Heatherwick Studio e Barcode Architects divulgam projeto de hub urbano para Utrecht

Heatherwick Studio e Barcode Architects foram escolhidos para projetar um novo centro de cultura, trabalho e lazer na praça central Jaarbeursplein em Utrecht, Países Baixos. O projeto visa atender a diversidade da população da cidade e trazer uma sensação de calor e diversão para a praça, de acordo com os arquitetos. Apelidado de Oopen, o projeto do edifício integra uma colorida série de cilindros que se destacam na paisagem do bairro. A equipe fez parceria com a Edge, uma empresa de desenvolvimento imobiliário sustentável, para ajudar a viabilizar o projeto. A construção está prevista para começar em 2025 e o edifício será entregue em 2028.

A forma arredondada do edifício permite o acesso por todos os lados, fazendo com que todos os equipamentos e serviços sejam igualmente acessíveis ao público. O projeto também oferece espaço para uma ampla gama de atividades, desde eventos esportivos e culturais até espaços para escritórios de startups e cafés pop-up, além de um restaurante na cobertura com vista para o horizonte de Utrecht.

Heatherwick Studio e Barcode Architects divulgam projeto de hub urbano para Utrecht - Imagem 2 de 3
© Pixelflakes for Heatherwick Studio

Com o objetivo de valorizar uma vida urbana saudável, o município de Utrecht quer aumentar e incentivar a energia criativa e empreendedora da cidade. Alguns dos equipamentos propostos, como a área esportiva urbana coberta e a pista de skate, são pensadas para funcionar em conjunto com a praça pública e promover uma recreação ativa. Um grande salão público receberá eventos culturais e exposições, enquanto quiosques fornecerão uma variedade de serviços, desde experiências gastronômicas até pop-ups de caridade. Uma boate funciona como uma escola de dança diurna e espaço de prática para DJs. Um bicicletário e um centro de mobilidade fornecerão uma conexão natural para quem passa pela estação de trem mais movimentada da Holanda, localizada nas proximidades.

O novo centro cultural espera se tornar um local cheio de vida, reunindo pessoas de diferentes culturas, gerações e comunidades, refletindo a diversidade de Utrecht. Projetado como um sistema de partes e programas, o edifício oferece um espaço flexível para várias interações e trocas entre as pessoas. Vários terraços paisagísticos, alguns dos quais serão reservados para a vida selvagem, aprimoram ainda mais o projeto. Uma estrutura adaptável de madeira e aço é utilizada para garantir flexibilidade a longo prazo, oferecendo opções para reconfigurar os espaços internos. O projeto também visa o status Net Zero Carbon, na esperança de se tornar o primeiro edifício alto de uso misto com emissões zero de carbono no país.

Heatherwick Studio e Barcode Architects divulgam projeto de hub urbano para Utrecht - Imagem 3 de 3
© Heatherwick Studio

Os líderes da equipe nos desafiaram a criar um lugar especial que refletisse a necessidade urgente de cidades mais saudáveis e que reunissem as pessoas novamente. O resultado não é apenas um projeto para outro prédio de escritórios, mas uma oportunidade emocionante para ativar a praça e criar um local público surpreendente para esta cidade histórica. - Thomas Heatherwick, fundador e diretor de projetos do Heatherwick Studio.

Heatherwick Studio revelou recentemente seu primeiro projeto de biblioteca pública, projetado para Howard County Libraries em Maryland, Estados Unidos. O escritório de renome internacional também divulgou um projeto que visa transformar uma antiga usina de dessalinização na peça central de um novo distrito cultural em Jeddah, na Arábia Saudita. Outro projeto, o Toranomon-Azabudai em Tóquio, Japão, está atualmente em construção e foi incluído na lista do ArchDaily dos edifícios mais esperados para abrir ao público em 2023.

Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Heatherwick Studio e Barcode Architects divulgam projeto de hub urbano para Utrecht" [Heatherwick Studio and Barcode Architects Reveal the Design of Utrecht’s New City Center Hub] 19 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999462/heatherwick-studio-e-barcode-architects-divulgam-projeto-de-hub-urbano-para-utrecht> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.