Centro Pompidou assina acordo de parceria para desenvolver museus na Arábia Saudita e na Coreia do Sul

O Centre Pompidou é uma instituição de arte e cultura presente em Paris desde o final da década de 1970. Abriga a Biblioteca Pública de Informação, o maior museu de arte moderna da Europa e um centro de pesquisa musical. Neste mês, a instituição assinou um acordo de parceria para criar um museu de arte contemporânea na Arábia Saudita com a Comissão Real de AlUla (RCU). Além disso, também assinou um acordo de parceria semelhante para desenvolver um museu moderno e contemporâneo em Seul, Coreia do Sul, com a Fundação Cultural Hanwha.

Centro Pompidou assina acordo de parceria para desenvolver museus na Arábia Saudita e na Coreia do Sul - Imagem 2 de 5
Centro Pompidou. Imagem © Shutterstock | SITANG K

AlUla é um oásis no noroeste da Arábia Saudita com um património natural e cultural extraordinário. Nos últimos quatro anos, a Comissão Real da AlUla tem estado em missão para preservar e reativar o oásis cultural de AlUla e torná-lo o centro de artes e cultura mais importante do mundo. O anúncio oficial do acordo de parceria especifica que o museu de arte contemporânea irá albergar obras de arte regionais e internacionais do século XXI. Além disso, o acordo estabelece a formação técnica de profissionais de museus na Arábia Saudita e oportunidades de empréstimo de obras de arte entre as coleções das duas instituições.

Centro Pompidou assina acordo de parceria para desenvolver museus na Arábia Saudita e na Coreia do Sul - Imagem 4 de 5
AlUla Oasis. Imagem © Shutterstock | MHD PHOTOGRAPHY CO

Em Seul, a divisão filantrópica de uma empresa sul-coreana, a Fundação Hanwha, assinou um segundo acordo com o Centro Pompidou. Este prevê a realização de oito exposições monográficas duas vezes por ano ao longo de uma parceria de quatro anos. A instalação apresentará várias peças icónicas da coleção do Centro Pompidou. Além disso, o acordo especifica que a renovação e reestabelecimento de um museu já existente será feita pelo arquiteto francês Jean-Michel Wilmotte, e ficará completa até 2025.

Centro Pompidou assina acordo de parceria para desenvolver museus na Arábia Saudita e na Coreia do Sul - Imagem 3 de 5
Centro de Seul. Imagem © Shutterstock | CJ Nattanai

O Centro Pompidou anunciou recentemente que irá estrear a maior retrospectiva do trabalho de Norman Foster das últimas seis décadas. A exposição explora as várias fases da carreira do renomado arquiteto. A instituição, concebida pelos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers, anunciou que irá passar por uma grande reforma, esperando fechar completamente entre o final de 2023 e 2027. Casa do mais proeminente Museu Nacional de Arte Moderna da Europa, o museu é conhecido pelas suas coleções de arte do século XXI. Em 2022, a França expôs o trabalho de 55 mulheres na Bienal de FRAC, apresentando peças significativas da coleção permanente do Centro Pompidou.

Informações via Centro Pompidou.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Centro Pompidou assina acordo de parceria para desenvolver museus na Arábia Saudita e na Coreia do Sul" [The Centre Pompidou Signs a Partnership Agreement to Develop a Contemporary Art Museum in Saudi Arabia and South Korea] 12 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999184/centro-pompidou-assina-acordo-de-parceria-para-desenvolver-museus-na-arabia-saudita-e-na-coreia-do-sul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.