Co-living "de marca": um espaço para comunidade ou conformidade?

Transformações sociais dramáticas, como pandemias e avanços tecnológicos, exigem mudanças dramáticas nos estilos de vida. Os arquitetos continuam explorando e propondo novos modelos de habitação, sempre atendendo às necessidades mais recentes da sociedade. O modelo de co-living é um exemplo que se tornou um sucesso estrondoso nas últimas décadas. Redefinindo a maneira como as pessoas vivem, o co-living busca fornecer uma forma de habitação social econômica. Embora amplamente voltada para as gerações mais jovens, a indústria de co-living está evoluindo para atender a vários grupos e nichos.

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A ideia de vida comunitária existe desde a era das civilizações antigas. A história mostra uma forte ligação entre habitação e concentração de recursos. Hoje, o co-living surgiu como uma oferta baseada em serviços no mercado imobiliário, abordando os problemas contemporâneos de crescimento populacional, densidade urbana e aumento dos preços dos imóveis.

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lyf One-North Co-Living Development / WOHA. Imagem © Darren Soh

Voltado principalmente para jovens de 18 a 30 anos como uma solução de moradia financeiramente viável, o co-living reduz os custos ao permitir que os usuários compartilhem espaços residenciais públicos. A geração do milênio está se envolvendo no que está sendo chamado de “idade adulta suspensa”, renunciando adquirir propriedades por conveniência e estilos de vida nômades. Dívidas estudantis e adiamento de casamento e filhos apoiam a necessidade de um modelo de co-living acessível.

Os jovens, no entanto, não são o único grupo demográfico a se beneficiar da habitação compartilhada. Modelos inovadores que atendem crianças, idosos e famílias multigeracionais estão sendo projetados para atender às necessidades específicas do usuário.

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Coliving Dozen Doors / gon architects. Imagem © Imagem Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

As atuais opções de moradia para idosos, como comunidades de aposentados e lares de idosos, lutam para proporcionar aos seus residentes um senso de coesão social. O co-living repensa o atual paradigma da aposentadoria ao permitir que os moradores trabalhem, estudem e participem da sociedade. Os interesses semelhantes das gerações mais velhas em comunidade, segurança e experiências enriquecedoras se alinham com os benefícios do co-living.

Pais solteiros são outro grupo de pessoas que se beneficiam muito da vida em comunidade. Como uma alternativa para pais em dificuldades que precisam voltar a morar com a família, empreendimentos de co-living como o Commune fornecem soluções de serviços e moradia acessíveis. Além dos benefícios financeiros, os pais solteiros recebem apoio emocional e companheirismo dos colegas de co-living. Isso permite um fácil compartilhamento de recursos e das responsabilidades parentais.

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Cohousing em Marmalade Lane / Mole Architects. Imagem © David Butler

A demanda por co-living está crescendo e os agentes imobiliários estão criando estratégias para capitalizá-la. Além da demografia baseada na idade, os desenvolvedores estão introduzindo propriedades de co-living comercializadas para pessoas que compartilham os mesmos valores, objetivos, desejos e interesses. Esses projetos de co-living de marca atendem a viajantes, entusiastas da saúde, artistas, empreendedores de tecnologia e muito mais. As ofertas de serviços de nicho são centradas no estilo de vida comum que os residentes compartilham, prometendo a eles uma comunidade de apoio e uma maneira de conhecer pessoas com ideias semelhantes.

Localizado na Califórnia, EUA, Haven Co-living é um projeto de uma marca para viciados em bem-estar, onde “viver com intenção é uma escolha diária”. Está totalmente equipado com salas de ioga, um spa, uma sala de projeção e uma comunidade de responsabilidade para fazer aulas de respiração. Não muito longe, o UP(st)ART é um espaço comunitário para artistas e músicos com estúdios para múltiplos empreendimentos criativos. A Draper Startup House oferece instalações de convivência para empreendedores e fundadores em todo o mundo.

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Episode Suyu 838 Co-Living Complex / Collective B. Imagem © Yongjoon Choi

A popularidade do co-living foi reforçada pela economia de assinaturas. Os residentes podem “assinar” as casas e experiências que as acompanham, em vez de buscar a propriedade da casa ou contratos complicados de aluguel. O modelo também permite que os empreendimentos de convivência se ramifiquem em avenidas aliadas: por exemplo, uma casa comunitária para fanáticos por comida pode fazer parceria com restaurantes locais. Esse próspero modelo de negócios pode transformar radicalmente a maneira como as pessoas percebem o “lar” nas próximas décadas.

O branding é uma poderosa ferramenta de negócios, especialmente em um mercado imobiliário estagnado. Os modelos híbridos podem atualizar o setor imobiliário e, ao mesmo tempo, atender às necessidades das pessoas por moradia e companhia acessíveis. No entanto, os espaços de convivência de marca vêm com uma advertência para a sociedade em geral: eles reduzem o escopo da diversidade e da interdependência na escala arquitetônica e urbana.

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Episode 101 Casa Co-Living / Joongho Choi Studio. Imagem cortesia de Joongho Choi Studio

A estruturação de categorias de mercado no setor imobiliário desafia a diversidade social e a interdependência entre os grupos sociais. Os encontros casuais se extinguem e as “identidades pessoais” se tornam mais rígidas. Quando os projetos residenciais começam a atender a grupos específicos, a gentrificação logo ocorre e cria divisão social. Os espaços públicos também podem se transformar para atender a grupos de interesse econômico na área.

Os arquitetos têm sido os guardiões da atividade social e da interconectividade no ambiente construído. Lutando contra as forças do mercado, a indústria da convivência precisa evoluir de maneira holística para encorajar uma vida verdadeiramente comunitária entre diversos indivíduos. Estilos de vida cooperativos e de apoio mútuo são possíveis entre vários grupos de usuários, como visto em bairros organicamente desenvolvidos em todo o mundo. A convivência pode se beneficiar da possibilidade de arranjos de convivência cooperativos e colaborativos.

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: A Casa Contemporânea, orgulhosamente apresentado pela BUILDNER.

A BUILDNER celebra os concursos de arquitetura como uma ferramenta eficaz para alcançar o progresso, promovendo ideias inovadoras que impulsionam a indústria. “Através de competições acadêmicas e de projetos, estamos construindo uma comunidade inclusiva e diversificada de arquitetos e designers, promovendo tópicos críticos como habitação acessível, sustentável e de pequena escala para enfrentar os desafios globais. Nosso objetivo é inspirar a próxima geração de designers a propor soluções inovadoras e desafiar o status quo”.

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Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Co-living "de marca": um espaço para comunidade ou conformidade?" [Branded Co-living: A Space for Community or Conformity?] 02 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999164/co-living-de-marca-um-espaco-para-comunidade-ou-conformidade> ISSN 0719-8906

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