Pavilhão do Chipre explora sustentabilidade social na Bienal de Veneza 2023

O Pavilhão de Chipre na Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia anunciou o tema de sua mostra: os primeiros assentamentos Neolíticos de Khirokitia. A exposição usa essas comunidades como ponto de partida para discutir desafios de sustentabilidade social em um contexto humanístico e cultural. A mostra tem curadoria de Petros Lapithis, Lia Lapithi, Nikos Kouroussis e Ioanna Ioannou Xiari.

Pavilhão do Chipre explora sustentabilidade social na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 2 de 5Pavilhão do Chipre explora sustentabilidade social na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 3 de 5Pavilhão do Chipre explora sustentabilidade social na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 4 de 5Pavilhão do Chipre explora sustentabilidade social na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 5 de 5Pavilhão do Chipre explora sustentabilidade social na Bienal de Veneza 2023 - Mais Imagens

A exposição busca criar espaços temporais e introduzir princípios de participação social e igualitária. Parte do pressuposto de que a sustentabilidade social pode ser alcançada por meio da colaboração e da conscientização compartilhada, enquanto se concentra no desenvolvimento e preservação da qualidade de vida das pessoas dentro de uma sociedade, que são as principais preocupações da sustentabilidade social. A mostra enfatiza fortemente a proteção do bem-estar mental e físico de todos, promove a coesão social e educa aqueles que podem então contribuir para a sociedade como um todo e estabelecer relacionamentos dentro dela.

Pavilhão do Chipre explora sustentabilidade social na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 2 de 5
Courtesy of Cyprus Pavilion
Pavilhão do Chipre explora sustentabilidade social na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 3 de 5
Courtesy of Cyprus Pavilion

Khirokitia foi uma das culturas mais inventivas da era pré-histórica. Ela contribuiu para o deslocamento da civilização do Oriente Médio em direção ao continente europeu. A partir de 7500 a.C., assentamentos neolíticos em Chipre já eram autônomos, auto-suficientes e um modelo de sustentabilidade societal na política, economia e meio ambiente. A jornada dos primeiros viajantes neolíticos do continente até as margens de Chipre é prova do sucesso do grupo em navegar pelo desconhecido.

O pavilhão examina esse sucesso e explora como a humanidade pode aplicá-lo às nossas futuras explorações como viajantes, cientistas e navegadores espaciais. A comunidade de arquitetura de hoje será responsável por descobrir projetos de ponta para a criação de Marte. Além disso, a exposição investiga como a estrutura rudimentar da era neolítica poderia servir como modelo para o desenho arquitetônico no futuro. A exposição ativa conversas sobre o uso de informações, tecnologia e decisões baseadas na comunidade em arquiteturas futuras.

Pavilhão do Chipre explora sustentabilidade social na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 5 de 5
Courtesy of Cyprus Pavilion

Com curadoria de Lesley Lokko, o tema da Bienal de Veneza deste ano é "Laboratório do Futuro". Muitos outros países escolheram estudar sua própria ancestralidade, usando-a como modelo para tomada de decisões futuras. O Pavilhão de Taiwan mostra a inteligência imbuída no lugar, explorando como as pessoas ao longo da história de Taiwan usaram sua intuição para moldar seu ambiente. O Pavilhão Romeno examinará inovações tecnológicas passadas como fonte de inspiração para criar ambientes urbanos mais agradáveis ​​e resilientes. Por sua vez, os países nórdicos, representando Finlândia, Noruega e Suécia, exibirão um arquivo de livros sobre arquitetura e design, conhecimento tradicional de construção e decolonialidade na cultura indígena Sámi.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Pavilhão do Chipre explora sustentabilidade social na Bienal de Veneza 2023" [The Cyprus Pavilion Examines Social Sustainability and Space Exploration at La Biennale di Venezia 2023] 07 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999127/pavilhao-do-chipre-explora-sustentabilidade-social-na-bienal-de-veneza-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.