Complexo Habitacional Malling Dampmølle / CEBRA

Complexo Habitacional Malling Dampmølle / CEBRA - Imagem 2 de 21Complexo Habitacional Malling Dampmølle / CEBRA - Fotografia de Exterior, JanelaComplexo Habitacional Malling Dampmølle / CEBRA - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaComplexo Habitacional Malling Dampmølle / CEBRA - Imagem 5 de 21Complexo Habitacional Malling Dampmølle / CEBRA - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: CEBRA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adam Mork
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cupa Pizarras
  • Construção: CJ-Group
  • Engenharia: Arne Elkjær
  • Cidade: Malling
  • País: Dinamarca
Mais informaçõesMenos informações
Complexo Habitacional Malling Dampmølle / CEBRA - Imagem 2 de 21
© Adam Mork

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Malling, a um passo de Aarhus, Dinamarca, a CEBRA funde reverência histórica com vida contemporânea no recém construído complexo habitacional Malling Dampmølle. A nova comunidade reimagina o local de um antigo moinho, integrando 52 moradias modernas na trama do tecido urbano existente. O projeto oferece uma abordagem distinta ao design residencial que honra a herança da área enquanto abraça estilos de vida modernos.

Complexo Habitacional Malling Dampmølle / CEBRA - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Adam Mork

Malling é uma pequena e típica cidade dinamarquesa localizada ao lado da ferrovia que atravessa Jutland e se conecta a Aarhus. No local histórico, que costumava abrigar o moinho Malling Dampmølle no século XIX, a CEBRA foi contratada para projetar uma pequena comunidade habitacional, entre a estação e a igreja local da cidade satélite suburbana.

Complexo Habitacional Malling Dampmølle / CEBRA - Imagem 6 de 21
© Adam Mork

O projeto habitacional é composto por 52 moradias e está localizado entre duas estradas principais de Malling: Gammel Østergårdsvej e Holmskovvej. Ao longo da Gammel Østergårdsvej, que conecta a rua principal da cidade à estação, Malling Dampmølle se eleva com uma fachada distinta, que se estende de um andar em direção à estação para três andares em direção à Bredgade. Já voltado para a Holmskovvej, Malling Dampmølle aparece como um complexo habitacional coerente, recuado da via para minimizar o ruído do tráfego.

Complexo Habitacional Malling Dampmølle / CEBRA - Imagem 16 de 21
Planta - Térreo

A geometria cria ambientes íntimos. O complexo habitacional é uma variação da tipologia de casa geminada projetada ao redor de três pátios centrais remetendo à uma enorme roda de moinho. Os pátios se abrem para os arredores à medida que as alas irradiam a partir do centro do terreno para criar um plano irregular, moldado pelos ângulos oblíquos do perímetro do terreno. Assim, os três pátios formam uma série de pequenos ambientes privados para os moradores, enquanto a forma articula o contexto histórico da antiga área do moinho.

Complexo Habitacional Malling Dampmølle / CEBRA - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Adam Mork
Complexo Habitacional Malling Dampmølle / CEBRA - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Adam Mork

Com base no contexto urbano do projeto e em uma análise minuciosa das condições de iluminação no local, nasceu a principal diretriz do projeto. Ao "puxar" a superfície do telhado para cima e para baixo, o volume se eleva apenas em direção ao centro do terreno para não projetar sombras sobre o jardim privado adjacente. Com base na mesma lógica, apenas os frontões do edifício se aproximam do limite do terreno, fazendo com que pareça pequeno e menos intrusivo para os vizinhos próximos.

Complexo Habitacional Malling Dampmølle / CEBRA - Fotografia de Exterior, Janela
© Adam Mork

Além de reduzir o volume do edifício, os espaços fechados oferecem ambientes externos íntimos e uma zona de proteção entre a privacidade das casas e as ruas públicas que cercam o empreendimento.

Complexo Habitacional Malling Dampmølle / CEBRA - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Adam Mork

Uma interpretação distinta do tecido urbano. O idioma do projeto encontra sua inspiração no contexto urbano - tanto em materiais quanto em escala. O tecido urbano é composto por pequenas casas isoladas de tijolo, que ocasionalmente se conectam para formar fachadas contínuas. Assim, as inclinações tradicionais dos telhados feitos de ardósia e as fachadas de tijolo fazem de Malling Dampmølle uma interpretação contemporânea dos edifícios circundantes.

Complexo Habitacional Malling Dampmølle / CEBRA - Imagem 7 de 21
© Adam Mork

O complexo habitacional é construído com materiais tradicionais e robustos que têm uma vida útil muito longa e exigem manutenção mínima. As paredes exteriores são feitas de tijolos escuros, telhados de ardósia natural com lambris e calhas de zinco. A cobertura e as soleiras das janelas são apresentadas em alumínio, enquanto as janelas e portas são feitas de madeira no interior e alumínio no exterior. Telhados e fachadas são mantidos na mesma tonalidade escura e com detalhes mínimos, para que todo o empreendimento seja lido como uma escultura coesa.

Complexo Habitacional Malling Dampmølle / CEBRA - Imagem 5 de 21
© Adam Mork
Complexo Habitacional Malling Dampmølle / CEBRA - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama
© Adam Mork
Complexo Habitacional Malling Dampmølle / CEBRA - Imagem 15 de 21
© Adam Mork

A forma do telhado possibilitou a criação de uma grande variedade de unidades habitacionais diferentes em planta e geometria, apoiando e atraindo diversidade social, que é fundamental para sustentar qualquer comunidade bem-sucedida. As unidades habitacionais incluem apartamentos térreos com acesso direto a jardins e escadas, e casas geminadas de dois andares com acesso direto no nível do primeiro andar, enquanto uma das casas geminadas é térrea. Todas as unidades possuem varandas com vista para um pátio comum.

Complexo Habitacional Malling Dampmølle / CEBRA - Imagem 11 de 21
© Adam Mork

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:8340 Malling, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Complexo Habitacional Malling Dampmølle / CEBRA" [Malling Dampmølle Housing Complex / CEBRA] 25 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014565/complexo-habitacional-malling-dampmolle-cebra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.