Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

James Taylor-Foster

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Partículas subatômicas serão usadas para revelar os segredos da cúpula de Brunelleschi

10:00 - 25 Agosto, 2018
Partículas subatômicas serão usadas para revelar os segredos da cúpula de Brunelleschi, Santa Maria del Fiore, Florença. Imagem © James Taylor-Foster
Santa Maria del Fiore, Florença. Imagem © James Taylor-Foster

Mais de 500 anos depois de ter sido construída, a cúpula de Santa Maria del Fiore, de Filippo Brunelleschi, em Florença, na Itália, continua a ser a maior cúpula de alvenaria já feita. Mas os métodos de construção da cúpula ainda são um segredo, já que nenhum desenho ou esboço foi descoberto. A única pista que Brunelleschi deixou era um modelo de madeira e tijolo. Embora a cúpula tenha sofrido com rachaduras durante séculos, novas descobertas realizadas com imagem de múons podem ajudar os preservacionistas a descobrir como salvar a icônica estrutura e revelar novas pistas sobre sua construção.

Em foco: Aldo Rossi

06:00 - 3 Maio, 2017
Em foco: Aldo Rossi, San Cataldo Cemetery. Image © Laurian Ghinitoiu
San Cataldo Cemetery. Image © Laurian Ghinitoiu

Ada Louise Huxtable o descreveu uma vez como "um poeta que por acaso é um arquiteto." Aldo Rossi (1931 - 1997) completaria hoje 86 anos.

Veneza não está afundando, está inundando - E é preciso aprender a nadar

12:00 - 26 Janeiro, 2017
Veneza não está afundando, está inundando - E é preciso aprender a nadar, Acqua Alta na Praça San Marco (2016). Imagem © James Taylor-Foster
Acqua Alta na Praça San Marco (2016). Imagem © James Taylor-Foster

"Você vai olhar para isso? A praça São Marcos está inundada! "Um viajante australiano está surpreso. "Este lugar está realmente afundando," seu amigo exclama casualmente. Eles, como tantos que eu ouvi nos vaporetti, estão convencidos de que as ilhas venezianas existem num precipício entre a fragilidade de sua atual condição e nada além da iminente submersão.

Clássicos da Arquitetura: Bonnefantenmuseum / Aldo Rossi

12:00 - 21 Dezembro, 2016
Clássicos da Arquitetura: Bonnefantenmuseum / Aldo Rossi, © James Taylor-Foster
© James Taylor-Foster

Situado em um antigo bairro industrial da cidade holandesa de Maastricht, o Bonnefantenmuseum, com sua planta em forma de 'E' e suas torres abobadadas, é um dos ícones proeminentes ao longo do rio Meuse que corre ao redor do centro da cidade. A rica história cultural da Europa foi o ímpeto chave para o projeto do arquiteto Aldo Rossi, que empregou diversos gestos arquitetônicos históricos para inserir o Bonnefantenmuseum dentro de um cânone europeu colapsado.

© James Taylor-Foster © James Taylor-Foster © James Taylor-Foster © James Taylor-Foster + 16

Clássicos da Arquitetura: Casa da cultura / Alvar Aalto

12:00 - 28 Novembro, 2016
Clássicos da Arquitetura: Casa da cultura / Alvar Aalto, Cortesia de Flickr user Wotjek Gurak
Cortesia de Flickr user Wotjek Gurak

Originalmente construída como a sede do Partido Comunista Finlandês, a Casa da Cultura (Kultuuritalo em finlandês) se estabeleceu desde então como uma das mais populares salas de concerto de Helsinki. [1] Composta por um bloco retilíneo de escritórios revestido em cobre, um auditório curvo de tijolos e uma grande cobertura que os une, a Casa da Cultura representa o auge do trabalho de Alvar Aalto com a arquitetura em tijolos vermelhos na década de 1950.

Clássicos da Arquitetura: Rampa de Esqui Bergisel / Zaha Hadid Architects

12:00 - 17 Outubro, 2016
Clássicos da Arquitetura: Rampa de Esqui Bergisel / Zaha Hadid Architects, © Helene Binet
© Helene Binet

Situado no cume da Montanha Bergisel, sobre a pitoresca cidade alpina de Innsbruck, Áustria, a Rampa de Esqui Bergisel representa a encarnação contemporânea de um marco histórico. Projetado por Zaha Hadid entre 1999 e 2002, o edifício é um estudo de expressão formal: suas linhas fluidas e estética minimalista criam um senso de graça e movimento de alta velocidade, refletindo a sensação dinâmica de um salto de esqui em uma estrutura monumental que se destaca acima do centro histórico de Innsbruck e das encostas das montanhas ao redor.

© Helene Binet Courtesy of Zaha Hadid Architects Courtesy of Zaha Hadid Architects © Helene Binet + 27

10 projetos de Alvar Aalto que mostram a abrangência de sua obra

15:00 - 11 Abril, 2016

Alvar Aalto nasceu em Alajärvi, na região central da Finlândia, e cresceu em Jyväskylä. Após a conclusão de seus estudos na Universidade de Tecnologia de Helsinki, fundou seu próprio escritório em Jyväskylä em 1923. Embora muitos de seus primeiros projetos sejam exemplos do "Classicismo Nórdico", após casar-se com a arquiteta Aino Marsio-Aalto, sua obra assume a estética modernista. De edifícios cívicos a casas de cultura, centros universitários, os dez projetos compilados aqui - construídos entre 1935 e 1978 - celebram a abrangência da obra de Aalto.

Superfície como escultura: os relevos de tijolos de Henry Moore em Roterdã

15:00 - 9 Fevereiro, 2015

Em 1954 o escultor britânico Hanry Moore foi contratado para projetar e instalar um grande relevo na parede do novo bouwcentrum [Centro de Construção] de Joost Boks em Roterdã, Países Baixos. O projeto, constituído por aproximadamente 16 mil tijolos produzidos à mão, permanece como única obra concluída do autor feita com este humilde material. Em um documentário produzido por ARTtube, o historiador de arquitetura Wouter Vanstiphout narra a fascinante história por trás de Wall Relief No.1.

Detalhe da fachada. Imagem © The Henry Moore Foundation A parede in situ - fevereiro de 2015. Imagem © James Taylor-Foster Construção do relevo. Imagem © The Henry Moore Foundation A parede integrada ao bouwcentrum desde a demolição (1970). Imagem © The Henry Moore Foundation + 6

Uma joia da Renascença precisando de restauro

07:00 - 5 Dezembro, 2014

A Capela Pazzi é um marco da arquitetura na cidade que foi um dia o berço da Renascença Italiana: Florença. Localizada próximo à Santa Croce, a maior igreja franciscana do mundo, a capela foi projetada por Filippo Brunelleschi - o ourives que se tornou arquiteto e construiu o domo da famosa Santa Maria del Fiore. Essa capela é um "excelente exemplo da decoração arquitetônica do século XV, feita de pietra serena, maiolica e terracota."

Seus 550 anos de existência estão cobrando a fatura. As preocupações com o estado do alpendre da capela são tamanhas que a instituição sem fins lucrativos a cargo da administração da igreja - Opera di Santa Croce - angariou 50% dos fundos necessários para o restauro da capela - com início previsto para 2015. A instituição está também buscando a outra metade do dinheiro necessário através de uma campanha de financiamento coletivo (US$ 95 mil) e, ao iniciar essa campanha, convida pessoas de todo o mundo a fazerem parte dos 720 longos anos de história da Santa Croce.

Vídeo: os mistérios do domo de Brunelleschi

20:00 - 16 Março, 2014

O novo documentário da série PBS, Building the Great Cathedrals, explora o mistério de como, no século XV, o arquiteto florentino Filippo Brunelleschi construiu um dos maiores domos que o mundo já viu. Vencendo o que se pode chamar de uma das primeiras competições de arquitetura, Brunelleschi desenvolveu um sistema único que permitia a construção do domo simultaneamente à construção do resto da obra, 100 metros abaixo. A equipe do documentário criou um modelo para tentar compreender como Brunelleschi alcançou tamanha façanha de engenharia.

Saiba mais sobre o filme aqui.