Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes

A luz do sol tem sido parte integrante da vida desde que o sol e a terra começaram sua dança. O bem-estar proporcionado pela luz natural é um tema recorrente na cultura humana, percorrendo a música popular, a moda, a fotografia e até os nossos ambientes mais luxuosos.

Mas o desejo de nossos corpos pela luz solar é mais do que apenas um sentimento. Pesquisas científicas provaram que ela ajuda nosso corpo a produzir mais melatonina, que ajuda a dormir e reduz o estresse, que a vitamina D melhora a imunidade e fortalece os ossos, e a serotonina combate a depressão. Além de nos ajudar a levar vidas mais saudáveis e felizes, as pesquisas sugerem que o sol também nos ajuda a viver durante mais tempo.

Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 2 de 28Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 3 de 28Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 4 de 28Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 5 de 28Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Mais Imagens+ 23

Mesmo que você não se identifique com toda essa ciência, as evidências estão ao nosso redor. Os compradores de imóveis residenciais estão dispostos a pagar até 20% a mais por um jardim ensolarado no lado mais escuro da mesma rua, o SAD (transtorno afetivo sazonal) é uma condição aceita e bem referenciada, e sempre há pressa para reivindicar o assento na janela do trem. Simplificando, a luz do sol nos faz sentir bem – quer saibamos o porquê ou não.

Portas e janelas: a rota tradicional da luz solar para dentro de casa

Apesar da ligação com o exterior, muitas portas de entrada não permitem a passagem de luz, mas as que apresentam elementos envidraçados podem transformar corredores e alpendres sombrios com uma luz colorida e variável, tornando-os temporariamente os espaços mais bonitos da casa. Com as melhorias de isolamento e segurança do vidro, portas de entrada como esta na Casa, Patrimônio e Jardim podem ser totalmente envidraçadas, transformando o interior em um espaço leve e alegre.

Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 6 de 28
© Fionn McCann

No outro lado da planta baixa, inovações em portas de vidro deslizantes permitem que elas se espalhem por toda a largura de uma sala, como na Casa das Toninhas no Brasil, mudando o layout de duas áreas internas e externas divididas para uma única área, transformando-se de interior para exterior ao puxar uma maçaneta. Enquanto as portas de vidro deslizantes sem moldura, como no Achioté Villas na Costa Rica, fazem a paisagem dos fundos de uma propriedade parecer aberta, mesmo quando não está.

Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 2 de 28
© Adriano Pacelli
Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 3 de 28
© BoysPlayNice

Superfícies envidraçadas: substituindo paredes, tetos e até pisos por vidro

A relação custo/benefício do vidro hoje é tão favorável que os arquitetos e seus clientes estão optando por substituir superfícies estáticas tradicionais, como paredes e tetos, por planos envidraçados, em vez de apenas aqueles que podem se abrir. Disponíveis em tamanhos enormes e com maior resistência, as claraboias são maneiras relativamente simples de iluminar os espaços internos. Isso significa que as camas podem descansar ao sol da manhã, as ilhas centrais da cozinha recebem luz natural e os banheiros podem ter seus chuveiros iluminados pelas estrelas.

Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 4 de 28
© Norbert Tukaj

O Pavilhão Brekstad, na Noruega, por exemplo, utiliza esquadrias reforçadas como suporte, permitindo que sua fachada envidraçada envolva todo o visitante. E essas duas casas na Suécia e no Reino Unido aproveitam o sol quente com vidro de parede a parede na parte posterior, voltando-se para cima e para o teto. Além dessas aplicações, completando todas as faces, a resistência do vidro reforçado permite que os arquitetos instalem pisos de vidro, onde houver estômago para isso.

Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 5 de 28
© Ben Pipe
Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 21 de 28
© Ossip van Duivenbode

Janelas Inteligentes: Privacidade Controlada

O problema com a expansão de superfícies envidraçadas, no entanto, é que, embora os que estão dentro possam ver fora, outras pessoas também podem ver dentro. Assim, enquanto as vistas extras e a luz natural parecem idílicas na selva da Costa Rica ou nas planícies norueguesas, na área residencial de Londres os proprietários podem se recusar a facilitar a visão dos seus vizinhos.

Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 26 de 28
© Tom Bird

Persianas e cortinas são o método padrão de se fechar para o mundo exterior, mas também tendem a envolver um elemento irritantemente restritivo do esforço humano. Pode não parecer muito trabalhoso simplesmente fechar as cortinas, mas o ato costuma ser esquecido, o que significa que moradores podem perder o melhor do sol até que seja tarde demais. As persianas que se conectam ao sistema de tecnologia inteligente de uma casa, no entanto, podem permitir automaticamente a entrada de luz em um espaço na hora certa do dia.

Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 28 de 28
© James Leng

A tecnologia eletrocrômica está crescendo em popularidade (e confiança) desde seu papel de destaque nas portas de banheiro. Ao passar uma carga elétrica pelo centro do vidro ele muda de transparente para opaco e vice-versa, substituindo a necessidade de persianas de qualquer tipo. No futuro, o vidro termocrômico poderá reagir automaticamente às mudanças na luz solar, produzindo uma tonalidade de bloqueio solar.

Vidro de isolamento térmico: Diminuindo o calor e a sua perda

Este relatório marca o envidraçamento com isolamento térmico como a quinta inovação de mais rápido crescimento na indústria da construção, e não é necessário ter uma grande janela para ver o porquê com foco mundial no ambientalismo e os custos de energia altíssimos. O envidraçamento com isolamento térmico funciona revestindo o vidro com metal transparente, refletindo o calor gerado dentro da casa e, simultaneamente, reduzindo o ganho solar, enquanto ainda permite a passagem da luz. O fornecedor de “soluções de vidro de alto desempenho” Saint Gobain, por exemplo, afirma que o envidraçamento com isolamento térmico reduzirá as perdas de energia em até 80%.

Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 18 de 28
Cortesia de Fria Folket

Enquanto isso, o vidro com camada de água (WFG) é uma solução mais óbvia para um problema muito técnico. Simplesmente preenchendo o espaço entre os vidros duplos com água, o WFG pode absorver a maior parte do calor do ganho solar, economizando até 72% de energia.

Janelas solares: mais luz, mais energia

Substituir superfícies por vidros é uma ótima maneira de trazer mais luz, e a tecnologia de isolamento térmico agora permite que o vidro também retenha o calor de uma casa. Mas com as necessidades de energia de uma casa média superando em muito o tamanho do telhado e, portanto, a produção de energia do painel fotovoltaico solar, precisamos de todo o espaço possível.

Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 14 de 28
© Fernando Schapochnik

Atualmente em desenvolvimento, o vidro solar fotovoltaico adiciona uma película fotovoltaica fina totalmente transparente aos painéis de vidro, o que significa que qualquer superfície, de janelas transparentes e claraboias a fachadas opacas e coberturas, pode gerar o máximo de energia possível.

Casa, Patrimônio e Jardim / Culligan Architects

Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 7 de 28
© Fionn McCann

Casa das Toninhas / 24 7 Arquitetura

Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 8 de 28
© Adriano Pacelli

Achioté Villas / Formafatal

Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 10 de 28
© BoysPlayNice

Casa CLT / Unknown Works

Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 11 de 28

Casa de Hóspedes / HEIMA architects

Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 13 de 28
© Norbert Tukaj

Casa La Escocesa / DUB Arquitectura

Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 15 de 28
© Fernando Schapochnik

Pavilhão Brekstad / ASAS arkitektur

Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 17 de 28
© Kristoffer Wittrup

Casa Biblioteca / Fria Folket + Hanna Michelson

Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 19 de 28
Cortesia de Fria Folket

Extensão Residencial Haringey Glazed / Satish Jassal Architects

Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 20 de 28
© Ben Pipe

Loja Etam Paris / MVRDV

Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 22 de 28
© Ossip van Duivenbode

Cabana de Vidro / Mjölk architekti

Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 23 de 28
© BoysPlayNice

Pousada Looking Glass / Michael Kendrick Architects

Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 25 de 28
© Tom Bird

Apartamento Oblique Figures / J.Roc Design

Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes - Imagem 27 de 28
© James Leng

Encontre esses projetos selecionados com Fachadas Envidraçadas nesta pasta My ArchDaily criada pelo autor.

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Luz e Arquitetura, orgulhosamente apresentado por Vitrocsa as originais janelas minimalistas desde 1992.

Vitrocsa projetou os sistemas de janelas minimalistas originais, uma gama única de soluções dedicadas às janelas sem moldura com barreiras de linha de visão estreitas: Fabricadas de acordo com a renomada tradição Swiss Made há 30 anos, os sistemas da Vitrocsa “são produto de uma experiência incomparável e uma busca constante pela inovação, permitindo-nos ir ao encontro das mais ambiciosas visões arquitetônicas.”

Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "Fachadas envidraçadas: aumentando o acesso à luz natural com superfícies transparentes" [Glazed Facades: Increasing Access to Natural Light with See-Through Surfaces] 22 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998990/fachadas-envidracadas-aumentando-o-acesso-a-luz-natural-com-superficies-transparentes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.