas raízes urbanas dos moradores.

Arquitetos e engenheiros sugerem um “SUS da habitação social”

Arquitetos e engenheiros lançaram um chamamento para que a assistência técnica gratuita para o projeto, reforma ou construção de habitações de interesse social, já prevista em legislação de 2008, “seja mais do que uma lei, seja uma Política de Estado, como parte do direito social à moradia previsto na Constituição”. 

O apelo foi feito na abertura do Seminário de Assistência Técnica em Habitação Social que o CAU/BR e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) promoveram em Brasília no dia 15 deste mês. Se a sugestão for aceita, o Brasil contaria com o equivalente a um “SUS da habitação social”. A proposta faz parte da “Carta-Aberta aos Candidatos às Eleições de 2018 pelo Direito à Cidade” recém lançada pelo CAU/BR e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Residência ER / GLR Arquitectos

© Jorge Taboada
© Jorge Taboada

© Jorge Taboada© Jorge Taboada© Jorge Taboada© Jorge Taboada+ 17

Monterrey, México
  • Arquitetos: GLR Arquitectos; GLR Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  935
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2017

Paraísos sinistros: habitação de interesse social no México, por Jorge Taboada

"Alta Densidade" é um projeto realizado pelo arquiteto Jorge Taboada, o qual é composto por uma série de fotografias aéreas que procuram revelar as histórias de nossas cidades. Esta série em forma de documentário apresenta-se como uma espécie de "vestígio arqueológico" no qual "as pessoas são privadas de sua identidade, tornando-se invisíveis".

"A cidade como resultado de modelos matemáticos torna-se apenas uma textura quando vista desde cima. Uma testemunha construída com areia e cimento, uma repetição infinita, um surpreendente “paraíso sinistro” e geométrico.

Casa MT / GLR Arquitectos

© Jorge Taboada© Jorge Taboada© Jorge Taboada© Jorge Taboada+ 28

Monterrey, México
  • Arquitetos: GLR Arquitectos; GLR Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  1900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2015

Torre Olmo / LEAP Laboratorio en Arquitectura Progresiva

© Jorge Taboada© Jorge Taboada© Jorge Taboada© Jorge Taboada+ 17

Centro Comunitário San Bernabé / Pich-Aguilera Arquitectos

© Jorge Taboada© Jorge Taboada© Jorge Taboada© Jorge Taboada+ 29

Edifício Comercial "Offices On The Green" / PLADIS Arquitectos

© Sergio de Lara© Sergio de Lara© Jorge Taboada© Sergio de Lara+ 32

San Pedro Garza García, México
  • Arquitetos: PLADIS Arquitectos; PLADIS Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  28500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2011

Torre San Pedro / rdlp arquitectos

© Jorge Taboada© Jorge Taboada© Jorge Taboada© Jorge Taboada+ 35

  • Arquitetos: rdlp arquitectos; rdlp arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  31400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Grupo Arca, Panel Rey, Stonia

Torres Magma / GLR arquitectos

© Jorge Taboada
© Jorge Taboada

© Jorge Taboada© Jorge Taboada© Jorge Taboada© Jorge Taboada+ 30

  • Arquitetos: GLR arquitectos; GLR arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  38450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2013
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Hunter Douglas, Duchateau, Porcelanosa Grupo

Casa CH / GLR Arquitectos

© Jorge Taboada© Jorge Taboada© Jorge Taboada© Jorge Taboada+ 25

Monterrey, México
  • Arquitetos: GLR Arquitectos; GLR Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área :  850
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano :  2013
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes :  Grupo Arca