Edifício Comercial "Offices On The Green" / PLADIS Arquitectos

Edifício Comercial Offices On The Green / PLADIS Arquitectos - Mais Imagens+ 27

San Pedro Garza García, México
  • Construção: PLADIS
  • Consultoria Bioclimática: Biotech
  • Luminotécnico: Opendark
  • Cidade: San Pedro Garza García
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Conceitualizado como uma alusão à arquitetura vernacular do Nordeste do México, onde os sistemas de construção tradicionais se complementam com sistemas de eficiência energética para se adaptar ao meio, o icônico edifício Offices On The Green encontra-se no corredor urbano de maior desenvolvimento econômico da cidade de San Pedro Garcia, NL México.

© Sergio de Lara

O térreo, além do acesso principal, conta com espaços de comércio, que misturam e satisfazem algumas necessidades imediatas do conjunto, sendo um complemento adequado para a vida própria do edifício. 

© Jorge Taboada

Seus seis pavimentos de oficinas estão dispostos de forma escalonada que diminuem sua área para a incorporação de terraços ajardinados. Sua formalidade volumétrica externa é uma solução à legislação municipal, que indica que a relação de altura do edifício está em consequência da proximidade deste com seus vizinhos, isto é, a linha diagonal imaginária que marca a relação proximidade vs altura em respeito às edifícações contíguas, resultaram no jogo de volumes na fachada sul. Isto permite oferecer espaços de descanso e contemplação aos usuários, além de refrescar a fachada com maior incidência solar.

Corte

Parte modular da conceituação do edifício é a expressão de uma fachada composta por duas peles, cada uma com seu caráter próprio, mas ainda assim complementares. Esta segunda fachada permite um efeito térmico, que ajuda a redução da temperatura interna do edifício em até 10º e isto se traduz na diminuição tanto do gasto inicial como do consumo dos sistemas de resfriamento.

© Jorge Taboada

As superfícies envidraçadas das fachadas permitem uma extraordinária vista em direção à um dos principais campos de golfe da cidade, à imponente cadeia de montanhas da Sierra Madre Mexicana, a reserva natural Cerro de las Mitras e ao icônico Cerro de la Silla.

© Jorge Taboada

“Cada um dos elementos que compõem a envoltória exterior do edifício cria uma imagem de vanguarda alusiva às mais detalhadas peças da joalheria mexicana."

© Sergio de Lara

As provas técnicas e os custos preliminares obtidos em papel foram corroborados através de medição de temperaturas tanto no exterior como no interior em um laboratório na escala 1:1 construído no local que emulava as condições de projeto do edifício, comparando a proposta da dupla envoltória com uma solução tradicional. 

Como resultado da estratégia de ventilação passiva, provocada pelo efeito chaminé da fachada dupla, além de contar com sistemas de recolhimento de águas pluviais, que é utilizada para regar os canteiros do conjunto, foi comprovada a rentabilidade desta especificação, diminuindo os gastos iniciais de operação, permitindo o edifício contar com uma vigência no mercado de mais de 20 anos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:San Pedro Garza García, N.L., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Comercial "Offices On The Green" / PLADIS Arquitectos" [Offices On The Green / PLADIS Arquitectos] 10 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768012/edificio-comercial-offices-on-the-green-pladis-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.