Apartamentos Rye / Tikari Works

Apartamentos Rye / Tikari Works - Imagem 2 de 29Apartamentos Rye / Tikari Works - Imagem 3 de 29Apartamentos Rye / Tikari Works - Imagem 4 de 29Apartamentos Rye / Tikari Works - Imagem 5 de 29Apartamentos Rye / Tikari Works - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: Tikari Works
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  880
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jack Hobhouse
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bentley, CTD, Cantifix, IdealCombi, Petersen Tegl, Stora Enso
  • Equipe De Projeto: Ty Tikari, Nicola Tikari, Nick O'Reilly, Ewelina Krol
  • Artesãos Especializados: VT Construct
  • Subempreiteiro Clt: Eurban
  • Engenharia Estrutural: Webb Yates
  • Engenharia Mecânica E Elétrica: Syntegra
  • Inspetor De Construção Aprovada: MLM
  • Consultor De Planejamento: Barton Willmore
  • Cidade: Londres
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
Apartamentos Rye / Tikari Works - Imagem 2 de 29
© Jack Hobhouse

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de 10 apartamentos sustentáveis ​​em uma esquina altamente visível em frente ao Parque Peckham Rye em Londres. Uma mistura de unidades de 1, 2 e 3 dormitórios divididas entre dois blocos. Por meio de uma análise cuidadosa da privacidade, da luz natural e das formas dos edifícios vizinhos, o estúdio desenvolveu uma linguagem arquitetônica que complementaria o contexto e a história do lugar. Através de um processo de transformação, os edifícios compartilham uma estreita relação com sua vizinhança e entre si. Essa relação é criada por uma base de concreto que percorre toda a extensão do local e ajuda a resolver as mudanças de nível do terreno, enquanto também cria bicicletários e fornece abrigo contra a movimentada estrada principal.

Apartamentos Rye / Tikari Works - Imagem 6 de 29
© Jack Hobhouse
Apartamentos Rye / Tikari Works - Imagem 5 de 29
© Jack Hobhouse

Externamente, os edifícios são revestidos com peças de alvenaria vermelha. Essa materialidade os ajuda a se familiarizar com o contexto dos tijolos vermelhos/marrons mas, ao mesmo tempo, as formas escultóricas dos blocos e o uso intenso dos tijolos cria uma composição urbana simultaneamente familiar e nova. Esta tensão produtiva é reforçada ainda mais pelo jogo das aberturas na fachada, à medida que suas janelas cortam as linhas do edifício e se dobram nos níveis dos beirais para conferir ao projeto uma identidade única, introduzir luz do dia no interior dos apartamentos e adicionar personalidade aos espaços internos.

Apartamentos Rye / Tikari Works - Imagem 3 de 29
© Jack Hobhouse
Apartamentos Rye / Tikari Works - Imagem 25 de 29
Planta - Situação
Apartamentos Rye / Tikari Works - Imagem 4 de 29
© Jack Hobhouse

Desde o início, o pensamento sustentável foi integrado ao projeto para que pudesse se refletir na qualidade do ambiente interno. A ênfase foi colocada no projeto de um edifício eficiente com uma quantidade mínima de material, energia incorporada e custo. No centro desse esforço para obter eficiência está a estrutura de madeira laminada cruzada (CLT) que retém 227 toneladas de carbono e fica exposta em todas as paredes e tetos.

Apartamentos Rye / Tikari Works - Imagem 20 de 29
© Jack Hobhouse

Além de inúmeras estratégias passivas para redução de energia, outros recursos de economia são introduzidos como painéis fotovoltaicos, ventilação de recuperação de calor em toda a casa e vidros de controle solar de alto desempenho, todos configurados em um envoltório hermético. Grandes espaços com iluminação natural são complementados por uma paleta limitada de materiais para minimizar a confusão visual e criar uma atmosfera calma, tátil e confortável. Na estrutura CLT, delicados elementos de carpintaria em abeto se acumulam para criar espaços cheios de calor e domesticidade.

Apartamentos Rye / Tikari Works - Imagem 18 de 29
© Jack Hobhouse
Apartamentos Rye / Tikari Works - Imagem 23 de 29
© Jack Hobhouse

Pedras vermelhas e mosaicos de ladrilho pontuam esses espaços de madeira, revestindo os banheiros e corredores e conectando o interior e o exterior em um arranjo unificador. Técnicas de construção a seco são implantadas em todo o projeto, permitindo a fácil reciclagem ou reutilização de material no final da vida útil do edifício.

Apartamentos Rye / Tikari Works - Imagem 13 de 29
© Jack Hobhouse

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Londres, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamentos Rye / Tikari Works" [The Rye Apartments / Tikari Works] 25 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949810/apartamentos-rye-tikari-works> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.