Apartamento DB / Studio Papaya

Apartamento DB / Studio Papaya - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cozinha, BancadaApartamento DB / Studio Papaya - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, CamaApartamento DB / Studio Papaya - Fotografia de Interiores, Armário, PortaApartamento DB / Studio Papaya - Fotografia de Interiores, Armário, PrateleiraApartamento DB / Studio Papaya - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Studio Papaya
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  56
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Arthur Duarte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  NS Brazil
  • Autores: Samuel Garcia e Delia Sloneanu
  • Estagiários: Gustavo Ribeiro
  • Marcenaria E Serralheria: Traccia Mobili
  • Execução E Gerenciamento Da Obra: Verge Arq
  • Fornecimento Plantas E Vazos: Dora Floricultura
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no bairro Moema, na cidade de São Paulo, o projeto do Apartamento DB procurou unir a necessidade de criar maior amplitude para os 56 m² existentes com a possibilidade de privacidade. A configuração da planta original, com uma suíte, um quarto, um banheiro social, varanda, sala e cozinha integradas não atendia as necessidades do cliente. A escolha pela demolição da parede entre a sala e o quarto secundário se deu com o intuito de flexibilizar o espaço. Para isso, painéis deslizantes substituíram as paredes existentes do segundo quarto, que ganhou a função tanto de sala de estar/tv como quarto de hóspedes.

Apartamento DB / Studio Papaya - Imagem 21 de 26
Planta - Layout
Apartamento DB / Studio Papaya - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Bancada, Cozinha
© Arthur Duarte

Ao adentrar o apartamento, percebe-se uma unidade imposta por uma materialidade sóbria e marcante. A cor verde-escura assume o protagonismo na entrada, se estendendo até a porta da suíte, lavando o hall de transição entre os ambientes. Complementarmente, a marcenaria em folha de cumaru e detalhes em folha de black wood, associados ao acabamento em concreto aparente em algumas paredes, geram uma hierarquia visual. Ainda na entrada, um sapateiro, cabideiro e porta guarda-chuvas recebem o morador. Na suíte, o projeto de marcenaria contemplou a cama e o guarda-roupas, a cama no nível do chão propiciou melhor aproveitamento do espaço e as cabeceiras em tecido de algodão garantem conforto térmico e acústico.

Apartamento DB / Studio Papaya - Fotografia de Interiores, Armário, Porta
© Arthur Duarte

Os banheiros assumem linguagens complementares, sendo o da suíte com acabamentos claros, para maior aproveitamento da luz natural, e o social (sem janelas) assume o escuro e dá protagonismo para um espelho redondo retroiluminado. Os caixilhos da varanda foram removidos para a ampliação da sala, criando dois ambientes sociais, organizados por duas mesas de alturas diferentes. O pilar remanescente foi revestido em espelho, assumindo uma invisibilidade cenográfica. Na cozinha destaca-se o contraste do cumaru com a cor preta do granito São Gabriel, que se conecta à bancada externa da varanda através de um armário utilitário em folha de black wood.

Apartamento DB / Studio Papaya - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cozinha, Bancada
© Arthur Duarte

Em substituição ao forro existente, uma sanca de madeira foi projetada para ser um elemento marcante no espaço central do apartamento. O desenho de piso demarca as áreas frias e quentes, sendo tecnocimento monolítico na porção da entrada, sala de jantar e varanda, e assoalho de madeira na sala de estar e suíte. Com isso procurou-se integrar os espaços sem gerar conflitos e excessos visuais, assim como a escolha dos mobiliários foi norteada por uma linguagem simples, que conversasse com os elementos do projeto. Por fim, os detalhes em espelho e uma iluminação versátil dão personalidade e agregam amplitude.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento DB / Studio Papaya" 24 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995401/apartamento-db-studio-papaya> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.