Mecanoo divulga projeto para Amstel Design District em Amsterdã

Projetado pela Mecanoo, o Amstel Design District é um empreendimento de uso misto que inclui habitação social, espaços residenciais para locação de classe média, habitação privativa e instalações coletivas. O masterplan de 80.000 m² também oferece espaços para escritórios e lojas, juntamente com instituições culturais, como um museu dedicado ao design. Localizado entre uma rodovia e uma linha de metrô, o projeto atende às restrições e preocupações com a poluição sonora, criando uma composição de volumes sobrepostos e escalonados que permite a criação de espaços públicos confortáveis entre os edifícios, como pockets parks e praças.

Mecanoo divulga projeto para Amstel Design District em Amsterdã - Imagem 2 de 12Mecanoo divulga projeto para Amstel Design District em Amsterdã - Imagem 3 de 12Mecanoo divulga projeto para Amstel Design District em Amsterdã - Imagem 4 de 12Mecanoo divulga projeto para Amstel Design District em Amsterdã - Imagem 5 de 12Mecanoo divulga projeto para Amstel Design District em Amsterdã - Mais Imagens+ 7

Mecanoo divulga projeto para Amstel Design District em Amsterdã - Imagem 2 de 12
Amstel Design District. Imagem © Mecanoo

O novo distrito foi projetado para se tornar um centro criativo, fornecendo aos moradores espaços para o empreendedorismo e contribuindo para a atmosfera criativa e animada do ambiente de trabalho. O distrito foi projetado para oferecer escritórios flexíveis, espaços de coworking, como locais de trabalho criativos para artistas e oficinas. Para complementar, o programa também inclui uma vasta gama de amenidades, como restaurantes, lojas e locais de entretenimento.

Mecanoo divulga projeto para Amstel Design District em Amsterdã - Imagem 3 de 12
Amstel Design District. Imagem © Mecanoo

A experiência residencial também é reforçada pela criação de espaços intermediários para reuniões informais e encontros ocasionais. O ponto de partida da Mecanoo para o desenvolvimento foi a compreensão da cidade como uma sala de estar, considerando todos os aspectos da vida. Os arquitetos pretendiam projetar um novo distrito que englobasse a eficácia da vida profissional para a comunidade, com espaços compartilhados para condicionamento físico, momentos em família e lazer.


Artigo Relacionado

Mecanoo projeta o arranha-céu mais alto de Haia, na Holanda

Um cinturão verde compreende extensas áreas de floreiras e pocket parks em todo o distrito. Estes espaços proporcionam espaços confortáveis de lazer e relaxamento para moradores, famílias com crianças e jovens empreendedores. O ambiente de trabalho também proporciona "retiros verdes", como pátios e telhados verdes, para criar uma conexão entre os escritórios e a natureza. Os telhados verdes também fornecem retenção e proteção de água enquanto incentivam a biodiversidade.

Mecanoo divulga projeto para Amstel Design District em Amsterdã - Imagem 5 de 12
Amstel Design District. Imagem © Mecanoo

Os recuos do edifício estendem o domínio público espacialmente para criar destinos íntimos e icônicos em coberturas públicas. O distrito é projetado de acordo com as metas de inclusão, sustentabilidade e circularidade da natureza. O desenvolvimento integra adaptabilidade para garantir resiliência a longo prazo, o Amstel Design District facilita novas demandas de ambientes de trabalho com uma variedade dinâmica de espaços de negócios e colaboração.

Mecanoo divulga projeto para Amstel Design District em Amsterdã - Imagem 7 de 12
Amstel Design District. Imagem © Mecanoo
Mecanoo divulga projeto para Amstel Design District em Amsterdã - Imagem 12 de 12
Amstel Design District. Imagem © Mecanoo

O escritório de arquitetura holandês Mecanoo também revelou recentemente o projeto do que em breve se tornará o conjunto de arranha-céus mais alto da cidade de Haia, na Holanda. Denominado "The Grace", o projeto consiste em duas torres, uma de 150 metros de altura e outra de 180 metros, e visa responder à crescente demanda por moradias populares. Outro projeto de arranha-céus do mesmo escritório, a Torre Brink, em Amsterdã, está atualmente em construção.

Mecanoo divulga projeto para Amstel Design District em Amsterdã - Imagem 6 de 12
Amstel Design District. Imagem © Mecanoo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Mecanoo divulga projeto para Amstel Design District em Amsterdã" [Mecanoo Unveils the Design of the Future-Oriented Amstel Design District in Amsterdam] 20 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999555/mecanoo-divulga-projeto-para-amstel-design-district-em-amsterda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.