O espaço do interstício: conhecendo a obra do Vão

O campo da arquitetura, em teoria, se separa da arte. Ou se discute uma espécie de hierarquia entre os dois. Por sorte, o escritório Vão é um exemplo de que a separação não precisa existir, e que a hierarquia é infrutífera para qualquer um dos lados. Fundado em 2013 por Anna Juni, Enk te Winkel e Gustavo Delonero em São Paulo, o escritório desenvolve projetos arquitetônicos alimentados pelo pensamento artístico, e trabalhos artísticos em escala arquitetônica.

O espaço do interstício: conhecendo a obra do Vão - Imagem 2 de 18O espaço do interstício: conhecendo a obra do Vão - Imagem 3 de 18O espaço do interstício: conhecendo a obra do Vão - Imagem 4 de 18O espaço do interstício: conhecendo a obra do Vão - Imagem 5 de 18O espaço do interstício: conhecendo a obra do Vão - Mais Imagens+ 13

É possível falar de uma produção no campo ampliado da arquitetura, mas existe uma diferença sutil em como os próprios fundadores definem sua prática: “vão é caracterizado por duas qualidades que poderiam ser vistas como contraditórias: ao mesmo tempo em que é por excelência livre, a sua existência só é possível se delimitada. O vão é um entre coisas.” A ampliação sugere expansão, e, embora a atuação do escritório seja múltipla, dizer-se entre coisas indica uma espécie de centramento, de interno. Ou seja, não é necessariamente uma expansão, é um percurso por campos adjacentes com naturalidade, abertura para exploração e curiosidade. É uma postura de disponibilidade.

O espaço do interstício: conhecendo a obra do Vão - Imagem 8 de 18
Casa São João da Boa Vista © Javier Agustin Rojas

O espaço “vazio” é aquele que possibilita formas diversas de ocupação, reivindica alternativas e reforça possibilidades. Vãos famosos da cidade de São Paulo servem como exemplo: MuBE, MASP, Centro Cultural São Paulo. Vão é tão intersticial que abriga vários: é conjugação do verbo “ir” na terceira pessoa do plural — eles vão. E vão acompanhados de colaboradores, de parcerias com artistas visuais, de seus clientes, de leituras, filmes e da vida cotidiana. A experiência com a assistência de artistas visuais, com a colaboração com amigos (artistas ou não) e com a docência contribuem para essa abordagem transdisciplinar.

O espaço do interstício: conhecendo a obra do Vão - Imagem 14 de 18
O que vemos, O que nos olha © André Scarpa

O cruzamento de áreas e a influência do pensamento artístico reforçaram a abordagem conceitual à prática, que, apesar da equipe enxuta, envolve debates constantes entre as partes envolvidas, testes, desenhos, maquetes, protótipos, entre técnicas computacionais e manuais, entre o digital e o “analógico”.

O espaço do interstício: conhecendo a obra do Vão - Imagem 17 de 18
Apartamento Sumarezinho © Julia Novoa

Desde a formação oficial, Vão é premiado em concursos nacionais e internacionais, como o Anexo BNDES, Casa s/d nº01 e SESC Limeira; e por instituições como o IAB-SP, pelas instalações Subsolanus e O que vemos, O que nos olha, pelos projetos Sede para uma Fábrica de Blocos e Casa São João da Boa Vista; e Bienal de Veneza, que concedeu menção honrosa à instalação Chão de Caça, da artista Cinthia Marcelle feita em colaboração com Vão. Mais recentemente, em 2022, integrou a lista de melhores Novas Práticas do ArchDaily

O hiato que está desocupado é aquele que oferece a possibilidade de ser preenchido. Vão está entre as coisas, entre os seus, entre o mundo. Essa disponibilidade se apresenta nos projetos, confira:

Sede de uma Fábrica de Blocos

O espaço do interstício: conhecendo a obra do Vão - Imagem 6 de 18
Sede para uma Fábrica de Blocos © Rafaela Netto

Casa São João da Boa Vista

O espaço do interstício: conhecendo a obra do Vão - Imagem 7 de 18
Casa São João da Boa Vista © Javier Agustin Rojas

Apartamento Simão Álvares

O espaço do interstício: conhecendo a obra do Vão - Imagem 2 de 18
Apartamento Simão Álvares © Federico Cairoli

Loja Bemglô

O espaço do interstício: conhecendo a obra do Vão - Imagem 10 de 18
Loja Bemglô © Rafaela Netto

Subsolanus

O espaço do interstício: conhecendo a obra do Vão - Imagem 5 de 18
Subsolanus © LGM Studio Luis Gallardo

Apartamento Antônio Bicudo

O espaço do interstício: conhecendo a obra do Vão - Imagem 12 de 18
Apartamento Antônio Bicudo © Rafaela Netto

Casa São José do Barreiro

O espaço do interstício: conhecendo a obra do Vão - Imagem 13 de 18
Casa São José do Barreiro © Javier Agustin Rojas

O que vemos, O que nos olha

O espaço do interstício: conhecendo a obra do Vão - Imagem 15 de 18
O que vemos, O que nos olha © Javier Agustin Rojas

Apartamento Sumarezinho

O espaço do interstício: conhecendo a obra do Vão - Imagem 3 de 18
Apartamento Sumarezinho © Julia Novoa

Casa s/d nº01

O espaço do interstício: conhecendo a obra do Vão - Imagem 4 de 18
Casa s/d nº01 © Pedro Kok

Apartamento Viadutos

O espaço do interstício: conhecendo a obra do Vão - Imagem 18 de 18
Apartamento Viadutos © Rafaela Netto

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Novas práticas. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Helena Tourinho. "O espaço do interstício: conhecendo a obra do Vão" 30 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999365/o-espaco-do-intersticio-conhecendo-a-obra-do-vao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.