O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. México
  5. LEAP Laboratorio en Arquitectura Progresiva
  6. 2015
  7. Torre Olmo / LEAP Laboratorio en Arquitectura Progresiva

Torre Olmo / LEAP Laboratorio en Arquitectura Progresiva

  • 19:00 - 14 Dezembro, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Torre Olmo / LEAP Laboratorio en Arquitectura Progresiva
Torre Olmo / LEAP Laboratorio en Arquitectura Progresiva, © Jorge Taboada
© Jorge Taboada

© Jorge Taboada © Jorge Taboada © Jorge Taboada © Jorge Taboada + 17

  • Colaboradores

    Rafael Canales , Mariana Estrada , Juan Carlos Uribe , Omar Copado, Sergio Davalos, Rebeca Baltazar, Salvador Rodríguez, Natalia Alvaredo López
  • Engenharia

    MTQ de México S. A. de C. V
  • Construtora

    Ricardo Guzmán
  • Cálculo Estrutural

    Plexo, S.A de C.V
  • Decoração

    NA
  • Iluminação

    LEAP + Milenium
  • Paisagismo e Interior

    LEAP
  • Renders

    Estéreo Visual, Juan Carlos Uribe Ortega
  • Mais informações Menos informações
© Jorge Taboada
© Jorge Taboada

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Torre Olmo se localiza a 5km sudeste da cidade de Xalapa, Veracruz, ao sul da rodovia federal 140 e ao lado do nó viário Arco Sul. O terreno apresenta uma topografia com fortes desníveis e a edificação está localizada na cota mais baixa na parte sul do terreno com um desnível de 40 cm sobre a rua, sendo que a cota mais alta se localiza a 7m da rua. A condição da localização, orientação e topografia nos oferece a oportunidade de propor um projeto icônico para a cidade. 

Planta
Planta

O projeto está integrado por um cubo de 8 pavimentos para os escritórios, mais um centro de negócios, acompanhado de um volume horizontal que contém o estacionamento. No nível da rua estão os acessos ao estacionamento e os locais comerciais que servem de base para o cubo dos escritórios. 

© Jorge Taboada
© Jorge Taboada

A parte oeste da edificação existe uma escadaria que permite chegar ao nível do lobby, que também pode ser acessado por meio de uma rampa. O lobby e o centro de negócios se localiza sobre os locais comerciais. Este nível oferece aos locatários diferentes serviços como recepção, controle de acessos, auditório, salas de reunião, entre outros. Os oito níveis do cubo estão articulados por um núcleo central de circulações e serviços com o qual se consegue um alto grau de eficiência espacial e funcional. No último nível está o terraço com áreas comuns de encontro e relaxamento para os usuários. 

Fachada
Fachada

O cubo de escritórios é recoberto por uma lâmina metálica multiperfurada que funciona como uma tela com transparência que nos permite controlar a incidência solar e diminuir o ganho térmico dos escritórios, diminuindo também o consumo energético, assim como um maior conforto nos níveis de iluminação natural no interior. Entre a pele metálica e as aberturas do edifício existe um corredor perimetral de grelha metálica que é acessível aos usuários dos escritórios como uma varanda. 

© Jorge Taboada
© Jorge Taboada

O desenho da pele metálica imprime ao conjunto um caráter muito peculiar. À certa distância e sob luz do dia, o edifício é percebido como um cubo metálico com uma textura marcada e angulada de sólidos e vazios triangulares. Esta textura sem padrão definido é feita através de dois triângulos retângulos que conformam um painel tridimensional. As diferentes composições dos triângulos, assim como a colocação aleatória dos painéis sobre a estrutura, nos permite criar uma rica textura metálica de percepção quase caótica. Durante a noite, esta pele de aço perde a solidez, devido ao fato de que a luz interior escapa pelas diminutas perfurações da lâmina, oferecendo um jogo de luzes e sombras muito interessante que, como de dia, aborda positivamente a paisagem urbana da cidade. 

Esquema
Esquema

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
LEAP Laboratorio en Arquitectura Progresiva
Escritório
Cita: "Torre Olmo / LEAP Laboratorio en Arquitectura Progresiva" [Torre Olmo / LEAP Laboratorio en Arquitectura Progresiva] 14 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778744/torre-olmo-leap-laboratorio-en-arquitectura-progresiva> ISSN 0719-8906