Casa da Varanda Lateral / Malik Architecture

Casa da Varanda Lateral / Malik Architecture - Fotografia de ExteriorCasa da Varanda Lateral / Malik Architecture - Fotografia de Interiores, Viga, JardimCasa da Varanda Lateral / Malik Architecture - Fotografia de InterioresCasa da Varanda Lateral / Malik Architecture - Fotografia de ExteriorCasa da Varanda Lateral / Malik Architecture - Mais Imagens+ 40

Pune, Índia
  • Arquitetos Responsáveis: Kamal Malik, Arjun Malik, Meghana Tipnis, Netramohan Changmai, Sundeep Sarangi
  • Execução Interiores: Rajesh Parmar, Manoj Suthaar
  • Execução Instalações Hidrossanitárias: Raju Bhai
  • Cobertura: Epopsi Strumat
  • Cidade: Pune
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa é, em muitos aspectos, uma extensão natural da "Casa dos Três Córregos". Elas estão localizadas no mesmo terreno e foram projetadas simultaneamente, mas construídas em fases separadas.

Casa da Varanda Lateral / Malik Architecture - Fotografia de Exterior
© Edmund Sumner

Ela está localizada na parte mais baixa do terreno íngreme e densamente arborizado ondas as ravinas se cruzam e marcam a edificação. A "Casa dos Três Córregos", neste ponto, saiu dos limites do terreno e das encostas que são um pouco mais rasas. A memória do 'lugar' aqui é significativa; O Forte Tung está ao leste; a topografia do terreno é particular; a floresta é densa e o clima é distinto, especialmente considerando as correntes de vento devido à grande extensão da barragem de Pawna em direção ao norte/leste e as colinas baixas ao sul/sudoeste. A monção é violenta, mas bonita, e a chuva raramente cai verticalmente devido ao vento que a acompanha.

Casa da Varanda Lateral / Malik Architecture - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Edmund Sumner
Casa da Varanda Lateral / Malik Architecture - Imagem 38 de 45
Planta - Nível Inferior
Casa da Varanda Lateral / Malik Architecture - Imagem 39 de 45
Planta - Nível Superior
Casa da Varanda Lateral / Malik Architecture - Fotografia de Interiores
© Bharath Ramamrutham
Casa da Varanda Lateral / Malik Architecture - Fotografia de Exterior
© Bharath Ramamrutham

A casa está organizada em dois níveis principais, o superior abrigando os espaços comuns, e o inferior abrigando os quartos e espaços técnicos. O telhado segue a base enquanto se adapta à mudança gradual de níveis. Ele ondula, se desloca e paira, permitindo a interferência do terreno e das árvores existentes, fornecendo sombra enquanto enquadra as vistas próximas e distantes. Sua morfologia estrutural de vigas esvoaçantes entrelaçadas com as “árvores” estruturais situa a casa na paisagem como um ponto de pausa natural na descida da colina.

Casa da Varanda Lateral / Malik Architecture - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada
© Bharath Ramamrutham
Casa da Varanda Lateral / Malik Architecture - Imagem 45 de 45
Axonométrica em Camadas
Casa da Varanda Lateral / Malik Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga, Jardim, Terraço, Pátio
© Bharath Ramamrutham
Casa da Varanda Lateral / Malik Architecture - Imagem 41 de 45
Corte AA
Casa da Varanda Lateral / Malik Architecture - Fotografia de Interiores, Viga
© Bharath Ramamrutham

Paredes de basalto bruto ancoram a proposta ao solo. A familiaridade e aplicação histórica desta pedra em todo o tipo de abrigo, desde as casas da vila aos fortes, transformam estes elementos pesados numa paisagem edificada. A sensação esperada de estar em uma casa é suplantada por algo menos reconhecível, mas familiar, algo mais efêmero, mas visceral. Por todo o lado, há alusões à envolvente e ao passado. O cilindro que se ergue na paisagem fala sobre os baluartes da fortaleza. A estrutura organizacional da edificação impede um ponto de entrada discernível ou limites fixos, o "natural" e o "artificial" se fundem, e o espaço e o movimento fluem sem impedimentos, como um organismo que encontrou seu equilíbrio na natureza; uma homeostase especial.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Varanda Lateral / Malik Architecture" [Lateral Verandah House / Malik Architecture] 28 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999842/casa-da-varanda-lateral-malik-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.