Casa Cal / BAAQ'

Casa Cal / BAAQ' - Imagem 2 de 28Casa Cal / BAAQ' - Imagem 3 de 28Casa Cal / BAAQ' - Imagem 4 de 28Casa Cal / BAAQ' - Imagem 5 de 28Casa Cal / BAAQ' - Mais Imagens+ 23

Santa María Tonameca, México
  • Arquitetos: BAAQ'
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  657
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Edmund Sumner
  • Arquiteto Responsável: José Alfonso Quiñones Ríos, BAAQ´
  • Colaboradores: Inca Gabriel Hernández, Guillermo Mauricio Baruch, Lucia Corredor Isita
  • Construtora: Fernando Ramirez, Alejandro Sanjines
  • Interiores : Lucia Corredor, Cecilia Tean -DECADA-
  • Cidade: Santa María Tonameca
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Cal / BAAQ' - Imagem 9 de 28
© Edmund Sumner

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Cal pertence a um condomínio costeiro de 8 casas perto de Puerto Escondido, Oaxaca. O projeto original contemplava 8 casas, das quais apenas 6 eram de frente para o mar e 2 ficavam em uma segunda fileira. Os investidores, em conjunto com outro escritório de arquitetura, desenharam uma casa-tipo para todo o condomínio, sendo que na primeira fase apenas foram construídas as casas de frente para o mar e começaram as fundações das duas nas posteriores, mas estas logo foram interrompidas porque o projeto não contemplava o fato de que as casas opostas bloqueariam em grande parte as vistas para o mar.

Casa Cal / BAAQ' - Imagem 10 de 28
© Edmund Sumner
Casa Cal / BAAQ' - Imagem 22 de 28
Planta - Térreo

Terminada a construção das primeiras casas, o incorporador contratou Alfonso Quñones -BAAQ'- para desenhar um projeto totalmente novo que aproveitasse as fundações já construídas e que resolvesse o problema das vistas para o mar.

Casa Cal / BAAQ' - Imagem 13 de 28
© Edmund Sumner

Parte da estratégia do novo projeto foi abrigar os quartos e salas privativas do térreo, e a área social no segundo andar, aproveitar o vento do mar formando correntes de ar por toda a casa, a inserção de jardins para resfriar o piso envolvente mantendo os quartos à sombra. Isso possibilitou evitar a necessidade de ar condicionado em qualquer parte da casa.

Casa Cal / BAAQ' - Imagem 17 de 28
© Edmund Sumner

A fachada norte e a oeste foram delimitadas por uma parede branca de 5 m com treliças tradicionais colocadas em pontos específicos para permitir o fluxo do vento que vem do mar e que atravessa a carpintaria em grelha, arrefecendo em grande medida as divisões. 

Casa Cal / BAAQ' - Imagem 12 de 28
© Edmund Sumner

A parede também proporciona privacidade ao bloquear a vista das áreas comuns e dos caminhos do complexo para a área social da casa, e exalta a vista para o oceano, esta forma gera um contraste entre as fachadas norte e oeste com as do sul e leste, onde a primeira está totalmente fechada e a outra totalmente aberta.

Casa Cal / BAAQ' - Imagem 8 de 28
© Edmund Sumner
Casa Cal / BAAQ' - Imagem 25 de 28
Corte B-B'

Foi também construído um estúdio no pavimento superior. Por se tratar do único elemento fechado naquele nível, foi concebido em forma de cubo, feito de palmeira, formando grades que permitem a passagem do vento.

Casa Cal / BAAQ' - Imagem 6 de 28
© Edmund Sumner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Cal / BAAQ'" [Casa Cal / BAAQ'] 23 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951616/casa-cal-baaq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.