Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Adam Mørk

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Residência Winnwood / 5G Studio Collaborative

© Adam Mørk
© Adam Mørk

© Adam Mørk © Adam Mørk © Adam Mørk © Adam Mørk + 21

  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura 5G Studio Collaborative
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    4600.0 ft2

Sede, Instalações de Reunião e Escritórios / Dorte Mandrup A/S

© Adam Mõrk © Adam Mõrk © Adam Mõrk © Adam Mõrk + 14

Väster, Suécia
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Dorte Mandrup A/S
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    25000.0 m2

Extensão Segerstedthuset na Universidade de Uppsala / 3XN

© Adam Mørk © Adam Mørk © Adam Mørk © Adam Mørk + 41

Universidade  · 
Kåbo, Suécia
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura 3XN
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    22100.0 m2

Creche Råå / Dorte Mandrup

© Adam Mørk © Adam Mørk © Adam Mørk © Adam Mørk + 30

Helsingborg, Suécia
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Dorte Mandrup Arkitekter
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    525.0 m2

Escola Munkegaard / Dorte Mandrup Arkitekter

© Adam Mørk © Adam Mørk © Adam Mørk © Adam Mørk + 53

Escolas  · 
Dyssegård, Dinamarca
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Dorte Mandrup Arkitekter
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    1600.0 m2

Que haja luz: indicadores para descrever e projetar o conforto visual

Os arquitetos estão cada vez mais conscientes da influência no bem-estar e boa saúde dos usuários de nossos projetos. A iluminação natural - e como deve ser complementada com iluminação artificial - é um fator essencial a considerar para o conforto visual dos espaços internos. Mas sabemos como lidar com isso corretamente?

Maison Kochi / Meister Varma Architects. Image © Praveen Mohandas The Heart in Ikast / C.F. Møller Architects. Image © Adam Mørk Scheune Minden / Architekten Stein Hemmes Wirtz. Image © Linda Blatzek Photography ‘Hope’ Lavan’s Studio Apartment / MMGS ARCHITECTS. Image © Ramitha Watareka + 14

Escola Europeia de Copenhagen / NORD Architects + Vilhelm Lauritzen Architects

© Adam Mørk © Adam Mørk © Adam Mørk © Adam Mørk + 29

Escolas  · 
Copenhagen, Dinamarca

A atmosfera criada pela iluminação zenital em 20 projetos de arquitetura

Talvez a abertura zenital mais célebre já construída seja o Panteão de Roma, encomendado por Marco Vipsânio Agripa durante o reinado do imperador Augusto (r. 27 a.C.–14 d.C.) e reconstruído por Adriano (r. 117–138) por volta de 126. No ponto mais alto da sua cúpula (neste caso, o óculo) brilha a luz do sol, lançando seus feixes sobre as várias estátuas de divindades planetárias que ocupam os nichos nas paredes. A luz que adentra o espaço simbolizava uma dimensão cósmica, sagrada. A luz natural continua cumprindo esse papel cênico, quando bem utilizada, sobretudo em projetos religiosos.

Caracteriza-se iluminação zenital como a que vem de cima, do céu (zênite). Muito útil para espaços grandes que não possam ser adequadamente iluminadas por janelas, as claraboias são um artifício amplamente usado e que proporcionam uma luz difusa agradável ao espaço. Geralmente toma-se o cuidado que não permitam a entrada do sol, para não aquecer demasiadamente o local e devem ser bem projetadas e construídas para que não sejam pontos de infiltração de água. Veja, abaixo, uma coletânea de projetos que utilizam essa solução:

© Mathias Kestel © Hufton + Crow © Christian Richters © Andrew Lee + 44

Centro social em Ikast / C.F. Møller Architects

© Adam Mørk © Adam Mørk © Adam Mørk © Julian Weyer + 61

Escolas  · 
Dinamarca, Dinamarca
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura C.F. Møller Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    3660.0 m2

Centros culturais: 50 exemplos em planta e corte

Quantas vezes nos deparamos com o desafio de projetar um centro cultural? Embora isso possa parecer uma façanha para a maioria, muitos arquitetos já se viram diante da tarefa de projetar um programa que combina centro comunitário e cultura.

Entre os projetos publicados em nosso site, encontramos exemplos que abordam a questão a partir de diferentes abordagens, de configurações flexíveis a propostas que priorizam a centralidade, gerando espaços de encontro e atividades. Veja, a seguir, 50 exemplos de centros culturais acompanhados de suas plantas e cortes. 

Moldando o futuro: o que considerar ao projetar para crianças

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

Le Corbusier declarou em seu texto seminal, Towards a New Architecture, que “... o homem olha para a criação da arquitetura com seus olhos, que estão a 1,70 metros do chão”. Códigos lógicos e racionais como esse configuram os padrões para grande parte da produção arquitetônica - mas, é claro, essas "normas" são tão construídas quanto a própria arquitetura. Esse padrão em particular é especialmente irrelevante ao projetar para crianças, em que as premissas arquitetônicas centradas em adultos não se aplicam e nem devem ser aplicadas.

© Katsuhisa Kida © Antoine Espinasseau © John Donat RIBA Library Photographs Collection © Dorte Mandrup + 24

17 Exemplos de guarda-corpos inovadores para inspirar seu próximo projeto

Cortesía de Olgooco Mohammad Hassan Ettefagh © Tomas Balej © Fran Parente © Christian Richters + 18

Guarda-corpos e corrimãos são elementos freqüentemente confundidos. Enquanto o primeiro é usado para delimitar um espaço e impedir que uma pessoa caia, o segundo é uma barra de suporte para ajudar no equilíbrio dos passantes. Normalmente, ambos os elementos são resolvidos no projeto quase que apenas a partir das normas e soluções padrões, no entanto, com um desenho atraente, podem se tornar detalhes importantes no projeto como um todo. 

Para servir de inspiração na escolha de materiais, estrutura e detalhes, reunimos a seguir 17 exemplos notáveis de guarda-corpos e corrimãos.  

Os 22 maiores projetos de arquitetura do mundo, selecionados pela Time Magazine

A lista da revista Time dos melhores lugares do mundo de 2018 celebra 100 destinos para visitar, comer e beber de todo o globo. Escolhidos pela equipe global de editores e correspondentes da Time, os locais foram avaliados em qualidade, originalidade, inovação, sustentabilidade e influência.

A lista apresenta muitas maravilhas arquitetônicas, novas e antigas, projetadas por arquitetos renomados do passado e do presente. Variando de uma casa na árvore na Suécia a um museu de arte na África do Sul, os projetos estão unidos por sua excelência arquitetônica, digna da atenção de arquitetos e do público em geral. 

Arquitetura escolar: 70 exemplos em plantas e cortes

Escolas e instituições de ensino são estruturas complexas de projetar. Elas devem oferecer uma diversidade de espaços para aprendizado, mas também considerar atividades esportivas e recreacionais. Além de possuírem, geralmente, grandes dimensões, o maior desafio no projeto de edifícios escolares é conceber espaços que fomentem apropriações positivas pelas crianças. A seguir, compilamos 70 projetos escolares acompanhados de seus desenhos que podem servir de inspiração para seus próximos projetos educacionais.

Arquiteturas religiosas contemporâneas que repensam os espaços tradicionais de culto

© Fabrice Fouillet
© Fabrice Fouillet

A construção de locais de culto sempre foi uma prática complexa, conseguindo separar o humano e liberar a fronteira entre corpo, mente e espírito. A presença do sagrado é crucial no projeto e construção de lugares de culto, e é por isso que quase todo edifício religioso possui características semelhantes: grandiosidade, materialidade monolítica, elementos naturais e uma planta que leva em conta a circulação do indivíduo no espaço. Estruturas religiosas contemporâneas, no entanto, encontraram uma maneira de se adaptar à evolução da arquitetura. Diferentemente dos períodos gótico ou barroco, a arquitetura contemporânea não possui uma identidade dominante, mas é uma combinação de pós-modernismo, futurismo, minimalismo, modernismo e tudo o que há entre estes. Os arquitetos descobriram uma maneira de transformar esses lugares exclusivos dedicados à religião em estruturas de espiritualidade, contemplação e manifestação. 

Reunimos aqui uma seleção de edifícios religiosos contemporâneos que provam que os arquitetos estão rompendo todos os limites programáticos da arquitetura. 

© Adam Letch Cortesia de S.M.A.O © Ahmad Mirzaee Cortesia de Kojii Fuji / Nacasa & Partners Inc. + 24

Edifícios culturais e corporativos: 15 átrios e seus cortes

Cortesía de 3XN Cortesía de Paul de Ruiter Architects Cortesía de Renzo Piano Building Workshop + Payette Cortesía de Renzo Piano Building Workshop + 31

Edifícios culturais e corporativos oferecem a oportunidade perfeita para projetar grandes átrios. Esses espaços centrais, projetados para possibilitar o encontro de pessoas ou para ajudar na orientação dentro do edifício, são geralmente amplos e oferecem muita liberdade na etapa de concepção. Escala imponente, escadarias esculturais, materiais nobres e vegetação interna são apenas alguns dos recursos usados para dar vida a esses espaços. Para ajudá-lo com seu projeto, compilamos a seguir 15 átrios e seus desenhos de corte.