Torre San Pedro / rdlp arquitectos

Torre San Pedro / rdlp arquitectos - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: rdlp arquitectos; rdlp arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  31400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jorge Taboada
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Grupo Arca, Panel Rey, Stonia
  • Projeto Arquitetônico: Rodrigo G de la Peña Larralde.
  • Colaboradores: Ramon Alvite Lazo, Manuel Arroyo, 3d. Estudio Seis.
  • Cidade: San Pedro Garza García
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Jorge Taboada

Descrição enviada pela equipe de projeto. Torre San Pedro é um projeto de uso misto que incentiva as atividades econômicas do setor. Foi concebido como um edifício de escritórios e comércio, que deve servir de transição para o pedestre, oferecendo sombra e um lugar de descanso que atraísse pessoas aos escritórios, ativando o comércio no entorno.

© Jorge Taboada

Descrição

O Projeto Torre San Pedro nasce com a intenção de melhorar a região do primeiro distrito de San Pedro e estabelecer um diálogo com os habitantes do entorno, melhorar as calçadas e espaços públicos e criar um espaço de convivência com áreas verdes tanto para os vizinhos, como para os visitantes e usuários do edifício.

© Jorge Taboada

Antes da construção do edifício, havia no terreno uma construção abandonada de um antigo colégio, que acabava por tornar a localidade descuidada e insegura, com calçadas impermeáveis, sem nenhuma arborização que ajudasse a diminuir a insolação e aumentar a sombra, o que provocava forte incômodo a transitar, com o calor intenso da cidade.

© Jorge Taboada

Projeto

Torre San Pedro é uma torre de uso misto, com comércio e serviços aliados à escritórios comerciais. Conta com 11.000 m², sendo que 500 m² de área comercial está no térreo, onde está também uma grande praça e diferentes zonas ajardinadas que criam um ambiente convidativo e agradável.

Planta - Térreo

No térreo estão algumas vagas de estacionamento voltados para o comércio e visitantes do edifício, uma vez que as vagas dos escritórios comerciais estão distribuídos em três pavimentos de estacionamento, totalizando 557 vagas. A praça em volta do edifício está elevada meio nível em relação à rua, reduzindo o volume da circulação da avenida em frente. As calçadas foram alargadas e receberam árvores para criarem uma agradável sombra para o pedestre.

© Jorge Taboada

O edifício em si conta com um volume fragmentado em três blocos, formados por paredes de fachada ventilada. Essa estratégia permite a circulação de ar por pressão atmosférica quando recebe ar fresco na base do edifício e o expele na cobertura, liberando calor ao exterior.

© Jorge Taboada

Esta fachada fechas as vistas leste e oeste, orientações que recebem inclinação para outorgar mais movimento e dinamismo ao edifício, reduzindo também a incidência direta de luz solar. Foram utilizadas aberturas que permitem a entrada de luz natural sem que o impacto térmico no interior do edifício afete o gasto energético.

© Jorge Taboada

As fachadas norte e sul recebem uma série de balanços que acentuam o volume e fragmentam o sistema das fachadas ventiladas para melhorar a eficiência térmica e economia de energia.

© Jorge Taboada

Arquitetura da Paisagem

Num edifício de San Pedro Garza García, na Avenida Jiménez, Col. Lucio Blanco desenvolveu um projeto misto de escritórios corporativos e comércios, com amplos estacionamentos em três níveis inferiores e na cobertura. Tomou-se cuidado em desenhar e estudar o melhor conceito do Paisagismo que estivesse em concordância com a arquitetura deste edifício de onze níveis.

Planta - Pavimento Tipo

O projeto paisagístico contou com 1396 m² de áreas sobre terreno natural e 540 m² de área de jardim sobre as lajes de estacionamento. O ponto focal é uma pequena fonte de linhas modernas e com acabamento em granito, para dar uma sensação de elemento de pedra natural. Todos os materiais utilizados nos pisos das calçadas deste projeto vieram da região. 

© Jorge Taboada

O conceito do desenvolvimento paisagístico no projeto de áreas externas do edifício Torre San Pedro deu ênfase na utilização de vegetação nativa. Para acrescentar dramatismo ou chamar a atenção do usuário, poucos elementos da flora foram introduzidos.

© Jorge Taboada

O uso vanguardista de espécies que cobrem o solo, bem como de arbustos confere um toque de elegância neste projeto. Para as árvores, apenas três espécies nativas foram utilizadas: Sicomoro Platanus occidentalis, Encinos Quercus e Anacahuita Cordia boissieri; capazes de criar um microclima e sombra adequada para a proliferação de outras espécies de estrato inferior. Outra característica do projeto é a preocupação em manter sombreada a maior parte do estacionamento que se encontra na superfície, qualidade necessária para o clima de Monterrey.

© Jorge Taboada

Todas as áreas externas estão equipadas com um sistema de rega por aspersão que em dois anos de funcionamento, possibilitará ver o resultado com o crescimento rápido de todo o material vegetal. A maior área do estrato vegetal inferior, foi proposto de espécies rasteiras, ou ground covers por sua boa aparência e baixa manutenção. Com este projeto de paisagismo, o edifício cumpre com as exigências do desenvolvimento urbano do município no que diz respeito a seu aspecto ecológico.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:San Pedro Garza García, N.L., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Torre San Pedro / rdlp arquitectos" [Torre San Pedro / rdlp arquitectos] 14 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766536/torre-san-pedro-rdlp-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.