Igreja e Salão Multiuso Fuego Nuevo / WRKSHP arquitectura | urbanismo

Igreja e Salão Multiuso Fuego Nuevo / WRKSHP arquitectura | urbanismo - Fotografia de Exterior, Escada, FachadaIgreja e Salão Multiuso Fuego Nuevo / WRKSHP arquitectura | urbanismo - Fotografia de Exterior, FachadaIgreja e Salão Multiuso Fuego Nuevo / WRKSHP arquitectura | urbanismo - Fotografia de InterioresIgreja e Salão Multiuso Fuego Nuevo / WRKSHP arquitectura | urbanismo - Fotografia de ExteriorIgreja e Salão Multiuso Fuego Nuevo / WRKSHP arquitectura | urbanismo - Mais Imagens+ 19

Monterrey, México
  • Arquiteto Responsável: Rigoberto Almaguer
  • Equipe De Projeto: Ana Paula Treviño, Wendy López, Laura Gómez, Eduardo Guerrero
  • Engenharia: Joaquín Sánchez Becerra
  • Construtor: Reynaldo Castillo
  • Cidade: Monterrey
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Igreja e Salão Multiuso Fuego Nuevo / WRKSHP arquitectura | urbanismo - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada
© Pentaprisma

Descrição enviada pela equipe de projeto. A capela para a Congregação Fuego Nuevo foi concebida como um espaço onde a luz natural é uma parte essencial da arquitetura, e a estrutura funciona como um todo: os pilares, paredes, vigas e lajes são mantidos como elementos aparentes e pesados e se repetem constantemente, gerando um ritmo de cheios e vazios que permite que a luz natural desempenhe seu papel e se torne a protagonista. Este projeto de igreja tinha demandas muito específicas colocadas pelos padres da congregação. Apresentamos o projeto à comunidade e ele foi muito bem recebido, muitos dos recursos da igreja foram provenientes de doações de paroquianos e de algumas fundações, por isso também procuramos trabalhar com materiais de baixa manutenção que pudessem envelhecer com dignidade.

Igreja e Salão Multiuso Fuego Nuevo / WRKSHP arquitectura | urbanismo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Pentaprisma

A igreja fica localizada em um terreno de aproximadamente 3.200 m2, que tem uma forma irregular e se conecta no lado norte com a casa eclesiástica. Ele também tem uma leve inclinação para o sul e sua frente principal está voltada para uma avenida que conecta a maioria dos edifícios habitacionais da região. O projeto tem 1.265 m2 construidos em 3 pavimentos: um semi-subsolo com uma sala multiuso, um inter-eixo de serviços e circulações verticais, e o espaço mais íntimo da igreja onde os ossários estão localizados. Este último é um espaço onde a luz natural não entra e foi concebido como um espaço para os fiéis terem um momento com seus entes queridos que não estão mais no plano terrestre. No térreo fica a nave principal com capacidade para aproximadamente 360 paroquianos. Este espaço é acessado pelo lado norte através de uma rampa que percorre grande parte da fachada de frente para a rua e define o embasamento da igreja. A rampa funciona também como uma passarela que evidencia o ritmo da fachada até chegar à esplanada principal, onde uma árvore de carvalho foi plantada e doada pela comunidade. A partir da rua é possível acessar a escadaria principal que circunda o carvalho e é abraçada pelo volume que sobressai do subsolo e do canteiro de carvalhos. Acima desta esplanada fica a entrada principal, com uma fachada completamente hermética e uma marquise em balanço que emoldura a porta.

Igreja e Salão Multiuso Fuego Nuevo / WRKSHP arquitectura | urbanismo - Fotografia de Exterior, Concreto
© WRKSHP
Igreja e Salão Multiuso Fuego Nuevo / WRKSHP arquitectura | urbanismo - Imagem 21 de 24
Corte
Igreja e Salão Multiuso Fuego Nuevo / WRKSHP arquitectura | urbanismo - Fotografia de Interiores
© Pentaprisma

Uma vez que se acessa, uma altura baixa que vem desde a marquise externa se mantém até a borda do mezanino (onde fica o coro). Na fachada, esse elemento forma uma cruz em de forma muito sutil. Passando pelo mezanino, o espaço de pé direito duplo com os cheios e vazios dominam a vista e, ao fundo, fica o presbitério e o altar, formado por dois blocos de mármore preto Monterrey que foram pensados para servir tanto como a mesa do altar, quanto púlpito. O retábulo ao fundo, assim como os móveis e a carpintaria foram projetados em conjunto com Alfredo Zertuche, que também os construiu, e trabalhou com mármore preto e nogueira de Monterrey. Os materiais que compõem a paleta de acabamentos da igreja têm um significado especial na conformação do conceito geral, uma vez que a maioria deles faz parte do legado industrial e produtivo de Nuevo León: o concreto que é a base sólida do edifício, o vidro que permite que a luz natural funcione como parte da arquitetura, a madeira natural, o mármore travertino em todos os pavimentos - selecionado de Puebla, do mesmo lote - e os blocos de mármore preto de Monterrey, que foram extraídos e selecionados da pedreira localizada no monte Topo Chico em San Nicolas.

Igreja e Salão Multiuso Fuego Nuevo / WRKSHP arquitectura | urbanismo - Fotografia de Exterior
© Pentaprisma

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Col. El Uro, Monterrey, N.L., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Igreja e Salão Multiuso Fuego Nuevo / WRKSHP arquitectura | urbanismo" [Iglesia y salón de usos múltiples Fuego Nuevo / WRKSHP arquitectura | urbanismo] 25 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967397/igreja-e-salao-multiuso-fuego-nuevo-wrkshp-arquitectura-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.