Cava Arcari / David Chipperfield Architects

Cava Arcari / David Chipperfield Architects - Fotografia de ExteriorCava Arcari / David Chipperfield Architects - Fotografia de Interiores, Pilar, VigaCava Arcari / David Chipperfield Architects - Fotografia de InterioresCava Arcari / David Chipperfield Architects - Fotografia de Exterior, PilarCava Arcari / David Chipperfield Architects - Mais Imagens+ 21

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1880
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Edmund Sumner
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Viabizzuno
  • Arquitetos: David Chipperfield Architects srl, Milan, Itália
  • Arquitetos Colaboradores: David Chipperfield, Giuseppe Zampieri
  • Diretor Associado: Giuseppe Sirica
  • Arquitetos Associados: Federica Zerbo, Marie Mincke
  • Arquiteto: Carlo Zucchia
  • Equipe De Projeto: Filippo Carcano, Francesca Carino, Tommaso Certo, Gionata Comacchio, Andrea Garcia Crespo, Andrea del Pedro Pera, Stefano Goffi, Tsukasa Goto, Juan Laborda Herrero, Noa Ikeuchi, Maris Kojuharov, Eugenio Matteazzi
  • Coordenador Do Projeto: Laboratorio Morseletto srl
  • Consultor De Iluminação: Mario Nanni
  • Fornecimento E Instalação De Pedras: Laboratorio Morseletto srl
  • Cidade: Zovencedo
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Cava Arcari / David Chipperfield Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Edmund Sumner

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sentado fora de qualquer comissão convencional ou mesmo tipologia, o projeto de um espaço de performance dentro das cavernas Arcari, que costumavam fornecer pedra Pietra di Vicenza até seu fechamento, evoluiu através de uma longa colaboração profissional entre David Chipperfield Architects e o Laboratorio Morseletto, que produzem pedras e mármores artesanais tradicionais venezianos.

Cava Arcari / David Chipperfield Architects - Fotografia de Exterior
© Edmund Sumner

As cavernas são o resultado de 60 anos de extração, que deixaram um espaço cavernoso sustentado por pilares maciços irregulares e em grande parte preenchido com água sob uma colina arborizada em Zovencedo, perto de Vicenza. Ao entrar nas cavernas, é possível experimentar espaço, material e estrutura como uma única entidade única, onde natureza e arquitetura parecem imitar uma à outra. Reconhecendo essas qualidades extraordinárias, a família Morseletto frequentemente usava o espaço para eventos informais, o que os encorajou a desenvolver uma solução mais permanente.

Cava Arcari / David Chipperfield Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Pilar
© Edmund Sumner
Cava Arcari / David Chipperfield Architects - Fotografia de Interiores
© Edmund Sumner
Cava Arcari / David Chipperfield Architects - Imagem 22 de 26
Planta Geral

As qualidades românticas e tectônicas da pedreira com a pedra esculpida e a água filtrada já eram tão fortes que apenas intervenções mínimas foram necessárias. O projeto reintroduz a típica pedra branca de Vicenza no espaço com uma série de plataformas, degraus e rampas, reminiscentes dos cenários de palco de Adolphe Appia. As plataformas são conhecidas como Cavea, uma referência aos degraus em camadas nos antigos teatros romanos. A intervenção criou um diálogo entre a arquitetura acidental das cavernas e as plataformas de palco e assentos formalizadas que representam ocupação e performance.

Cava Arcari / David Chipperfield Architects - Fotografia de Interiores
© Edmund Sumner

A pedra de Vicenza é o único material usado no projeto. A pedra é adicionada e subtraída e o projeto pode ser visto como uma continuação da extração histórica feita no local. Tanto a iluminação ambiente quanto a do palco, projetadas pela Viabizzuno, melhoram a atmosfera, com as câmaras cheias de água ao redor iluminadas por baixo adicionando ao espetáculo visual. O projeto criou um espaço multifuncional que preserva e enfatiza as características únicas do local.

Cava Arcari / David Chipperfield Architects - Fotografia de Exterior, Pilar
© Edmund Sumner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:36020 Zovencedo, Province of Vicenza, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cava Arcari / David Chipperfield Architects" [Cava Arcari / David Chipperfield Architects] 10 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000545/cava-arcari-david-chipperfield-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.