O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. México
  5. PLADIS Arquitectos
  6. 2011
  7. Edifício Comercial "Offices On The Green" / PLADIS Arquitectos

Edifício Comercial "Offices On The Green" / PLADIS Arquitectos

Edifício Comercial "Offices On The Green" / PLADIS Arquitectos
Edifício Comercial "Offices On The Green" / PLADIS Arquitectos, © Jorge Taboada
© Jorge Taboada

© Sergio de Lara © Sergio de Lara © Jorge Taboada © Sergio de Lara + 32

Descrição enviada pela equipe de projeto. Conceitualizado como uma alusão à arquitetura vernacular do Nordeste do México, onde os sistemas de construção tradicionais se complementam com sistemas de eficiência energética para se adaptar ao meio, o icônico edifício Offices On The Green encontra-se no corredor urbano de maior desenvolvimento econômico da cidade de San Pedro Garcia, NL México.

© Sergio de Lara
© Sergio de Lara

O térreo, além do acesso principal, conta com espaços de comércio, que misturam e satisfazem algumas necessidades imediatas do conjunto, sendo um complemento adequado para a vida própria do edifício. 

© Jorge Taboada
© Jorge Taboada

Seus seis pavimentos de oficinas estão dispostos de forma escalonada que diminuem sua área para a incorporação de terraços ajardinados. Sua formalidade volumétrica externa é uma solução à legislação municipal, que indica que a relação de altura do edifício está em consequência da proximidade deste com seus vizinhos, isto é, a linha diagonal imaginária que marca a relação proximidade vs altura em respeito às edifícações contíguas, resultaram no jogo de volumes na fachada sul. Isto permite oferecer espaços de descanso e contemplação aos usuários, além de refrescar a fachada com maior incidência solar.

Corte
Corte

Parte modular da conceituação do edifício é a expressão de uma fachada composta por duas peles, cada uma com seu caráter próprio, mas ainda assim complementares. Esta segunda fachada permite um efeito térmico, que ajuda a redução da temperatura interna do edifício em até 10º e isto se traduz na diminuição tanto do gasto inicial como do consumo dos sistemas de resfriamento.

© Jorge Taboada
© Jorge Taboada

As superfícies envidraçadas das fachadas permitem uma extraordinária vista em direção à um dos principais campos de golfe da cidade, à imponente cadeia de montanhas da Sierra Madre Mexicana, a reserva natural Cerro de las Mitras e ao icônico Cerro de la Silla.

© Jorge Taboada
© Jorge Taboada

“Cada um dos elementos que compõem a envoltória exterior do edifício cria uma imagem de vanguarda alusiva às mais detalhadas peças da joalheria mexicana."

© Sergio de Lara
© Sergio de Lara

As provas técnicas e os custos preliminares obtidos em papel foram corroborados através de medição de temperaturas tanto no exterior como no interior em um laboratório na escala 1:1 construído no local que emulava as condições de projeto do edifício, comparando a proposta da dupla envoltória com uma solução tradicional. 

Edifício Comercial "Offices On The Green" / PLADIS Arquitectos, © Jorge Taboada
© Jorge Taboada

Como resultado da estratégia de ventilação passiva, provocada pelo efeito chaminé da fachada dupla, além de contar com sistemas de recolhimento de águas pluviais, que é utilizada para regar os canteiros do conjunto, foi comprovada a rentabilidade desta especificação, diminuindo os gastos iniciais de operação, permitindo o edifício contar com uma vigência no mercado de mais de 20 anos.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Edifício Comercial "Offices On The Green" / PLADIS Arquitectos" [Offices On The Green / PLADIS Arquitectos] 10 Jun 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768012/edificio-comercial-offices-on-the-green-pladis-arquitectos> ISSN 0719-8906