Presídio de Anstalten / SHL + Friis & Moltke

Presídio de Anstalten / SHL + Friis & Moltke  - Imagem 2 de 9Presídio de Anstalten / SHL + Friis & Moltke  - Fotografia de Exterior, FachadaPresídio de Anstalten / SHL + Friis & Moltke  - Fotografia de ExteriorPresídio de Anstalten / SHL + Friis & Moltke  - Fotografia de InterioresPresídio de Anstalten / SHL + Friis & Moltke  - Mais Imagens+ 4

Mais informaçõesMenos informações
Presídio de Anstalten / SHL + Friis & Moltke  - Fotografia de Exterior
© Adam Mørk

Descrição enviada pela equipe de projeto. Aninhado no terreno acidentado da capital litorânea da Groenlândia, uma nova instalação correcional projetada pelos escritórios de arquitetura dinamarqueses Schmidt Hammer Lassen e Friis & Moltke, exemplifica o poder do design para humanizar o sistema judiciário. Conhecida como Anstalten, a instalação foi projetada para dar aos presidiários um senso de propósito e esperança ao reuni-los com suas famílias, permitindo que se reabilitem em um ambiente de cura mais humano.

Presídio de Anstalten / SHL + Friis & Moltke  - Fotografia de Exterior
© Adam Mørk

Natureza e a arquitetura como reabilitadora.

Os arquitetos projetaram as instalações de 8.000 metros quadrados e três níveis como uma pequena vila completa com blocos residenciais, espaços de trabalho, instalações educacionais e esportivas, uma biblioteca, um centro de saúde e uma capela. Os floreios interiores de artistas groenlandeses como Julie Edel Hardenberg, Miki Jakobsen e Aka Høegh, incluindo pinturas de paisagens, designs tradicionais e gravuras esculpidas na parede do perímetro, enriquecem as áreas comuns com uma expressão da cultura local. O local dá acesso à natureza, incluindo vistas dramáticas de Nuup Kangerlua, um fiorde de 160 quilômetros de comprimento. 

Presídio de Anstalten / SHL + Friis & Moltke  - Fotografia de Exterior
© Adam Mørk

Este conceito de “facilidade humana” imita o ritmo e a estrutura da vida cotidiana. A esperança é que, depois de liberados, os internos tenham maiores chances de se reintegrarem à sociedade, com menores índices de reincidência. A instalação também serve como um ambiente de trabalho contemporâneo para o pessoal. Um alto nível de segurança para presidiários e funcionários evita fugas, entrada ilegal e contrabando.

Presídio de Anstalten / SHL + Friis & Moltke  - Fotografia de Interiores
© Adam Mørk

Vistas desobstruídas de unidades residenciais.

As três unidades residenciais abrigam um total de 76 internos, cada um ocupando quartos privados de 12 metros quadrados. A maioria destes quartos apresenta uma janela sem barra e uma vista desobstruída do mar. Enquanto isso, uma janela panorâmica abrange a área comum.

Presídio de Anstalten / SHL + Friis & Moltke  - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adam Mørk

A instalação é composta por uma série de blocos posicionados para seguir os contornos naturais da paisagem rochosa ao longo da costa da Groenlândia, 265 quilômetros ao sul do Círculo Polar Ártico. A orientação e a escala do edifício combinam perfeitamente com os arredores.

Presídio de Anstalten / SHL + Friis & Moltke  - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Adam Mørk
Presídio de Anstalten / SHL + Friis & Moltke  - Imagem 2 de 9
© Adam Mørk

Reunindo famílias.

Muitas pessoas que foram condenadas à prisão por crimes graves na Groenlândia foram realocadas a cerca de 4.000 quilômetros de distância para a Dinamarca. Hoje, alguns desses presidiários, muitos dos quais são de Nuuk e têm família por perto, foram transferidos para Anstalten, permitindo que cumpram seu tempo mais perto de casa. Os groenlandeses que atualmente ainda estão encarcerados na Dinamarca terão a chance de retornar e se reabilitar em seu país de origem.

Presídio de Anstalten / SHL + Friis & Moltke  - Fotografia de Exterior, Orla
© Adam Mørk

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nuuk, Groelândia.

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Presídio de Anstalten / SHL + Friis & Moltke " [Anstalten Correctional Facility / SHL + Friis & Moltke ] 28 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967542/presidio-de-anstalten-shl-plus-friis-and-moltke> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.