Edmund Sumner

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Para além da terra e do bambu: tecnologias locais e as grandes cidades

As técnicas vernaculares e os materiais locais têm ganhado protagonismo no debate da arquitetura, mas, é possível trazer esses conceitos para os grandes centros urbanos?

O arquiteto amazonense Severiano Porto já apontava em 1984 a necessidade de se pensar em uma arquitetura mais conectada com o lugar onde está implantada. A lógica do uso de materiais e técnicas locais cada dia mais se mostra necessária quando pensamos no impacto que a cadeia produtiva da construção civil têm no planeta. Não à toa, cada dia está mais comum o número de projetos que partem do princípio das técnicas vernaculares e do uso de materiais locais, assim como a produção de Severiano já anunciava desde a década de 1980.

Himalesque / ARCHIUM. Image © Jun Myung-jinEscola em Gana / Alberto Figueroa. Image Cortesia de Alberto FigueroaCortesia de Warka WaterVila Residencial Grotto Retreat Xiyaotou / A( )VOID. Image © Guo Zhe+ 16

Jetavana / Sameep Padora & Associates

© Edmund Sumner© Edmund Sumner© Edmund Sumner© Edmund Sumner+ 19

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Ozari Joinery

Conjunto Habitacional Mi Querido Tulum / reyes rios + larraín + Gabriel Konzevik

© Edmund Sumner© Edmund Sumner© Edmund Sumner© Edmund Sumner+ 28

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: URREA

Materializando ideias: a relação entre engenharia estrutural e arquitetura

Nos últimos anos, assistimos a um maior reconhecimento do esforço coletivo que é a arquitetura e a crescente valorização das diferentes profissões que participam no processo de projeto. Dentro de cada edifício extraordinário, a engenharia estrutural desempenha um papel essencial na materialização da ideia arquitetônica. O artigo destaca as contribuições passadas e presentes da engenharia para o ambiente construído, personalidades que ficaram à sombra dos arquitetos apresentando suas intenções de projeto e a colaboração entre engenheiros e arquitetos hoje.

Exposição SOM A Engenharia de Arquitetura. Imagem © Saskia WehlerThe Vieux Port Pavilion por Foster+Partners. Imagem © Edmund SumnerMaggie's Cancer Centre em Manchester por Foster+Partners. Imagem © Nigel YoungVia Shutterstock / By Takashi Images. Imagem + 8

Casa Naila / BAAQ'

© Edmund Sumner© Edmund Sumner© Edmund Sumner© Edmund Sumner+ 20

Puerto Escondido, México
  • Arquitetos: BAAQ'
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AutoCAD, Ave Fénix, Cemex, Imperquimia, La Asunción, +2

Intervenção Temporária Minor Paradises / studiolibani + Civil Architecture

© Edmund Sumner© Edmund SumnerCortesia de Civil Architecture x studiolibaniCortesia de Civil Architecture x studiolibani+ 17

Hidrovias urbanas: a dinâmica da arquitetura dos canais

A arquitetura permanece em constante tensão com as forças naturais. Projetados em torno da gravidade, do clima e do tempo, os edifícios sempre fazem parte de sistemas maiores. Em todo o mundo, os arquitetos têm buscado mitigar as forças naturais, construindo espaços e estruturas híbridas, áreas artificiais onde a natureza encontra os feitos humanos. Incorporando essa relação, os canais refletem o desejo de direcionar a natureza e seus fluxos. Hoje, esses espaços fluidos estão se abrindo para novos programas, projetos que exploram a vida moderna e a vitalidade urbana.

© Edmund Sumner© Anders Sune Berg© Filip Dujardin© Daniel Hopkinson+ 9

Casa Galeria / Abin Design Studio

© Edmund Sumner© Edmund Sumner© Edmund Sumner© Edmund Sumner+ 27

Mithapukur More, Índia
  • Arquitetos: Abin Design Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  380
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020

Os melhores projetos de arquitetura de 2020

© Shiromio Studio© Kevin Scott© Daici Ano© Jino Sam+ 102

Em nome de toda a equipe do ArchDaily, gostaríamos de agradecer seu apoio – a participação de vocês, leitoras e leitores, ajudou a tornar 2020 um ano melhor. Podemos dizer com satisfação que este ano, mais que em qualquer outro, alcançamos profissionais da arquitetura de todas as partes do mundo, contribuindo com ferramentas e inspiração para a criação de espaços melhores. 

Com mais de 5.500 obras diferentes publicadas ao longo do ano, nossa equipe de curadores tem o prazer de compartilhar esta seleção dos 100 projetos mais acessados de 2020. Esta lista representa o que há de melhor no conteúdo criado e compartilhado pela comunidade do ArchDaily nos últimos 11 meses.

A arquitetura contemporânea ressignificada de Washington D.C.

A cidade de Washington D.C. é mundialmente conhecida tanto por seus monumentos quanto por sua arquitetura. Como uma cidade planejada, segundo os planos L'Enfant e McMillan, a paisagem urbana de Washington é caracterizada por amplas ruas e avenidas além de edifícios horizontais que se espalham ao longo de uma malha urbana bastante regular. Da Casa Branca ao Memorial de Lincoln, a cidade de Washington foi concebida como símbolo e expressão dos principais valores delineados na constituição dos Estados Unidos da América. Mais recentemente, novos edifícios de arquitetura contemporânea passaram a ser incorporados neste tecido histórico, ressignificando importantes espaços da capital.

Casa Cal / BAAQ'

© Edmund Sumner    © Edmund Sumner    © Edmund Sumner    © Edmund Sumner    + 28

Santa María Tonameca, México
  • Arquitetos: BAAQ'
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  657
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016

Casa Muro / Abin Design Studio

© Edmund Sumner© Edmund Sumner© Edmund Sumner© Edmund Sumner+ 35

Mithapukur More, Índia
  • Arquitetos: Abin Design Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  640
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020

Fotografia de arquitetura e escala: a figura humana como ferramenta de análise

Incorporar a figura humana na fotografia de arquitetura é uma das formas mais eficazes de ajudar o espectador a decifrar a escala de uma obra. Com ela, não apenas é possível transmitir noções das medidas dos elementos fotografados, mas também criar interessantes relações que podem favorecer a composição de uma imagem. Com isso em mente, compilamos a seguir uma seleção de nossas fotografias favoritas que têm na escala humana seu principal elemento compositivo. 

© LCLA Office© Jihun Bae© Rasmus HjortshøjCortesia de AirMesh Pavilion+ 25

Casa em um Jardim / Gianni Botsford Architects

© Edmund Sumner© Edmund Sumner© Edmund Sumner© Edmund Sumner+ 73

Londres, Reino Unido
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  252
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Abbey Pynford, Cantifix, Dinesen, Liquid Design, London Swimming Pools, +7

Biblioteca Maya Somaiya, Sharda School / Sameep Padora & Associates

© Edmund Sumner© Edmund Sumner© Edmund SumnerCobertura GIF+ 27

Kopargaon, Índia

Arquitetura mexicana contemporânea: geografia e materialidade

Casa Cabo / Dellekamp Arquitectos. Image © Sandra PéreznietoHotel Endémico / graciastudio. Image © Luis GarcíaSFER IK Museion en Francisco Uh May / Jorge Eduardo Neira Sterkel.. Image Cortesía de AzulikEdificio Argáez / Taller de Arquitectura X - Alberto Kalach. Image © Jaime Navarro+ 18

Um dos fatores mais importantes a se levar em consideração quando se projeta um edifício é o clima específico do lugar. O clima pode ser um verdadeiro obstáculo e  até um grande desafio, principalmente quando se trata de projetar em situações extremas. Nestes casos, se faz necessário utilizar materiais isolantes e desenvolver soluções práticas que possam favorecer as condições de conforto no interior do edifício. Entretanto, a maioria dos países latino-americanos como o México, possui um clima pra lá de privilegiado, algo que se transforma em um ponto à favor dos arquitetos, os quais podem então explorar relações mais diretas entre a arquitetura e a paisagem.

O modernismo ascético de Tadao Ando

Ganhador do Prêmio Pritzker de 1995, Tadao Ando (nascido em 13 de setembro de 1941) é amplamente reconhecido por seu trabalho incomparável com concreto, tratamento sensível da luz natural e forte compromisso com a natureza. Estabelecido em Osaka, Japão, sua versão ascética do modernismo ressoa a arquitetura tradicional japonesa, aspecto que faz com que alguns críticos incluam sua obra em uma espécie de regionalismo crítico.

Church of the Light. Image © <a href='https://www.flickr.com/photos/hetgacom/22029029686'>Flickr user hetgacom</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>CC BY-SA 2.0</a>Clark Art Institute. Image © Tucker BairThe Modern Art Museum of Fort Worth. Image © Liao YushengWabi House. Image © Edmund Sumner+ 8

Casa Madri / Magaldi Studio

© Edmund Sumner© Edmund Sumner© Edmund Sumner© Edmund Sumner+ 19

Mérida, México
  • Arquitetos: Magaldi Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  580
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AutoDesk, Big Ass Fans - Haiku, Morpholio, Natural Oak Wood, Trimble