Ambientes saudáveis e visualmente atraentes se tornaram alvo de um interesse renovado quando se trata de projetar casas e espaços residenciais, especialmente no contexto global atual. Um modo de alcançar isso é por meio de um cuidadoso projeto paisagístico que complemente a arquitetura. A arte do paisagismo é o arranjo de elementos da natureza combinados com elementos arquitetônicos, como estruturas externas e pavimentação, a fim de criar soluções específicas que melhorem a qualidade dos espaços.
O premiado escritório londrino Jan Kattein Architects usa seus projetos arquitetônicos para concretizar oportunidades cívicas e espaciais. Desta forma, busca estabelecer um legado social e físico, alcançado ao adotar um processo de design aberto e interativo que responde positivamente às necessidades e aspirações dos clientes.
Ao permitir que o processo conduza cada projeto individualmente, seu método estimula uma arquitetura inovadora, buscando agregar benefícios através da educação, do crescimento econômico, das atividades culturais e uma maior coerência comunitária.
O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou os projetos vencedores do prêmio de arquitetura RIBA London 2022. A lista de 42 obras inclui projetos que vão desde um conjunto habitacional sustentável até uma escola de culinária para crianças, apresentando as melhores intervenções arquitetônicas em Londres nos últimos dois anos. Os projetos foram selecionados por um júri regional, que visitou todos os 66 projetos selecionados. Os vencedores do RIBA London Award agora serão considerados para o altamente cobiçado RIBA National Awardem reconhecimento à sua excelência arquitetônica, que será anunciado em junho.
A madeira laminada cruzada (CLT) foi apelidada de concreto do futuro. Com uma forma altamente resiliente de madeira engenheirada feita pela colagem de camadas de madeira maciça serrada, a CLT está reformulando como entendemos a arquitetura e o design hoje. Por ser um material com alto grau de flexibilidade, o CLT tem que sofrer grandes deformações para quebrar e colapsar, diferentemente do concreto. Por sua vez, é um material escolhido por seu calor e propriedades naturais.
A ardósia é uma rocha metamórfica formada a partir da transformação da argila sob alta pressão e temperatura. Bastante homogênea e sóbria, com tonalidades que variam entre o cinza escuro e o preto, sua utilização é muito apreciada em pisos e telhados, por conta da durabilidade e aparência. Para as fachadas, a ardósia também funciona muito bem, aliando a estética da pedra natural, moldada pela natureza por mais de 500 milhões de anos, com o conforto térmico e facilidade de instalação das fachadas ventiladas.
A canção do grupo inglês Pink Floyd “Another brick in the wall” (Outro tijolo na parede) traz à crítica um sistema educacional alienante e pouco motivador. As pessoas, ou as crianças, são retratadas como tijolos, por conta de sua homogeneidade, seja na forma de viver ou de pensar em uma sociedade pouco afeita à contestação. Os tijolos funcionam muito bem nessa comparação, por terem mudado muito pouco na história e pelo mundo em suas formas retangulares. Mas isso não vale em relação às suas cores. Ainda que estejamos acostumados a remeter ao vermelho quando falamos de tijolos, há infinitas possibilidades de tons, conforme a composição e o processo de fabricação das peças.
MK Gallery (Milton Keynes) by 6a architects . Image Courtesy of RIBA
O Royal Institute of British Architects acaba de anunciar a lista dos 54 projetos premiados na última edição do RIBA National Awards, destacando algumas das mais significativas realizações arquitetônicas dos últimos anos no Reino Unido. Abarcando uma vasta gama de diferentes tipologias, desde residenciais unifamiliares a conjuntos habitacionais, edifícios educacionais, culturais, instalações esportivas e hospitais, os projetos celebrados nesta edição do RIBA National Awards revelam uma preocupação crescente com a manutenção e salvaguarda do patrimônio construído na industria da arquitetura e construção, bem como um investimento significativo em educação e cultura no país. Criado em 1966, o prêmio nacional do Real Instituto de Arquitetos do Reino Unido oferece um panorama bastante amplo sobre o ambiente construído e as principais tendências da industria da arquitetura e construção no país.
A ardósia é um produto mineral, totalmente inerte e ecológico, com um processo de produção simples e eficiente. É um dos produtos naturais mais versáteis, adaptando-se a qualquer projeto como material de revestimento, seja em para cobertura, pisos ou fachada. Dentre suas propriedades, destaca-se a resistência a temperaturas extremas, uma durabilidade superior a 100 anos e uma alta impermeabilidade, o que garante um bom rendimento em qualquer condição climática. Sua diversidade de formas, tamanhos e texturas permite uma multiplicidade de combinações, convidando os arquitetos a despertarem seu lado criativo. A seguir, conheça 7 residências exemplares que utilizaram a ardósia como material de revestimento.
Se considerarmos que as pessoas passam grande parte do dia em seus trabalhos, o conforto visual e a regulação da luz ao longo do dia são importantes. A iluminação dos espaços de trabalho deve proporcionar as melhores condições de conforto visual para cada caso específico, adaptando-se às mudanças de luz ao longo das horas do dia, melhorando o desempenho e proporcionando bem-estar físico e mental.
Os complexos aquáticos são definidos por atividades. Contendo espaços destinados a exercícios físicos e atividades de lazer, eles são projetados para acolher diferentes escalas de movimento. Em sua essência, eles se concentram em piscinas, estruturas que exploram ideias de luz e espaço ao longo de milênios, desde o "Grande Banho" do Paquistão, em Mohenjo-Daro e antigas estruturas gregas, até complexos de natação contemporâneos.
O Royal Institute of British Architects (RIBA) publicou orientações para ajudar escritórios a passar por este momento de recuperação da crise do COVID-19 que alguns países já vivenciam. O Roteiro de Recuperação é dividido em três partes: Resposta, Recuperação e Resiliência. Cada fase considera uma série de ações que os escritórios podem adotar para responder aos desafios em diferentes áreas de seus negócios ao longo desta crise e para além dela.
A madeira laminada colada (MLC), também conhecida como Glulam (por seu nome inglês 'Glued Laminated Timber'), é um material estrutural fabricado através da união de segmentos individuais de madeira, colados com adesivos industriais (geralmente adesivos de resina de melamina ou poliuretano). As peças resultantes oferecem alta durabilidade e resistência à umidade, podendo vencer grandes vãos e conformar formas únicas.