Intervenção Temporária Minor Paradises / studiolibani + Civil Architecture

Intervenção Temporária Minor Paradises / studiolibani + Civil Architecture - Fotografia de InterioresIntervenção Temporária Minor Paradises / studiolibani + Civil Architecture - Fotografia de ExteriorIntervenção Temporária Minor Paradises / studiolibani + Civil Architecture - Fotografia de ExteriorIntervenção Temporária Minor Paradises / studiolibani + Civil Architecture - Fotografia de ExteriorIntervenção Temporária Minor Paradises / studiolibani + Civil Architecture - Mais Imagens+ 12

  • Modelo Físico: Fatima Nickahdar
  • Curador Coordenador: Rana Beiruti
  • Curador: Noura Al Sayeh
  • Cidade: Amman
  • País: Jordânia
Mais informaçõesMenos informações
Intervenção Temporária Minor Paradises / studiolibani + Civil Architecture - Fotografia de Exterior
© Edmund Sumner

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma realidade onde a água é escassa ou inacessível, como concebemos nossos espaços públicos? Como podemos repensar a ideia de um jardim em uma época de seca e em um contexto cultural onde o jardim, em sua abundância de água e vegetação exuberante, é em si uma manifestação do "Paraíso"?

Intervenção Temporária Minor Paradises / studiolibani + Civil Architecture - Fotografia de Interiores
© Edmund Sumner

A intervenção temporária ‘Minor Paradises’ pretende ser uma série de provocações contra o paraíso árabe e contra as noções coloniais do verde. Os países árabes do Mediterrâneo oriental referem-se aos jardins como pequenos paraísos (jnaina): caixas delimitadas de verde - delicadas curadoria de plantas em uma composição ordenada. Em toda a Península Arábica, eles são referidos como hadayiq, que significa "limitar ou circundar".

Intervenção Temporária Minor Paradises / studiolibani + Civil Architecture - Fotografia de Interiores
© Edmund Sumner

O jardim, como espaço delimitado pelo verde, era raro até meados do século XX. Os pátios tradicionais eram frequentemente estéreis - reservados para lavanderia, gado e cozinha. A vegetação era reservada apenas para aqueles que podiam se dar ao luxo da água que era gasta em beleza ou cultivo. Hoje, a paisagem do Golfo é uma fantasia herdada: o gramado bem aparado, os campos verdejantes - noções de cuidado ou fecundidade que são ficções coloniais emprestadas.

Intervenção Temporária Minor Paradises / studiolibani + Civil Architecture - Fotografia de Exterior
Cortesia de Civil Architecture x studiolibani
Intervenção Temporária Minor Paradises / studiolibani + Civil Architecture - Imagem 17 de 17
Planta

A intervenção Minor Paradises’  consiste em um jardim público e revisita a noção tradicional do pátio e a paisagem pitoresca da Jordânia e mostra cenários da escala territorial, reinterpretando-a como uma paisagem em miniatura na escala humana. Areias de origem local, cascalho, rocha vulcânica e calcário recriam a paisagem, constroem a topografia e as condições do terreno e organizam a experiência do visitante, conectando-se de volta aos elementos centrais de nossa paisagem. O monte é percebido como uma montanha ou como uma colina. O pedregulho como superfície ou como território.

Intervenção Temporária Minor Paradises / studiolibani + Civil Architecture - Fotografia de Exterior
Cortesia de Civil Architecture x studiolibani

Espécies locais adaptadas de extrema tolerância à seca aparecem como aglomerados negociando a possibilidade de uma nova estética sem água. O jardim, portanto, sugere noções alternativas de cuidado, manutenção e beleza. Os bancos em compensado branco refletem a tipologia do pátio como espaço social no mundo árabe. Os bancos permitem a interação e expõem diferentes visões para esta paisagem construída. Pequenos arcos nas bancadas enfatizam ainda mais a natureza sem escala da instalação.

Intervenção Temporária Minor Paradises / studiolibani + Civil Architecture - Fotografia de Interiores, Escada
Cortesia de Civil Architecture x studiolibani

A intervenção ‘Minor Paradises’ é um jardim público criado a partir da colaboração entre Civil Architecture e studiolibani (arquitetura paisagística + urbanismo), com 720 metros quadrados em escala real e duração de uma semana. A intervenção ocorreu em Amman, na Jordânia, durante a Amman Design Week 2019, no Al Ain Hangar Plaza e teve como tema “Possibilidades”, com curadoria de Nora Al-Sayeh e direção de Rana Beiruti. A execução foi possível através de Anas Mikhi e equipe.

Intervenção Temporária Minor Paradises / studiolibani + Civil Architecture - Fotografia de Interiores, Cozinha
Cortesia de Civil Architecture x studiolibani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Amman, Jordânia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Intervenção Temporária Minor Paradises / studiolibani + Civil Architecture" [Minor Paradises / studiolibani + Civil Architecture] 18 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963509/intervencao-temporaria-minor-paradises-studiolibani-plus-civil-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.