Armários e estantes funcionais: praticidade espacial em 8 exemplos

Tornar um ambiente mais prático, facilitar as tarefas diárias, criar unidade no design de interiores, brindar diferentes possibilidades ao espaço sem modificá-lo e agregar beleza. Cumprir com todos esses objetivos não é uma tarefa fácil, mas alguns elementos são fundamentais para isso: armários e estantes.

Armários e estantes funcionais: praticidade espacial em 8 exemplos - Imagem 2 de 14Armários e estantes funcionais: praticidade espacial em 8 exemplos - Imagem 3 de 14Armários e estantes funcionais: praticidade espacial em 8 exemplos - Imagem 4 de 14Armários e estantes funcionais: praticidade espacial em 8 exemplos - Imagem 5 de 14Armários e estantes funcionais: praticidade espacial em 8 exemplos - Mais Imagens+ 9

Anteriormente já apresentamos alguns exemplos criativos desses mobiliários que brindam versatilidade e integração com a arquitetura. Aqui, mergulhamos em alguns projetos que adotam estas e outras características para trazer ainda mais funcionalidade para cada ambiente, e destacamos o motivo pelo qual cada desenho se torna especial.

Armários e estantes funcionais: praticidade espacial em 8 exemplos - Imagem 7 de 14
Residência (Des)Ordem / BEAR. Foto: © Luis Diaz Diaz

Na Espanha, o escritório BEAR, teve que responder ao desafio de clientes que eram colecionadores e queriam trazer seus objetos como extensão da arquitetura. Assim, a Residência (Des)Ordem foi estruturada em torno de duas grandes estantes que se dobram e se destacam das diretrizes geométricas dadas pelo perímetro da construção, introduzindo uma certa alteração ou desordem que convida a passar por elas, virá-las e adentrar nos elementos que ela contém. Nela, ficam escondidos os banheiros e o closet-academia e, para o lado de fora, há uma exposição da coleção de vinis e equipamentos móveis para discotecagem. Assim, a marcenaria assume um protagonismo contínuo na casa, ao acompanhar e modificar os ambientes, pois ela se adapta em posição e tamanho conforme o uso que atende.

Armários e estantes funcionais: praticidade espacial em 8 exemplos - Imagem 4 de 14
Residência (Des)Ordem / BEAR. Foto: © Luis Diaz Diaz

Já o Apartamento DB, realizado pelo Studio Papaya em São Paulo, possui uma marcenaria em folha de cumaru e detalhes em folha de black wood para gerar uma hierarquia visual e contraste com outras cores e texturas escolhidas para o projeto de interiores. O destaque da intervenção está na substituição do forro existente por uma sanca de madeira: um elemento marcante no espaço central do apartamento que traz diferentes possibilidades de decoração para o espaço e serve para minimizar a presença do equipamento de ar condicionado.

Armários e estantes funcionais: praticidade espacial em 8 exemplos - Imagem 10 de 14
Apartamento DB / Studio Papaya. Foto: © Arthur Duarte
Armários e estantes funcionais: praticidade espacial em 8 exemplos - Imagem 11 de 14
Apartamento DB / Studio Papaya. Foto: © Arthur Duarte

Em busca de maior ventilação e iluminação naturais, as bancadas do Escritório Home Studio foram posicionadas simetricamente próximas à janela, valorizando o enquadramento da paisagem brasiliense. Para cumprir com as duas principais funções do espaço, trabalho e lazer, o Studio Clarice Semerene dividiu sutilmente a área através de uma estante metálica vazada, preenchida por livros, objetos e plantas, que, além de trazer um contraste material, ajudam a trazer a natureza e o bem estar para os interiores, sem impedir a passagem de luz natural.

Armários e estantes funcionais: praticidade espacial em 8 exemplos - Imagem 12 de 14
Escritório Home Studio / Studio Clarice Semerene. Foto: © Joana França
Armários e estantes funcionais: praticidade espacial em 8 exemplos - Imagem 13 de 14
Escritório Home Studio / Studio Clarice Semerene. Foto: © Joana França

Para chamar atenção dos transeuntes chineses, elementos se movem aleatoriamente entre os componentes de madeira e projetam uma cena poética de luz e sombras dispersas nas vitrines e paredes da Loja ARC'TERYX. Para tal efeito, STILL YOUNG projetou armários móveis que possibilitam ajustes espaciais e criam cenas mutáveis. Estes elementos são compostos por divisórias de acrílico que refratam a luz, criando um efeito suave, e cabideiros suspensos de textura metálica industrial que ajudam a criar um equilíbrio com o restante do ambiente.

Armários e estantes funcionais: praticidade espacial em 8 exemplos - Imagem 14 de 14
Loja ARC'TERYX / STILL YOUNG. Foto: © SFAP

Com o desejo de deixar os objetos sempre à mão, foram desenhados nichos, prateleiras, e painéis de pegboard no Apartamento Consolação. Segundo o Marê Arquitetura, a materialidade da marcenaria também reflete o conceito do projeto: pouco rebuscamento, simplicidade e requinte. Para atender tal expectativa, foi escolhido o compensado cru, com sua neutralidade, aspecto rústico e natural.

Armários e estantes funcionais: praticidade espacial em 8 exemplos - Imagem 2 de 14
Apartamento Consolação / Marê Arquitetura. Foto: © Julia Ribeiro

Ainda no mesmo apartamento, assim como acontece no closet do Apartamento Paleta, realizado pelo com/c arquitetura, o armário do quarto é marcado pela simplicidade de tornar alguns elementos expostos e outros protegidos, facilitando a organização das peças e vestuários, além de torná-los elementos que ajudam a configurar a composição do ambiente.

Armários e estantes funcionais: praticidade espacial em 8 exemplos - Imagem 3 de 14
Apartamento Consolação / Marê Arquitetura. Foto: © Julia Ribeiro
Armários e estantes funcionais: praticidade espacial em 8 exemplos - Imagem 6 de 14
Apartamento Paleta / com/c arquitetura. Foto: © Julia Totoli

Por fim, trazemos dois exemplos paulistas que agregam diferentes funções no mesmo desenho: no Apartamento Praça da República, os escritórios Sabiá Arquitetos e Pianca Arquitetura criaram uma biblioteca - com um nicho para leitura e uma escada que facilita o acesso aos livros - posicionada na parede mais alta do ambiente, a tornando um elemento de destaque. Já no Apartamento Neko, a marcenaria ajuda a conectar a cozinha, sala de jantar, sala de estar e hall de entrada. Além disso, a equipe de arquitetura composta por Vic Calil Arquitetura + Douglas Angeoletto + Isabela Vieitez Arquitetura tiveram que incorporar elementos lúdicos para os três gatos que compõem a família.

Armários e estantes funcionais: praticidade espacial em 8 exemplos - Imagem 9 de 14
Apartamento Praça da República / Sabiá Arquitetos + Pianca Arquitetura. Foto: © Pedro Vannucchi
Armários e estantes funcionais: praticidade espacial em 8 exemplos - Imagem 5 de 14
Apartamento Neko / Vic Calil Arquitetura + Douglas Angeoletto + Isabela Vieitez Arquitetura. Foto: © Maura Mello

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Armários e estantes funcionais: praticidade espacial em 8 exemplos" 09 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998313/armarios-e-estantes-funcionais-praticidade-espacial-em-8-exemplos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.